Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 21:45 Pesquisa avançada

Unity, gosto muito de você mas...

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Unity, gosto muito de você mas...

Mensagempor AmmonMa » Seg, 1 de Outubro 2012, 18:40

Bom, eu fiz esse post tem uns 3 dias mas estava abarrotado de erros de ortografia e eu estava com muito trabalho para corrigir.
:lol:

Com o ânimo e o português renovado, vou refazer esse tópico.

Here's the thing. Mudei para o xfce tem 4 dias agora.
Apesar de gostar muito da unity, o consumo de ram dela é muito grande e isso começou a atrapalhar nos meus projetos.

é uma pena realmente, mas fica a lição que se tiver algum jr.ou alguem que esteja começando na area tenha que aprender. Não se apaixone por uma tecnologia. Se ela não está mais servindo aos seus propósitos, mude. Simples. Isso é Linux.Como eu disse, minha opção mais próxima seria ou xfce ou lxde, preferi o ratinho :yeah:

Se algum usuário mais pesado de xfce tiver algumas dicas para passar será de boa valia. Até agora, 4 dias e gostando muito. Aumento de produtividade claro. :rox:

Eu vou sentir muita falta do HUD e das lentes. Isso com certeza, mas vida que segue.
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Unity, gosto muito de você mas...

Mensagempor yuryrodrigues » Seg, 1 de Outubro 2012, 23:53

AmmonMa, eu utilizei o Unity por um bom tempo. No entanto, ele consome muita memória. E memória é produtividade(muitos sites e programas abertos). Por isto optei pelo XFCE4. E desde então não mudei mais.

O Unity tem suas vantagens e firulas bonitas. No entanto o XFCE4 é mais personalizável, produtivo, rápido, estável e consome MUITO MENOS memória RAM.

Uma dica que dou é utilizar o gerenciador de arquivos PcManFM. Pois o Nautilus é muito lento e o Thunar(padrão do XFCE) não permite abas na mesma janela.

Eu trocaria o xfce-panel (barra de ferramentas...) pelo Cairo-Dock, pois é mais personalizável.

Também trocaria o XFCE Terminal pelo Lxterminal. Pois é mais personalizável e rápido.

No Unity para se abrir um programa é só digitar o "Tecla Windows" + Nome do Programa. No XFCE dá para fazer a mesma coisa. Para isto abra o menu iniciar, vá em Aplicativos e escolha Localizador de aplicativos. Quando o programa abrir clique em Preferências e deixa marcado como abaixo:

Imagem

Depois vá no menu iniciar, Configurações e clique em Teclado. Vá na aba Atalhos de Aplicativos. Procure pelo programa xfce4-appfinder. Na coluna Atalho dê dois cliques nele. Aparecerá uma janela(Atalho do comando). Tecle a Tecla Windows e aguarde.

Imagem

Pronto. Para testar. Tecle Windows e a janela do Localizador de Aplicativos aparecerá. Digite o nome do programa e ele aparecerá.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Unity, gosto muito de você mas...

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 3 de Outubro 2012, 14:51

Pois esse é o maior problema do UNity! É que o peso do Unity acaba por atrapalhar a nossa produtividade. É que este peso absurdo de uma coisa tão simples traz-nos latência que provoca perda de produtividade.

Por acaso cheguei a utilizar o XFCE num computador que não aguentava com o Unity (um pentium 4 que demorava uma eternidade a abrir aplicações no Unity) e reparei que com o XFCE esse computador conseguia quase ser tão rápido quanto o meu computador i5 com o Unity.

Infelizmente a Canonical não consegue resolver este problema que é uma vergonha. Porque é uma vergonha? Reparem: o efeito de blur do Unity, se desligado, faz com que o sistema fique consideravelmente mais rápido. E Então agora vocês dizem: "é normal, o efeito blur é algo complexo de ser aplicar". E eu respondo: "Errado!"

Porque é errado? Reparem o UNity só tem transparências com blur na dash e nas pequenas tooltips e é pesadíssimo. Já pelo contrário, o Windows Seven está carregado de transparências e efeitos blur e funciona muito mais leve que o Unity. Custa-me dizer isto, mas é a mais pura das verdades! Portanto aqui há claramente uma má programação.

O Conceito do Unity, na minha opinião é espetacular! Apesar de se basear bastante no MacOS, o Unity é substancialmente mais produtivo e elegante (pois aproveita melhor o espaço ao maximizar). Mas apesar do conceito ser espetacular, a materialização do conceito está muito má mesmo!

Aliás, basta comparar o Bolt que tem praticamente as mesmas funcionalidades do Unity e é bem mais rápido e, na minha opinião, mais bonito! Não sabem o que é o Bolt? Vejam:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Unity, gosto muito de você mas...

Mensagempor AmmonMa » Ter, 16 de Outubro 2012, 16:55

Vão fazer 2 meses e não saio mais! Meu trabalho melhorou demais. Agora posso abrir eclipse, vim, google docs, 12 abas do chrome e 3 abas do firefox sem perder velocidade. Na unity eu ja tinha freezado na metade disso. Sem contar que estava sentindo saudade do paradigma "gnome2" de desktop.

Vamos as dicas

yuryrodrigues escreveu:Uma dica que dou é utilizar o gerenciador de arquivos PcManFM. Pois o Nautilus é muito lento e o Thunar(padrão do XFCE) não permite abas na mesma janela.

Não gostei do PcMan mas concordo que o Nautilus é lento. Por enquanto estou usando ele até encontrar outra alternativa

yuryrodrigues escreveu:Eu trocaria o xfce-panel (barra de ferramentas...) pelo Cairo-Dock, pois é mais personalizável.

Também trocaria o XFCE Terminal pelo Lxterminal. Pois é mais personalizável e rápido.


Eu não preciso de todas as personalizações, a dock do xcfe ja me serve =] e para terminal eu uso Guake (não sei se faz diferença). Além do mais, a unica dock que eu usaria é a awn e ela é meio "glitchy"

yuryrodrigues escreveu:No Unity para se abrir um programa é só digitar o "Tecla Windows" + Nome do Programa. No XFCE dá para fazer a mesma coisa. Para isto abra o menu iniciar, vá em Aplicativos e escolha Localizador de aplicativos. Quando o programa abrir clique em Preferências e deixa marcado como abaixo:


Depois vá no menu iniciar, Configurações e clique em Teclado. Vá na aba Atalhos de Aplicativos. Procure pelo programa xfce4-appfinder. Na coluna Atalho dê dois cliques nele. Aparecerá uma janela(Atalho do comando). Tecle a Tecla Windows e aguarde.


Pronto. Para testar. Tecle Windows e a janela do Localizador de Aplicativos aparecerá. Digite o nome do programa e ele aparecerá.


Brigado, essa estou usando relativamente. Mas não muito por que uso GNOME-DO.

No mais, achei realmente minha casa, vou ficar aqui no ratinho um bom tempo =]
Segue meu desktop como está agora:

Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Unity, gosto muito de você mas...

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 16 de Outubro 2012, 17:05

Lindo esse sistema Marcos!!! Não se esqueça de o partilhar no tópico dos desktops:
viewtopic.php?f=30&t=18#p131

Sobre a sua pequena e sucinta análise, concordo com tudo exceto no que você fala da dock do xfce. Qual dock? Aquela pseudo-dock que é a barra inferior do XFCE com ícones? Sinceramente isso foi o que menos gostei, mas compreendo pois é algo extremamente leve.

Sobre o Unity, acho que nem precisamos de falar sobre o peso dele. Sobre o Nautilus, eu nem sei bem o que dizer. Se o Unity é pesado, o Nautilus nem se fala. A minha salvação é ter comprado um SSD se não já teria migrado para uma alternativa. E por falar em alternativas boas para o Nautilus.... Elas não existem tão boas como ele. Minha opinião claro, mas o nautilus scripts é algo que prezo muito.

Por fim, quanto ao Gnome-Do, provavelmente desde que ele existe que o usava até conhecer o Unity. Simplesmente dei de usar o Gnome-DO pois gosto do conceito do Unity. Se não fosse o conceito ainda hoje estaria a usar o Gnome-Do!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Unity, gosto muito de você mas...

Mensagempor AmmonMa » Ter, 16 de Outubro 2012, 18:18

Claudio Novais escreveu:Sobre a sua pequena e sucinta análise, concordo com tudo exceto no que você fala da dock do xfce. Qual dock? Aquela pseudo-dock que é a barra inferior do XFCE com ícones? Sinceramente isso foi o que menos gostei, mas compreendo pois é algo extremamente leve.


Exatamente por ser leve que estou usando. Eu realmente não gosto do Docky nem do Cairo, eles são elefantes brancos pra mim(muita funcionalidade pra pouco uso real). Além do mais eu não quero bem uma dock, quero um lançador, e pra isso a pseudo doca do Xfce ta servindo. Do jeito que o desktop esta planejado, a parte esquerda só lança os aplicativos. Eles abertos ficam na parte de cima(perto do menu). Usaria AWN mas nas vezes que eu utilizei ele (e nao foram poucas) ele ficou bem "glitchy".

Claudio Novais escreveu:Sobre o Unity, acho que nem precisamos de falar sobre o peso dele. Sobre o Nautilus, eu nem sei bem o que dizer. Se o Unity é pesado, o Nautilus nem se fala. A minha salvação é ter comprado um SSD se não já teria migrado para uma alternativa. E por falar em alternativas boas para o Nautilus.... Elas não existem tão boas como ele. Minha opinião claro, mas o nautilus scripts é algo que prezo muito.

Pois é, eu realmente tentei dar uma chance ao PcMan. Usei durante dois dias mas não deu. O Nautilus ainda está como a minha primeira opção. Mas confesso que ainda nao tive tempo de sentar e procurar.

Claudio Novais escreveu:Por fim, quanto ao Gnome-Do, provavelmente desde que ele existe que o usava até conhecer o Unity. Simplesmente dei de usar o Gnome-DO pois gosto do conceito do Unity. Se não fosse o conceito ainda hoje estaria a usar o Gnome-Do!


Gnome-Do é fantástico. Estava com muita saudade dele. é por causa do gnome do que eu me sinto bem unity like.
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Unity, gosto muito de você mas...

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 16 de Outubro 2012, 18:57

Existe outras Docks Marcos. Eu por acaso não sou muito virado para elas, portanto não as conheço bem. Mas há algumas bem leves segundo o Luís!

QUanto a você ficar com a lista, pois esse é o mal de ter uma pseudo-dock! Eu prefiro ter a funcionalidade normal das docks. Entretanto uma coisa que atualmente exijo para um DE é ter o Global Menu. Para mim que tenho um monitor wideScreen, é uma exigência ter um GlobalMenu!

Sobre o Gnome-DO, em termos de funcionalidade ele há anos que é muito mais avançado que o lançador do Unity! O Gnome-DO não só é inteligente em termos de prioridades, pois aprende, como também é inteligente quando se escreve uma palavra do meio dos nomes.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Unity, gosto muito de você mas...

Mensagempor AmmonMa » Qua, 17 de Outubro 2012, 2:34

Claudio Novais escreveu:Existe outras Docks Marcos. Eu por acaso não sou muito virado para elas, portanto não as conheço bem. Mas há algumas bem leves segundo o Luís!

QUanto a você ficar com a lista, pois esse é o mal de ter uma pseudo-dock! Eu prefiro ter a funcionalidade normal das docks. Entretanto uma coisa que atualmente exijo para um DE é ter o Global Menu. Para mim que tenho um monitor wideScreen, é uma exigência ter um GlobalMenu!


Então, no meu caso as minhas funções de dock ja são muito bem supridas mantendo os programas abertos na dock de topo. Na verdade na verdade a pseudo dock lateral ela serve mais para facilitar minha transição para a unity do que qualquer coisa. Tudo que eu faço nela é ir nos programas e lançar os programas.


As docks que eu conheço são essas mesmo e elas não me agradam, at all. Vou pesquisar por outras mais leves (aceito sugestões Luiz =])

Quanto ao Nautilus, queria o Marlin, mas não pega no XFCE não é?

Duas coisas me irritam "um pouquinho" no xfce... xrandr (tenho que ficar fazendo bash scripts por que eu uso bastante dual monitors) e pulseaudio(pqp, maldito pulseaudio)

mas em comparação ao ganho de velocidade e produtividade que eu ganhei, não tem como trocar. é um DE minimalista, rapido que sai da minha frente e faz o meu trabalho ficar melhor.

XFCE :lu:

P.S: Descobri essa semana que dá pra colocar o Mint Menu nesse treco. Funny Stuff.

Imagem
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Unity, gosto muito de você mas...

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 17 de Outubro 2012, 10:02

Depois partilho aqui uma lista de dock!
Relativamente ao xrandr eu compreendo, o mesmo se passa no LXDE (já tive para fazer uma app para contornar isso, mas a falta de tempo afastou-me de a concretizar, assim que arranjar tempo, a ver se a faço). Só não compreendi o problema do PulseAudio, pois é o mesmo que é usado no Unity e no Gnome-shell!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Unity, gosto muito de você mas...

Mensagempor AmmonMa » Qua, 17 de Outubro 2012, 17:52

Luis Cardoso escreveu:Relativamente ao xrandr eu compreendo, o mesmo se passa no LXDE (já tive para fazer uma app para contornar isso, mas a falta de tempo afastou-me de a concretizar, assim que arranjar tempo, a ver se a faço).


Então, quando você reabrir, me passa o repositório do GIT e eu forko e tento te ajudar. Se for numa linguagem que eu conheço tanto melhor, se não for é uma boa oportunidade para voltar a fazer alguma coisa open source e aprender uma coisa nova. (vala talvez :D )

Luis Cardoso escreveu:Só não compreendi o problema do PulseAudio, pois é o mesmo que é usado no Unity e no Gnome-shell!


No Unity e no Gnome-Shell, o meu microsoft live chat pegava right of the box (não me olha com essa cara, foi presente)
No XFCE eu tenho que ficar configurando uma GUI bem mais complicadinha. Não é ridiculamente difícil, mas é irritante já que eu não sou muito..."proficiente" com configurações de som.
Além do mais aquele problema do estouro de som do pulseaudio é bem mais frequente aqui.
Eu troquei pelo ALSA e vou alternando sempre que precisar do PulseAudio. Foi a solução que encontrei.
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Próximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes

cron