Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 6:38 Pesquisa avançada

Por que a interface Unity é melhor...

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Por que a interface Unity é melhor...

Mensagempor Luciano Fernandes » Qui, 20 de Setembro 2012, 0:43

O Ubuntu, sistema operacional que usa o núcleo Linux, introduziu nova interface no mundo livre: o Unity. Com a versão 12.04 do Ubuntu, o Unity consolidou-se não apenas como um bom ambiente de trabalho, mas também, como melhor que os ambientes gráficos oferecidos pelo Windows 7 e MacOS X.





Por que o Unity é melhor?

O Ubuntu, sistema operacional que usa o núcleo GNU/Linux, introduziu nova interface no mundo livre: o Unity.



Com a versão 12.04 do Ubuntu, o Unity consolidou-se não apenas como um bom ambiente de trabalho, mas como melhor que os ambientes gráficos oferecidos pelo Windows 7 e MacOS X.

É claro que tem muito gosto pessoal na opinião do parágrafo acima, porém, vou citar alguns motivos para considerar o Unity melhor que os ambientes gráficos dos sistemas operacionais supracitados.


Foco nos programas

O usuário usa programas e o ambiente de trabalho deve fazer a tarefa de organizá-los e apresentá-los ao usuário. Portanto, quanto menos o usuário notar a existência de um gerenciador de ambiente de trabalho, ou interface gráfica, melhor será o uso do computador.

O Unity segue este princípio, pois ele não ofusca as atividades do usuário. O foco são os programas que o usuário executa.

Se um programa requer a atenção do usuário, ele não deve atrapalhar o foco de outro aplicativo. Por este motivo, as mensagens não "gritam" em sua frente, bem como não existem janelas que aparecem do nada querendo a atenção do usuário.

O Windows e o Mac estão evoluindo ao lidar com isto (na verdade o MacOS X é muito bom em lidar com isto, porém, o Unity está ultrapassando o seu mestre).

Já o Windows é muito intrusivo, mas vem melhorando muito.



Melhor aproveitamento do espaço em tela

Aproveitar melhor o espaço em telas pequenas e em monitores widescreen: eis o desafio para os ambientes gráficos do Windows, MacOS X e GNU/Linux.

O Unity é o que melhor se sobressai neste quesito, pois foi idealizado para oferecer o melhor aproveitamento do espaço em tela possível.

No MacOS X, temos o Dock ocupando um grande espaço na parte inferior (pode ser configurável, mas não resolve o problema).

No Windows 7, temos uma grande barra de tarefas, que é enorme para telas pequenas ou monitores widescreen. No Windows 8, pelo que tenho visto, parece-me que não haverá barra de tarefas (carece de fontes).

O Unity, por sua vez, tem o painel, ou barra de tarefas, na lateral esquerda do monitor; isto permite aproveitar melhor o espaço horizontal em monitores widescreen.

Mas e telas pequenas?

Para telas pequenas, o Unity integra a barra de título das janelas com a barra superior, bem como os menus não são exibidos na janela (algo semelhante ao que existe no MacOS X) e sim na barra superior.

Isto permite economizar muito, mas muito espaço vertical, pois a barra superior é finíssima e ao mesmo tempo integra:

  • Os menus do sistema;
  • Miniaplicativos;
  • Controles de janelas;
  • Menus dos aplicativos.

Melhor menu

No Windows 7 temos o menu iniciar, que será removido do Windows 8 (não sei como será nesta nova versão do Windows).

Este menu tem um campo para busca que permite localizar tanto aplicativos, quanto arquivos no seu computador. Os programas são classificados conforme o nome do desenvolvedor.

No MacOS X, os programas são lançados através do Dock, ou do Slingshot, que exibe um menu com os aplicativos instalados. O sistema de pesquisa do MacOS X, presente no painel superior, permite localizar tanto documentos quanto aplicativos.

Já no Unity, o menu é oferecido pelo Dash, o qual integra um sistema de pesquisa tanto de aplicativos, quanto arquivos e vídeos do YouTube, bem como pesquisa na biblioteca de música do seu computador.

Existem algumas extensões que permitem até fazer busca no Google Docs, Wikipédia e outros. Além disso, digitando um endereço de um site, ele será aberto no navegador. Quer mais?

Assim como em qualquer ambiente gráfico da família GNU/Linux, os aplicativos são classificados segundo sua utilidade:

  • Multimídia
  • Gráficos
  • Acessórios
  • Escritório
  • Internet
  • Desenvolvimento


Miniaplicativos indicadores

Miniaplicativos indicadores são pequenos programas que ficam incluídos no painel superior do Unity (em outros ambientes gráficos do GNU/Linux, isto pode variar). Eles podem oferecer recursos específicos.

No Unity, temos o miniaplicativo de mensagens, o qual integra o mensageiro (programa de bate-papo), e-mail, leitor de notícias e o Gwibber (aplicativo para o Twitter e Facebook).

Se uma nova mensagem foi enviada ao usuário, o miniaplicativo de mensagem vai mostrar o que necessita de atenção (sem intrometer-se no trabalho do usuário), se há atualizações do Facebook, o miniaplicativo irá mostrar, bem como se for recebidos novos e-mails.

É praticamente uma central de comunicação do usuário com o mundo!

O miniaplicativo de som permite controlar o seu programa reprodutor de músicas, bem como o volume do som de seus aplicativos e de todo o sistema.

Existem muitos miniaplicativos que os usuários podem instalar e ter acesso aos mais diversos recursos. Por exemplo, em meu notebook tenho o indicador de brilho, que permite ajustar o brilho da tela, o reprodutor de rádios online, o Caffeine que permite desativar o protetor de telas e o gerenciamento de energia com um único clique; e um miniaplicativo indicador que permite configurar alguns recursos de economia de energia.

Infelizmente, os usuários de Windows e MacOS X não contam com estes ótimos recursos! Porém, o MacOS X tem alguns indicadores similares aos existentes no Unity, mas não é a mesma coisa.

Então, devido a isso tudo enunciado acima, eu considero o Unity uma interface muito melhor que as interfaces dos sistemas operacionais Windows 7 e MacOS X.


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: CREATION SOURCE: :arrow: Viva o Linux (Rodrigo Zimmermann)


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!


Sua opinião pode ser diferente, é normal. Mas o que posto aqui é exclusivamente minha opinião.

Caso você não compartilhe desta mesma opinião ou discorde, peço que se tiver bons argumentos, deixe um comentário, caso contrário, acesse algum outro site.
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Por que a interface Unity é melhor...

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Setembro 2012, 22:17

Excelente partilha Luciano! No meu entender o melhor aspeto do Unity é o aproveitamento da tela! Sem dúvida que isto é uma vantagem enorme que o Unity tem! O facto de ter uma dash como o Gnome-DO também é algo que eu acho super importante, pois permite abrir muito rapidamente qualquer aplicação via teclado apenas, algo que prezo muito. No entanto, neste ponto, tenho de criticar a velocidade do dash que é o ponto mais fraco do Unity.

De resto, gosto de ver o Unity como um misto do melhor dos váris mundos: interface semelhante ao Mac pela minimização de espaço, lista de aplicações tipo windows seven mas com um acrescento de funcionalidades bastante bom para a produtividade e organização categórica do Linux.

O ponto mais fraco é infelizmente a velocidade/peso e a falta de personalização que o mundo linux sempre nos deu livremente e facilmente :)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Por que a interface Unity é melhor...

Mensagempor rodrigozerofour » Qui, 20 de Setembro 2012, 23:04

Eu não concordo quando dizem que a interface Unity prioriza o foco nos programas.

Para começar, eles estão adicionando cada vez mais funções em algo que devia apenas lançar programas. Se o foco fosse nos programas eles teriam programas melhores e não uma alternativa para ter acesso a arquivos. Os programas poderiam ter o seu próprio conteúdo no Dash, mas a Canonical decidiu complicar um pouco mais.

As notificações do Ubuntu não são ruins, mas a do GNOME-shell são bem mais discretas e interativas.

Além disso, aquele dock me distrai muito. Eu fico olhando os ícones, mesmo sabendo que eu não quero usa-los. Sim, eu sei que eu posso ocultá-lo, mas eu acho pouco prático.

O único ponto positivo é a economia de espaço vertical, na minha opinião.

Claro que tem gente que aprova o Unity (muita gente), mas eu não gostei dele desde a sua concepção. O meu problema não é nem a velocidade e nem a falta de polimento. O meu problema é com a essência desta interface.

rodrigozerofour
 
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Agosto, 2012

Re: Por que a interface Unity é melhor...

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Setembro 2012, 23:24

Realmente você falou em dois pontos que acho que tem total razão mas mesmo assim não acho suficientes para dizer que o Unity é pior que os outros ambientes. Claro que isto é uma questão de opinião. Mas, tal como você disse estes dois pontos, eu averiguei e conclui que você tem razão. Ao concluir diminui agora mesmo a consideração que tenho pelo Unity. É assim mesmo que a boa crítica e argumentação faz ter bons efeitos, mesmo que seja crítica de opinião.
rodrigozerofour (20-09-2012, 23:04) escreveu:Para começar, eles estão adicionando cada vez mais funções em algo que devia apenas lançar programas. Se o foco fosse nos programas eles teriam programas melhores e não uma alternativa para ter acesso a arquivos. Os programas poderiam ter o seu próprio conteúdo no Dash, mas a Canonical decidiu complicar um pouco mais.

Aqui acho que tem total razão. O Dash devia abrir rapidamente aplicações. É certo que muitas coisas que eles põe são úteis, mas na verdade não é esse o foco e pior (que por acaso nem tinha pensado nisso tão concretamente): eles estão a investir em coisas no Unity que deviam ser investidas em termos de programas. Isto leva a pensar imediatamente que o foco é criar mas é uma aplicação para TVs e Mobiles, com base Unity e mais nada.

rodrigozerofour (20-09-2012, 23:04) escreveu:As notificações do Ubuntu não são ruins, mas a do GNOME-shell são bem mais discretas e interativas.

Este ponto também acho que tem toda a razão. Apesar de ilegantes a produtividade delas é quase zero. Ao contrário das da Shell que são estupendas, permitem até ter os chats exclusivamente nelas! Algo que gosto mesmo muito. Mas nem toda a gente gosta, cuidado!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Por que a interface Unity é melhor...

Mensagempor rodrigozerofour » Sex, 21 de Setembro 2012, 0:47

Mas, eu tenho que admitir que o Ubuntu é muito bonito. Eu uso o Fedora no meu notebook e o Ubuntu no desktop do meu pai. Toda vez que eu mexo nele eu fico admirado com a combinação das cores do dash com as cores do papel de parede e com o borrão. O GNOME as vezes enjoa e o Unity não.

E quando me perguntam qual é o melhor Linux para iniciante eu sempre respondo que é o Ubuntu.

rodrigozerofour
 
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Agosto, 2012

Re: Por que a interface Unity é melhor...

Mensagempor freitasLeafar » Sex, 21 de Setembro 2012, 1:21

Particularmente prefiro o Gnome-shell(considero mais produtivo), mas tenho acompanhado o desenvolvimento do Unity e estão fazendo um trabalho muito bom. Vamos ver como que a versão final do 12.10 ficará.

freitasLeafar
 
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Setembro, 2012

Re: Por que a interface Unity é melhor...

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 21 de Setembro 2012, 11:22

freitasLeafar, eu para ser sincero e justo tenho de admitir que gosto muito destes dois mundos, a Shell do Gnome e o Unity. No entanto, o Unity em termos de produtividade é consideravelmente melhor em relação à shell. Essa comparação ainda fica mais óbvia se não instalarmos extensões à Shell.

Agora muitas das funções de levar o mouse ao canto e arrastar as janelas entre áreas, aí sim a produtividade é melhor na Shell, mas acho que acima de tudo é aí e nas mensagens mais nada.

Claro que estamos a falar em questão de gostos e isso varia muito, mas os pontos altos da shell parece-me que não passam daí em termos de produtividade.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Por que a interface Unity é melhor...

Mensagempor Tonao35 » Ter, 25 de Setembro 2012, 18:43

eu gosto do unity pela beleza, facilidade, possibilidade de configuracoes. infelizmente no 12.10 estao deformando alguns aspectos. 1º tiraram o padrao ambiance- 2º os baloes indicativos estao parecendo o do gnome shell (muito grandes e feios). 3º os icones precisao ser melhorados (uma sugestao e estilo AWOKEN). Por favor, mantanha o pádrao ambiance com um acabamento mais suave pq e um padra lindo e com originalidade.
Avatar do usuário
Tonao35
 
Mensagens: 19
Registrado em: 20 Setembro, 2012


Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 63 visitantes

cron