Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 8:51 Pesquisa avançada

De Windows para Linux quase completamente

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

De Windows para Linux quase completamente

Mensagempor mpnegro » Sex, 28 de Dezembro 2012, 23:57

Olá,
Depois de ler o testemunho do Ivan achei que deveria também dar o meu testemunho.
Sou utilizador Linux desde o Ubuntu 10.10, ainda que não a esta versão não lhe tenha dado nenhuma atenção (não gostava do interface gráfico). Quando saiu o 11.04, comecei a utiliza-lo mais frequentemente, e algum tempo depois, só usava o windows por causa do trabalho ou dos jogos de Xadrez.
Certo dia, instalei na minha Worstation, e usava-o para tudo excepto para os programas específicos de contabilidade, que usava a Virtualbox com o XP. Passei pelo 11.10, 12.04 onde parei, só num dos meus portateis é que uso digamos assim uma roling release, ou seja, passo de versão em versão em pré-Alphas.
Começou no escritório a surgir, curiosidade, porque viam que produtividade, mas nunca pensaram em trocar. Recentemente, começou-se a falar da migração para um windows superior, o Xp acaba em 2014, bem como, as licenças dos antivirus precisavam de ser renovados. Contas feitas, uma pipa de nota a gastar. Pergunta que fizeram era, se se podia mudar para linux. Resposta, sim podem mas os programas não funcionam em Linux, e não arrisco usar um emulador se não tiver certeza que não existirá stress nas aplicações. Bom, la foram falando, como a questão de colocar um servidor a sério, usando o AD, e como funciona, quanto custa, se temos capacidade de manter, se não temos e coisas assim.
Certo dia, dizem, vamos mudar para Linux. Bom, não sou Técnico de informatica, toca a procurar como se faz, escolher servidor, etc.
E começou a mudança:
SERVIDOR
O Zentyal 3.0 (Ubuntu 12.04), devido á informação que dá no interface, e pensava eu, mais facil de configurar. Voltas e mais voltas que dei, acabei por subscrever um dos planos da companhia deles, para te a certeza que ficava tudo impec!
Na parte do LDAp, o Zentyal usa uma forma um pouco diferente do descrito pela Canonical, e fica aqui o Link para quem possa precisar: http://dl.dropbox.com/u/33841668/server%20conf.odt
WORSTATIONS
Ubuntu 12.04, com alguns PPA que considero muito importantes, mais Virtualbox com o XP para os programas, que infelizmente não temos substituto (programas de contabilidade, salarios, etc)

Temos 7 postos, 6 com Ubuntu 12.04 instalado, e um muito antiguinho com Fat client para os estagiarios (quando aparecem)


PROBLEMAS
Com 2 funcionários já de idade avançada, não se notou muitos problemas de adaptação. O principal problema é mesmo usar 2 sistemas operativos, que todos se queixam.
Problemas que eu vejo:
Placas com o driver r8169 não funcionam (tenho 2 PC com essas placas e estou feito, a sorte é terem placas onboard, mas só trabalham a 100MB quando as outras trabalham a 1GB). Tem um Bug criado mas até agora nem solução à vista!
Nautilus: Um inferno na parte da rede, umas vezes veem-se os PC outras não. Estão todos os PC no mesmo dominio mas nem sempre aparecem. A titulo de exemplo, em minha casa, tenho uma rede +- configurada, mista, um PC central via cabo e o resto via Wireless, e nem sempre os vejo na rede, mesmo estando ligados, e se for por IP já os encontro. O MAC da minha esposa vê os PC todos e até o FTP do roter!!!
Sei que é um problema recorrente (várias threads nos forums do Ubuntu, e Fedora sobre isto mas não está resolvido), existe alturas que nem consegue mostrar a rede windows dando o erro!!!
Se quisermos mandar um ficheiro para o lixo, esqueçam, o sistema frezze por bastante tempo até que diz que não consegue e se quero mesmo apagar e se dizes que sim, amigo ele vai pro lixo, que era para onde o querias mandar!!!!

CONCLUSÃO
Longe de ser perfeito, é menos dispendioso do que ter windows, uma vez que, a subscrição de assistencia (no caso do servidor) permite-nos que sejam instaladas actualizações devidamente testadas, e em caso de Bugs (já deram com alguns os desenvolvedores) são resolvidos por eles, ou dadas soluções que permite que nós também tenhamos aprendizagem!
Usamos o Libreoffice para tudo, tem carencias, nomeadamente, tivemos que reescrever as nossas macros para podermos usar as folhas de calculo correctamente, mas agora está tudo impec! ;)

O que eu acho, muito sinceramente, é que o Linux peca eu 2 sectores para ter uma maior implementação:

A nível do utilizador “normal” jogos!!!
A nível empresarial programas específicos para as actividades, tais como, ERPs, Autocad, etc.
Aqui, seja a Linux Fondation, seja as empresa que produzem as Distros, tem que fazer o que a Microsoft fez, charme juntos dos desenvolvedores, e dar-lhes ferramentas para que eles possam, sem muito investimento, produzir, e/ou portar para Linux. É algo que falta ao Linux. É livre mas precisa, para atrair mais gente, de software não livre para atrair empresas e utilizadores finais.

Peço desculpa pelo longo post.
Abc
Miguel

mpnegro
 
Mensagens: 19
Registrado em: 28 Dezembro, 2012

Re: De Windows para Linux quase completamente

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 29 de Dezembro 2012, 1:11

Olá Miguel,

Antes de mais gostei de ler o seu testemunho e espero continuar a ver mais pois é algo que gosto de ler.

Bom, começando pelo fim, efetivamente há uma carência de um IDE que faça milagres que o Visual Studio faz. Falta um IDE capaz de gerar programas de forma rápida para que os programadores possam trabalhar de forma mais natural sem se preocuparem com pormenores de empacotamento e sem terem de aceder constantemente ao Google para tirar dúvidas. Nisto o MS Visual Studio é muito bom.

Exatamente para resolver esse problema, existe o Quickly, mas ele não só ainda carece de alguns problemas como funciona inteiramente pelo terminal. Falta um IDE, algo visual. Ora essa é uma das metas da Canonical para 2013! ;)

Relativamente aos seus problemas dentro da rede, sinceramente não tenho conhecimento disso, mas já cheguei a usar dois computadores Ubuntu dentro de uma rede e funcionavam normalmente :| Mas acredito que sim, que dê problemas, principalmente sabendo que a última versão do Samba parece ter melhorado muito. Talvez agora esses problemas tenham sido resolvidos.

Sobre o LibreOffice e macros, não há volta a dar. É necessário refazer tudo isso. Mas para quem pagava licenças do MS Office, acho que vale a pena essa reformulação!! Sobre as licenças dos anti-virus nem se fala!

Claro que o Ubuntu tem problemas e os maiores problemas estão relacionados com a falta de aplicações para vários nichos, nomeadamente esses que referiu. Em todo o caso, cada vez mais vemos mais soluções a aparecerem.

Programas de contabilidade? Sinceramente não sei, mas esta semana apareceu aqui pelo forum o colibri, será que ajuda? Sobre salários, não sei qual o nível de detalhe que é usado mas não será que o Planner ou o Taskjuggler poderia resolver o problema?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: De Windows para Linux quase completamente

Mensagempor mpnegro » Sáb, 29 de Dezembro 2012, 11:05

Olá Cláudio,
A nível de programas específicos para o que usamos nós aqui, e outros também, tem que obedecer a regras apertadas, nomeadamente, certificações (colibri parece que já tem) entre outras coisas. Nós usamos os da Filosoft (Escrito em Csharp), à quem use primavera (VB6), sage, PHC (Fox pro), etc. Portar para Linux, segundo os técnicos da "Filosoft" é uma super empreitada, e arranjaram logo algumas, se não muitas desculpas para o não fazer.

A nível de rede:
Problemas das placas que usam o driver da Realtek r8169:
pode ver aqui o bug aberto por mim https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+sour ... ug/1085018

Quanto ao nautilus, basta fazeres uma busca no forum do Ubuntu, e encontras N entradas falando deste problema, ou via google também encontras. Não é problema só do Ubuntu, é transversal a todos (pelo que pude apurar) logo só mesmo os desenvolvedores do Gnome é que podem resolver.

A nós, no todo, não afecta muito o Bug do nautilus, porque as partilhas, quer dos grupos que cada USER pertence, quer a partilha geral (para se poder passar ficheiros do windows para o Ubuntu) estão montadas na /home de cada user.

Como comentei com um português que trabalha para a Canonical na parte do Kernel, o Linux, torna as coisas difíceis em simples, e as fáceis em difíceis, é o que sinto.

Eu conheci a informática no windows 3.11 (grandes noites passadas a investigar o sistema) e a quando da passagem para o W95/98 fui dos que não queria passar, porque me "retirava" liberdade. Lembro-me que quando estava a ter aulas de informática na Universidade o prof. se passava comigo por eu usar a linha de comandos do DOS para quase tudo (até para formatar uma disket), e efectuar as funções/macros no Excel à unha sem usar as "facilidades" que ele dava.

O Linux, precisa de um aprimoramento como o MAC OSX teve (ainda que usando partes do FreeBSD para o Kernel e outras coisas), por forma a que o utilizador, não necessite de muito esforço para efectuar determinadas tarefas.

A nivel dos antivirus, bom, aqui, para já estamos a poupar, mas no futuro, provavelmente iremos ter que averiguar soluções em Linux, bem como criar rotinas de investigação e detecção de intrusão na rede. Pode ser paranoia, mas nada é 100% seguro, e numa empresa mais ainda (o user é sempre o elo mais fraco)...
Abc

mpnegro
 
Mensagens: 19
Registrado em: 28 Dezembro, 2012

Re: De Windows para Linux quase completamente

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 29 de Dezembro 2012, 19:42

Sobre os aplicativos, quem não quer fazer versões para Linux/Ubuntu são as próprias empresas. Como tudo é open source, pode-se fazer.

Pelo menos é como eu vejo.

Interessante que a empresa resolveu adotar o Ubuntu. É ótimo. Quanto ao Nautilus e rede, isto acontece. Mas não sei a razão.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: De Windows para Linux quase completamente

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 29 de Dezembro 2012, 23:25

mpnegro (29-12-2012, 10:05) escreveu:
Spoiler:
Olá Cláudio,
A nível de programas específicos para o que usamos nós aqui, e outros também, tem que obedecer a regras apertadas, nomeadamente, certificações (colibri parece que já tem) entre outras coisas. Nós usamos os da Filosoft (Escrito em Csharp), à quem use primavera (VB6), sage, PHC (Fox pro), etc. Portar para Linux, segundo os técnicos da "Filosoft" é uma super empreitada, e arranjaram logo algumas, se não muitas desculpas para o não fazer.

A nível de rede:
Problemas das placas que usam o driver da Realtek r8169:
pode ver aqui o bug aberto por mim https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+sour ... ug/1085018


Quanto ao nautilus, basta fazeres uma busca no forum do Ubuntu, e encontras N entradas falando deste problema, ou via google também encontras. Não é problema só do Ubuntu, é transversal a todos (pelo que pude apurar) logo só mesmo os desenvolvedores do Gnome é que podem resolver.

A nós, no todo, não afecta muito o Bug do nautilus, porque as partilhas, quer dos grupos que cada USER pertence, quer a partilha geral (para se poder passar ficheiros do windows para o Ubuntu) estão montadas na /home de cada user.

Spoiler:
Como comentei com um português que trabalha para a Canonical na parte do Kernel, o Linux, torna as coisas difíceis em simples, e as fáceis em difíceis, é o que sinto.

Eu conheci a informática no windows 3.11 (grandes noites passadas a investigar o sistema) e a quando da passagem para o W95/98 fui dos que não queria passar, porque me "retirava" liberdade. Lembro-me que quando estava a ter aulas de informática na Universidade o prof. se passava comigo por eu usar a linha de comandos do DOS para quase tudo (até para formatar uma disket), e efectuar as funções/macros no Excel à unha sem usar as "facilidades" que ele dava.

O Linux, precisa de um aprimoramento como o MAC OSX teve (ainda que usando partes do FreeBSD para o Kernel e outras coisas), por forma a que o utilizador, não necessite de muito esforço para efectuar determinadas tarefas.


A nivel dos antivirus, bom, aqui, para já estamos a poupar, mas no futuro, provavelmente iremos ter que averiguar soluções em Linux, bem como criar rotinas de investigação e detecção de intrusão na rede. Pode ser paranoia, mas nada é 100% seguro, e numa empresa mais ainda (o user é sempre o elo mais fraco)...
Abc

Relativamente a esse problema no Nautilus, eu resolvi-o usando outro gestor de ficheiros, o PCManFM. Só tem um contra, ele não tem na lateral esse atalho, pelo que terá de o adicionar:
Código: Selecionar todos
network:///

Depois é ir ao menu Marcadores e clicar Adicionar aos marcadores.
Este gestor não é perfeito, tem um aspecto algo antigo, mas tem-me safado em alturas em que o Nautilus dá problemas! Para além deste problema, ajudou-me a aceder a servidores remotos via ssh evitando a corrupção de ficheiros que o Nautilus me andava a causar!



A nível de anti-vírus, pode dar uma chance ao ClamAV, que pode ser encontrado nos repositórios oficiais do Ubuntu. E como ele é para ser usado via terminal, pode criar uma rotina para verificar periodicamente o Disco, em busca de bicharada!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: De Windows para Linux quase completamente

Mensagempor Bruno Aquino » Dom, 30 de Dezembro 2012, 15:05

Bom dia,

Bom nem tudo é perfeito neste mundo, assim como o Windows tem seus problemas, o Ubuntu também tem.

Sobre a questão dos ERP, a tendencia é que cada vez mais forte que as coisas serão Web, assim basta você ter um Navegador, e que o banco de dados não seja, SQLServer.

A maioria das empresas hoje que tem ERP Desktop, já estão desenvolvendo suas versões Web. Onde eu trabalho mesmo, já estão desenvolvendo uma versão Web, para o sistema em Delphi que é vendido atualmente. Hoje a necessidade de informação rápida é fundamental, o Gestor quer pegar seu celular e acessar o Sistema da empresa para puxar relatórios gerencias de onde ele estiver, Seja em qualquer lugar do mundo. Ou seja, quem não estiver pensando em aplicação Web ou Mobile vai ficar para trás.

Sobre problemas de Bugs e incompatibilidade, ainda vai levar um tempinho para ficar tão compatível quanto o janela. O Windows ainda domina grande parte do mercado, e os fabricantes preferem investir mais na maior metade do bolo.

Sobre o problema de rede, na verdade nunca presenciei. Aqui em casa com meu Desktop e Notebook nunca tive problemas.

Jogos é uma coisa que vem melhorando a cada dia que passa. A chegada da Valve no Ubuntu, me parece só o começo.
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR

Re: De Windows para Linux quase completamente

Mensagempor Ivan Pedrozo » Seg, 31 de Dezembro 2012, 16:25

Olá mpnegro,

Os problemas de rede existem mesmo, hoje na minha casa não consigo comunicação entre o desktop e o notebook como tinha antes, quando conseguia até mesmo compartilhar a unidade de dvd que o pc por ser antigo não possui, no trabalho é assim também, quanto aos outros dois, jogos e ERP's compatíveis, é justamente ainda pelo número baixo de usuários ainda.

Sei de grandes empresas que vem adotando Linux em estações de trabalho, se muitas quebrarem o preconceito de que "linux não funciona" e resolverem experimentar, tenho certeza que esse cenário muda em breve.

Um dos melhores atrativos à experimentar é não ter que comprar licenças para sistema operacional e antivírus, um peso enorme nos gastos para empresas, entre prós e contras acho que vale a pena.
Avatar do usuário
Ivan Pedrozo
 
Mensagens: 131
Registrado em: 08 Junho, 2012
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: De Windows para Linux quase completamente

Mensagempor mpnegro » Ter, 1 de Janeiro 2013, 23:47

Luis Cardoso (29-12-2012, 22:25) escreveu:
mpnegro (29-12-2012, 10:05) escreveu:
Spoiler:
Olá Cláudio,
A nível de programas específicos para o que usamos nós aqui, e outros também, tem que obedecer a regras apertadas, nomeadamente, certificações (colibri parece que já tem) entre outras coisas. Nós usamos os da Filosoft (Escrito em Csharp), à quem use primavera (VB6), sage, PHC (Fox pro), etc. Portar para Linux, segundo os técnicos da "Filosoft" é uma super empreitada, e arranjaram logo algumas, se não muitas desculpas para o não fazer.

A nível de rede:
Problemas das placas que usam o driver da Realtek r8169:
pode ver aqui o bug aberto por mim https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+sour ... ug/1085018


Quanto ao nautilus, basta fazeres uma busca no forum do Ubuntu, e encontras N entradas falando deste problema, ou via google também encontras. Não é problema só do Ubuntu, é transversal a todos (pelo que pude apurar) logo só mesmo os desenvolvedores do Gnome é que podem resolver.

A nós, no todo, não afecta muito o Bug do nautilus, porque as partilhas, quer dos grupos que cada USER pertence, quer a partilha geral (para se poder passar ficheiros do windows para o Ubuntu) estão montadas na /home de cada user.

Spoiler:
Como comentei com um português que trabalha para a Canonical na parte do Kernel, o Linux, torna as coisas difíceis em simples, e as fáceis em difíceis, é o que sinto.

Eu conheci a informática no windows 3.11 (grandes noites passadas a investigar o sistema) e a quando da passagem para o W95/98 fui dos que não queria passar, porque me "retirava" liberdade. Lembro-me que quando estava a ter aulas de informática na Universidade o prof. se passava comigo por eu usar a linha de comandos do DOS para quase tudo (até para formatar uma disket), e efectuar as funções/macros no Excel à unha sem usar as "facilidades" que ele dava.

O Linux, precisa de um aprimoramento como o MAC OSX teve (ainda que usando partes do FreeBSD para o Kernel e outras coisas), por forma a que o utilizador, não necessite de muito esforço para efectuar determinadas tarefas.


A nivel dos antivirus, bom, aqui, para já estamos a poupar, mas no futuro, provavelmente iremos ter que averiguar soluções em Linux, bem como criar rotinas de investigação e detecção de intrusão na rede. Pode ser paranoia, mas nada é 100% seguro, e numa empresa mais ainda (o user é sempre o elo mais fraco)...
Abc

Relativamente a esse problema no Nautilus, eu resolvi-o usando outro gestor de ficheiros, o PCManFM. Só tem um contra, ele não tem na lateral esse atalho, pelo que terá de o adicionar:
Código: Selecionar todos
network:///

Depois é ir ao menu Marcadores e clicar Adicionar aos marcadores.
Este gestor não é perfeito, tem um aspecto algo antigo, mas tem-me safado em alturas em que o Nautilus dá problemas! Para além deste problema, ajudou-me a aceder a servidores remotos via ssh evitando a corrupção de ficheiros que o Nautilus me andava a causar!



A nível de anti-vírus, pode dar uma chance ao ClamAV, que pode ser encontrado nos repositórios oficiais do Ubuntu. E como ele é para ser usado via terminal, pode criar uma rotina para verificar periodicamente o Disco, em busca de bicharada!


Antes de mais um bom ano 2013!
O Nautilus corromper ficheiro?! Podes desenvolver esse assunto s.f.f?

mpnegro
 
Mensagens: 19
Registrado em: 28 Dezembro, 2012

Re: De Windows para Linux quase completamente

Mensagempor mpnegro » Ter, 1 de Janeiro 2013, 23:51

Ron Alon (29-12-2012, 18:42) escreveu:Sobre os aplicativos, quem não quer fazer versões para Linux/Ubuntu são as próprias empresas. Como tudo é open source, pode-se fazer.

Pelo menos é como eu vejo.



Bom Ano 2013!!!
Aqui o problema é o "economicamente" viável acho eu. O que falta e sempre faltou foi "visão" quer das empresas para potenciar, e do "ecossistema" Linux por não potenciar mais a sua utilização (minha opinião claro)

mpnegro
 
Mensagens: 19
Registrado em: 28 Dezembro, 2012

Re: De Windows para Linux quase completamente

Mensagempor mpnegro » Ter, 1 de Janeiro 2013, 23:55

Bruno Aquino (30-12-2012, 14:05) escreveu:Bom dia,

Bom nem tudo é perfeito neste mundo, assim como o Windows tem seus problemas, o Ubuntu também tem.

Sobre a questão dos ERP, a tendencia é que cada vez mais forte que as coisas serão Web, assim basta você ter um Navegador, e que o banco de dados não seja, SQLServer.

A maioria das empresas hoje que tem ERP Desktop, já estão desenvolvendo suas versões Web. Onde eu trabalho mesmo, já estão desenvolvendo uma versão Web, para o sistema em Delphi que é vendido atualmente. Hoje a necessidade de informação rápida é fundamental, o Gestor quer pegar seu celular e acessar o Sistema da empresa para puxar relatórios gerencias de onde ele estiver, Seja em qualquer lugar do mundo. Ou seja, quem não estiver pensando em aplicação Web ou Mobile vai ficar para trás.

Sobre problemas de Bugs e incompatibilidade, ainda vai levar um tempinho para ficar tão compatível quanto o janela. O Windows ainda domina grande parte do mercado, e os fabricantes preferem investir mais na maior metade do bolo.

Sobre o problema de rede, na verdade nunca presenciei. Aqui em casa com meu Desktop e Notebook nunca tive problemas.

Jogos é uma coisa que vem melhorando a cada dia que passa. A chegada da Valve no Ubuntu, me parece só o começo.


Bom ano 2013!!!
O ambiente web, para mim, não é ainda opção devido à "lentidão" de workflow. É diferente um standalone de um programa webizado, e eu uso os 2.

mpnegro
 
Mensagens: 19
Registrado em: 28 Dezembro, 2012

Próximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes

cron