Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 7:54 Pesquisa avançada

Melhor opção com foco em estabilidade e usabilidade

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Melhor opção com foco em estabilidade e usabilidade

Mensagempor Ivan Pedrozo » Seg, 24 de Dezembro 2012, 18:35

O ano de 2012 foi para mim de grandes aprendizados no que se refere à instalação e utilização efetiva do Linux. Apesar de testar há alguns anos por curiosidade, diversas distribuições diferentes, fui encarregado em selecionar e testar uma distribuição para implantação na empresa onde trabalho.

O texto é longo, porém indico logo no início minhas escolhas e justifico ao decorrer e, claro, ressalto: é a minha opinião, com base nas minhas necessidades e da organização a qual pertenço, gostaria apenas de compartilhar minha experiência e, quem sabe, ajudar a quem possua objetivos similares.

Eu precisava escolher uma distribuição e as configurações que garantissem a maior estabilidade possível e, que facilitasse as tarefas corriqueiras no escritório, levando em consideração que uma falha com aplicativo, impressora ou até mesmo uma reinstalação de sistema consumiria um tempo precioso, do qual não poderia dispor no trabalho. Embora tal escolha seja difícil para qualquer sistema operacional, consegui chegar à uma conclusão após muitos testes:

* Sistema: Ubuntu 12.04 LTS
* Ambiente Gráfico: Unity (Com o mínimo possível em personalizações)
* Aplicativos: utilização apenas dos oferecidos por padrão do sistema no ubuntu, não habilitando as fontes de parceiros ou terceiros e ainda, somente adicionando repositórios PPA de extrema confiança.
* Oracle VM VirtualBox – Windows XP SP3 com Microsoft Office 2010



Com tantas distribuições Linux já consagradas e outras crescendo muito, e ainda, sendo o Ubuntu uma distribuição completamente personalizável no que se refere à aparência e softwares recentes disponíveis para instalação, o que justificaria as escolhas acima? Explicarei à seguir.



Ubuntu 12.04 LTS


Testei as versões 11.04 e 11.10 supondo que, por serem mais antigas, obteria-se melhor desempenho de hardware, exigindo menor consumo de memória, por exemplo, o que não é a realidade. Aliás, é justamente o inverso, possuindo kernel mais atual a melhora no desempenho é bem significativa, em hardwares mais antigos inclusive, além disso as correções para o nautilus e unity também surtem o mesmo efeito.

A versão 12.10 trouxe um novo kernel e atualizações significativas, porém como muitas das alterações são novidades é comum o aparecimento de erros de sistema e bugs com mais frequência, além de possuir menor tempo de suporte pela Canonical, exigindo em breve atualização no sistema com o lançamento das novas versões, o que se quer evitar em um equipamento para produção.

Motivado pela incompatibilidade de uma placa de vídeo, testei o openSUSE como uma segunda opção para a empresa, tendo em vista que esta é a terceira distribuição mais utilizada na mundo, ultrapassada apenas pelo LinuxMint, que sendo derivado do ubuntu, não seria uma opção viável no caso. Apesar de sanar a incompatibilidade com a placa de vídeo em questão, de possuir uma interface leve e intuitiva, o KDE 4.8, pequenos problemas foram surgindo, os quais foram tornando-se grandes inimigos da produtividade, tais como: a dificuldade em instalar uma impressora compartilhada na rede windows, o fato de o sistema não associar automaticamente as extensões de arquivos para novos programas instalados e, o pior dos problemas que foi a escassez de informações e discussões na web para resoluções de problemas, motivos estes suficientes para o abandono à utilização da distribuição.


Unity


Acompanhei o surgimento e pode-se dizer que foi polêmico desde então, odiado por muitos e bem aceito por outros, acabei por adotá-lo após testar alguns dos outros disponíveis, tais como o Gnome Classic, o Gnome Shell, o KDE e o LXDE. Apesar de cada um dos citados possuir suas vantagens, e ainda, de ser o Unity realmente mais “pesado” no que se refere à tempo de resposta e consumo de memória, o que pode ser melhorado com a utilização da versão 2D, ainda sim preferi mantê-lo por algumas questões simples, que porém fazem toda a diferença no cotidiano:

* A pesquisa no Dash (menu do ubuntu): em particular, eu disponho de mais de 5.000 pastas de clientes, uma para cada, contendo documentação dos mesmos, não é complicado navegar pelo gerenciador de arquivos e localizar uma, porém é muitíssimo mais prático e rápido localizá-la apenas digitando o nome da pasta no menu, da mesma forma com os aplicativos. Este mesmo recurso me fascinou quando fiz a migração do Windows XP para o 7, mas em nenhum dos outros ambientes gráficos ele existe, ou funciona no caso do KDE, onde tentei configurar a indexação dos arquivos e, mesmo assim, não efetuava a pesquisa em pastas e sequer na maioria dos novos programas instalados.

* Menus de contexto nos ícones do lançador: nos outros ambientes gráficos é um recurso ausente e que me faz falta, por exemplo, quando quero uma janela anônima do Chrome e não está aberto, ou está minimizado, basta apontar o ponteiro do mouse e clicar com o botão direito, bem melhor que abrir o navegador é só depois poder digitar o ctrl+shift+n.



Aplicativos


Não posso negar que sinto entusiasmo em instalar e testar novas versões para os programas que eu utilizo habitualmente, tais como o LibreOffice e Gimp, os quais não ficam disponíveis na Central de programas do ubuntu por padrão, que posteriormente tive o conhecimento de que só os programas testados exaustivamente e completamente estáveis são inclusos. Apesar de novas versões trazerem consigo correções de muitos problemas conhecidos, como o exemplo o LibreOffice, encontrei problemas de compatibilidade com o ambiente gráfico, o ícone do programa ativo e em plena utilização desaparecia do lançador, caso o minimizasse não conseguia maximizá-lo novamente.

Outro ponto no qual sinto-me entusiasmado é em obter a melhor performance do computador e, para isto, efetuei muitas pesquisas pela internet em busca de tutoriais e dicas, porém falhando em um detalhe importante: não analisar a procedência antes da execução. Embora alguns tutoriais alertem sobre riscos ao sistema, imagine-se que seja para a minoria, porém posso afirmar seguramente que provoquei problemas graves no sistema, que exigiram nova instalação, em todos os procedimentos que prometiam melhoras na velocidade e desempenho, nos quais muitos envolviam a adição de repositórios para drivers, kernels e softwares experimentais.


Oracle VM VirtualBox



Os emuladores para programas específicos para Windows, como Wine e PlayOnLinux, são muito conhecidos, até mesmo por utilizadores de outras plataformas, como uma solução ao abandono definitivo do sistema da Microsoft, mas infelizmente não funcionam com todos os aplicativos ou, se funcionam, apresentam grandes problemas de estabilidade e desempenho, comprometendo o sistema de uma forma generalizada.

Na empresa possuímos um sistema ERP o qual se utiliza do Microsoft SQL e uma conexão ODBC com o servidor, mesmo após muitas tentativas não foi possível a utilização de forma nativa no Linux, levando-se em consideração o mesmo ter sido adquirido de terceiros e que havia um limite de alterações que tínhamos que respeitar. Apesar de uma complexidade muito menor, em meu caso, trabalho paralelamente com um banco de dados Microsoft Access, que devido à um problema interno, não foi possível convertê-lo ao formato do LibreOffice Base.

Outro teste desastroso com emulação foi como o navegador Internet Explorer nas versões 6 e 7. Embora felizmente esse cenário venha mudando, ainda há alguns casos de sites projetados exclusivamente para este e, no trabalho alguns desses nos são fundamentais.

Por tudo isso, decidi manter uma cópia do Windows XP com Microsoft Office 2010 em máquina virtual, atentando para que as configurações desta consumam o mínimo de memória do equipamento sem comprometer o tempo de resposta, até a adequação total da organização para a migração definitiva.


Considerações finais


Venho me surpreendendo com a evolução das distribuições Linux e pode ser que daqui a alguns meses, a maioria das justificativas do texto já tenham modificado-se, mas para o momento prefiro mantê-las.

Peço desculpas pelos erros ortográficos, gramaticais, regionais, de concordância e etc., e agradeço a leitura do meu depoimento.

Grande abraço aos leitores do fórum do Ubuntued.
Editado pela última vez por Ivan Pedrozo em Ter, 25 de Dezembro 2012, 23:36, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Ivan Pedrozo
 
Mensagens: 131
Registrado em: 08 Junho, 2012
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Melhor opção com foco em estabilidade e usabilidade

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 25 de Dezembro 2012, 6:49

Vou Marcar para ler mais tarde.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Melhor opção com foco em estabilidade e usabilidade

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 27 de Dezembro 2012, 21:00

Antes de mais gostaria de ressalvar que gosto muito de ler testemunhos, análises profundas dos softwares que nós utilizamos.

Bom, para começar, sobre o Ubuntu, realmente escolher uma versão não LTS, não é a melhor hipótese no geral, ainda para mais no Ubuntu em que o pessoal que o desenvolve se lembrou de publicar o seu Unity cheio de problemas e que ao longo do tempo vão (ainda que lentamente) melhorando a performance e funcionalidade. Sobre a documentação do Ubuntu, pois é uma vantagem todas as comunidades que ele tem.

Sobre o Unity, antes de mais eu acho que ele atualmente é o ambiente gráfico com a melhor usabilidade e com melhor potencial de produtividade que conheço (não me estou a restringir ao mundo Linux Desktop). Em todo o caso isto não significa que a usabilidade poderia melhorar, isso poderia, adicionando funcionalidades que já existiram, nomeadamente auto-hide, reposicionamento da barra lateral, entre alguns outros aspeto. Apesar de ele ser muito bom, na minha opinião peca imenso pela fraquíssima performance. É sem dúvida o ambiente mais pesado que conheço, comparando com ambientes super leves do Linux e até do Aero do Windos e do, para já excelente no rácio velocidade/usabilidade, MacOS.

Sobre achar que o Unity é super produtivo por usar a procura, bom, eu sou do tempo em que se usava o Gnome-Do (atualmente existe outras alternativas) e garanto-lhe a usabilidade era igual, mas tremendamente mais rápido e uma coisa que o Unity não é: ele era inteligente. O Gnome-Do através do uso do programa ia reformulando a ordem que apareciam as coisas conforme a utilização delas, bastando alguns dias para que ele pusesse em primeiro lugar logo as opções que mais gostamos, bastando portanto carregar na primeira letra dessa funcionalidade/aplicação/pasta. Apesar de o Gnome-Do ser incomparavelmente melhor que o dash do Unity, atualmente ele perderia contra o Unity pela HUD que cada vez mais acho-a excecional na utilização aplicações mais complexas, nomeadamente Gimp, Inkscape, OpenOffice.

Relativamente às melhorias (otimização do sistema), bom, existe muitos procedimentos TOTALMENTE seguros e alguns deles até usam repositórios extra. Eu executo sempre alguns procedimentos e instalo sempre uma pequena elite de repositórios. O segredo aqui é ter cuidado com o que se adiciona. Eu por exemplo adiciono SEMPRE o repositório dos drivers da placa de vídeo e o repositório do Java da Oracle.

Sobre a utilização do Windows, bom, há certos pormenores que é inevitavelmente infelizmente. Utilização de programas CAD por exemplo é um dos problemas que não adianta usar playOnLinux pois a coisa nunca será 100% igual. O mesmo acontece com o MS Access. Se usa, não tem hipótese. Se usasse só o Word e Excel (e até o Power Point, mas este não é 100% viável) eu recomendaria instalar pelo PlayOnLinux. Assim não recomendo. Quanto ao IE, felizmente não tenho nenhuma necessidade sem ser testar como ficam os sites no IE. Para isso, o PlayOnLinux resolve perfeitamente.


Em suma, no geral você teve de usar alternativas simplesmente porque a empresa usa determinados procedimentos proprietários. Talvez uma alteração nesses procedimentos, nomeadamente na utilização de bases de dados não proprietárias e também se calhar numa formação do LibreOffice, tornasse tudo muito diferente. Queria só acrescentar ainda um facto que sei sobre a sua opinião e que não está 100% aqui que é a não utilização quase absoluta de repositórios. Bem, a verdade é que acrescentar um repositório é abrir uma porta a alguém que o mantém. No entanto, a verdade é que também estamos de portas abertas para a Canonical. E portanto queria apenas frisar que há sim muitos repositórios instáveis, mas há outros tantos que são muito úteis. Aliás, são muitos esses os repositórios. Um deles que acho imprescindível é o do Gimp2.8, que tem uma interface muitíssimo melhor na minha opinião. E depois há ainda outros tais como os que referi durante o texto.

PS: tomei o cuidado de pôr a negrito os vários temas para se orientarem na minha opinião.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Melhor opção com foco em estabilidade e usabilidade

Mensagempor Ivan Pedrozo » Sex, 28 de Dezembro 2012, 1:37

Fiquei refletindo a respeito do que escrevi como depoimento e uma questão veio à cabeça: o fato de escolher uma distribuição mais utilizada, sua versão mais estável e as configurações padrão de instalação dá a impressão que é óbvio o resultado de estabilidade. Apesar disso ser o realmente o que ocorre, não é bem assim que as coisas funcionam no Windows, onde uma instalação padrão pode ser problemática por falta de drivers ou por possuir adição de diversos programas de terceiros inclusos por fabricantes, tais como amostras temporárias de antivírus, softwares “facilitadores”, barras de ferramentas, entre outros, além disso, quase todos os programas instalados adicionam serviços, muitas vezes desnecessários, na inicialização do sistema, causando lentidão que se agrava muito, o que deve-se cuidar com atenção, sem falar na manutenção que se exige com o passar do tempo, tais como a desfragmentação de disco e limpeza do registro, pois bem, em resumo, para quem vem do Windows não é de se imaginar que as coisas funcionem tão bem com uma simples instalação recomendada de sistema.

Eu não fui tão radical com a adição de repositórios, apenas procuro pesquisar informações sobre a fonte antes de adicioná-lo, acho que é um bom cuidado a se tomar, inclui sim o do Oracle Java e VM Virtual Box, do Google Chrome e Earth e do ubuntued deskmod :), quanto ao Gimp, apesar de ter achado a versão 2.8 melhor, principalmente por permitir a janela única, não utilizo muitas de suas funções, a versão 2.6 acaba atendendo minhas necessidades.

Na empresa onde trabalho a implantação do linux está em fase de testes ainda, já há algum tempo, os resultados tem sido muito bons, inclusive nenhum dos outros usuários sequer teve problemas graves com a utilização do LibreOffice e, nem sequer do MS Outlook, cujas funções diferenciais nem são de conhecimento para a maioria, já o nosso sistema ERP provavelmente será substituído após a implantação total e, o meu problema em particular com Access tentarei resolver da melhor forma, já que a utilizanção do Windows em VM também será abolida.

Outra observação: eu e mais alguns usuários escolhemos o unity, porém justamente devido ao peso e falta de semelhança com o costumeiro Windows, para outros foi adotado o LXDE.

:roll:
Editado pela última vez por Ivan Pedrozo em Sex, 28 de Dezembro 2012, 18:34, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Ivan Pedrozo
 
Mensagens: 131
Registrado em: 08 Junho, 2012
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Melhor opção com foco em estabilidade e usabilidade

Mensagempor miles_maverick » Sex, 28 de Dezembro 2012, 2:15

Me desculpem, mas a melhor opção que recomendo vivamente é o Linux Mint 12 Maya ou o Mint 14 Nadia. O MATE é incrível.
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Melhor opção com foco em estabilidade e usabilidade

Mensagempor Bruno Aquino » Sex, 28 de Dezembro 2012, 15:00

Claudio Novais (27-12-2012, 20:00) escreveu:Antes de mais gostaria de ressalvar que gosto muito de ler testemunhos, análises profundas dos softwares que nós utilizamos.

Bom, para começar, sobre o Ubuntu, realmente escolher uma versão não LTS, não é a melhor hipótese no geral, ainda para mais no Ubuntu em que o pessoal que o desenvolve se lembrou de publicar o seu Unity cheio de problemas e que ao longo do tempo vão (ainda que lentamente) melhorando a performance e funcionalidade. Sobre a documentação do Ubuntu, pois é uma vantagem todas as comunidades que ele tem.

Sobre o Unity, antes de mais eu acho que ele atualmente é o ambiente gráfico com a melhor usabilidade e com melhor potencial de produtividade que conheço (não me estou a restringir ao mundo Linux Desktop). Em todo o caso isto não significa que a usabilidade poderia melhorar, isso poderia, adicionando funcionalidades que já existiram, nomeadamente auto-hide, reposicionamento da barra lateral, entre alguns outros aspeto. Apesar de ele ser muito bom, na minha opinião peca imenso pela fraquíssima performance. É sem dúvida o ambiente mais pesado que conheço, comparando com ambientes super leves do Linux e até do Aero do Windos e do, para já excelente no rácio velocidade/usabilidade, MacOS.

Sobre achar que o Unity é super produtivo por usar a procura, bom, eu sou do tempo em que se usava o Gnome-Do (atualmente existe outras alternativas) e garanto-lhe a usabilidade era igual, mas tremendamente mais rápido e uma coisa que o Unity não é: ele era inteligente. O Gnome-Do através do uso do programa ia reformulando a ordem que apareciam as coisas conforme a utilização delas, bastando alguns dias para que ele pusesse em primeiro lugar logo as opções que mais gostamos, bastando portanto carregar na primeira letra dessa funcionalidade/aplicação/pasta. Apesar de o Gnome-Do ser incomparavelmente melhor que o dash do Unity, atualmente ele perderia contra o Unity pela HUD que cada vez mais acho-a excecional na utilização aplicações mais complexas, nomeadamente Gimp, Inkscape, OpenOffice.

Relativamente às melhorias (otimização do sistema), bom, existe muitos procedimentos TOTALMENTE seguros e alguns deles até usam repositórios extra. Eu executo sempre alguns procedimentos e instalo sempre uma pequena elite de repositórios. O segredo aqui é ter cuidado com o que se adiciona. Eu por exemplo adiciono SEMPRE o repositório dos drivers da placa de vídeo e o repositório do Java da Oracle.

Sobre a utilização do Windows, bom, há certos pormenores que é inevitavelmente infelizmente. Utilização de programas CAD por exemplo é um dos problemas que não adianta usar playOnLinux pois a coisa nunca será 100% igual. O mesmo acontece com o MS Access. Se usa, não tem hipótese. Se usasse só o Word e Excel (e até o Power Point, mas este não é 100% viável) eu recomendaria instalar pelo PlayOnLinux. Assim não recomendo. Quanto ao IE, felizmente não tenho nenhuma necessidade sem ser testar como ficam os sites no IE. Para isso, o PlayOnLinux resolve perfeitamente.


Em suma, no geral você teve de usar alternativas simplesmente porque a empresa usa determinados procedimentos proprietários. Talvez uma alteração nesses procedimentos, nomeadamente na utilização de bases de dados não proprietárias e também se calhar numa formação do LibreOffice, tornasse tudo muito diferente. Queria só acrescentar ainda um facto que sei sobre a sua opinião e que não está 100% aqui que é a não utilização quase absoluta de repositórios. Bem, a verdade é que acrescentar um repositório é abrir uma porta a alguém que o mantém. No entanto, a verdade é que também estamos de portas abertas para a Canonical. E portanto queria apenas frisar que há sim muitos repositórios instáveis, mas há outros tantos que são muito úteis. Aliás, são muitos esses os repositórios. Um deles que acho imprescindível é o do Gimp2.8, que tem uma interface muitíssimo melhor na minha opinião. E depois há ainda outros tais como os que referi durante o texto.

PS: tomei o cuidado de pôr a negrito os vários temas para se orientarem na minha opinião.



Bom eu gosto do Unity, mesmo ele sendo mais pesado, não acho que seja algo que me incomode tanto. Também gosto bastante do Dash Unity, procurar programas, arquivos torrents e etc, acho sensacional.

Você está utilizando o Unity?
Comentou da interface do Mac/OS também, dizem que o Mac demora demais para iniciar, e a interface é leve?
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR

Re: Melhor opção com foco em estabilidade e usabilidade

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 28 de Dezembro 2012, 15:07

Eu uso o Unity diariamente 100% do tempo, portanto isto que eu disse é constatar um facto que o vivo todos os dias e não uma coisa que muita gente faz que é dizer sem conhecer. O Unity é sim muito pesado e afeta a nossa produtividade. O Dash demora tempo a aparecer e as aplicações ficam condicionadas demorando um pouco de tempo a mais (e estou a falar de um computador i5 que eu tenho com um disco SSD!), já para não falar de que gasta bastante mais bateria, coisa que prezo muito e infelizmente não consigo dar a volta sem ser trocando de ambiente, nomeadamente para o Gnome-Shell ou XFCE, por exemplo.

Tudo isso que você diz de gostar do Dash do Unity, o Gnome-Do já tinha há vários anos atrás e até era melhor: muitíssimo mais rápido e inteligente, coisa que o Unity é zero!

Sobre o MacOS demora sim a iniciar (talvez um minuto e tal ou dois), mas você nunca o inicia, praticamente. Toda a gente simplesmente fecha o computador e ele suspende. A interface é rapidíssima. Aliás eu diria que ela em termos de velocidade deve fazer frente a um LXDE e tem a vantagem de ser muitíssimo mais bonita, funcional e com mais efeitos que o LXDE.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Melhor opção com foco em estabilidade e usabilidade

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 28 de Dezembro 2012, 17:15

Claudio Novais (28-12-2012, 14:07) escreveu:Sobre o MacOS demora sim a iniciar (talvez um minuto e tal ou dois), mas você nunca o inicia, praticamente. Toda a gente simplesmente fecha o computador e ele suspende. A interface é rapidíssima. Aliás eu diria que ela em termos de velocidade deve fazer frente a um LXDE e tem a vantagem de ser muitíssimo mais bonita, funcional e com mais efeitos que o LXDE.

Não coloques o MacOS assim tanto no alto, que ele em termos de velocidade não consegue superar o LXDE, nem mesmo com aquele sistema de carregar cada janela em separado (ao estilo das abas do Chrome). E estou a falar no caso de colocar dois PC's, com hardware semelhante, lado a lado (um com MacOS e outro com LXDE). Ganha nos efeitos, mas isso também é discutível! :twisted:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Melhor opção com foco em estabilidade e usabilidade

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 28 de Dezembro 2012, 17:25

Comparo sim porque ele é realmente rápido. Não podes é comprar uma aplicação como o Leafpad com uma aplicação textMate, por exemplo. Um não tem recursos nenhuns outro tem muitas funcionalidades. Na minha opinião é sim comparável, aliás, o uso normal, de navegação de ficheiros e visualização do seu interior (falando em ficheiros de texto, imagem e vídeo) o MacOS é super rápido mesmo.

Sobre o aspeto, eu gosto muito desse tutorial, aliás, é dos links que eu mais vezes partilhei. Mas mesmo assim, o visual do MacOS é lindo. Eles prezam pelos pormenores de uma maneira incrível. Já não é a primeira vez que fico a olhar para os pormenores de algumas aplicações. Nisso, a Apple é excecional. Pena que atualmente, depois de ter chegado a este nível, só "pense" em ganhar processos de patentes para ganhar dinheiro.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Melhor opção com foco em estabilidade e usabilidade

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 28 de Dezembro 2012, 17:36

Claudio Novais (28-12-2012, 16:25) escreveu:Comparo sim porque ele é realmente rápido. Não podes é comprar uma aplicação como o Leafpad com uma aplicação textMate, por exemplo. Um não tem recursos nenhuns outro tem muitas funcionalidades. Na minha opinião é sim comparável, aliás, o uso normal, de navegação de ficheiros e visualização do seu interior (falando em ficheiros de texto, imagem e vídeo) o MacOS é super rápido mesmo.

Sobre o aspeto, eu gosto muito desse tutorial, aliás, é dos links que eu mais vezes partilhei. Mas mesmo assim, o visual do MacOS é lindo. Eles prezam pelos pormenores de uma maneira incrível. Já não é a primeira vez que fico a olhar para os pormenores de algumas aplicações. Nisso, a Apple é excecional. Pena que atualmente, depois de ter chegado a este nível, só "pense" em ganhar processos de patentes para ganhar dinheiro.

Pronto, pronto, o MacOS é o melhor do mundo... :roll: (o iTunes é o único produto da Apple com o qual simpatizo, o resto, dispenso)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes

cron