Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 14:20 Pesquisa avançada

LibreOffice Calc: Registro de alteração

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

LibreOffice Calc: Registro de alteração

Mensagempor Luciano Fernandes » Qua, 19 de Setembro 2012, 17:29


No dia a dia quando trabalhamos com planilhas eletrônicas e precisamos trocar esses arquivos entre diversos usuários, onde cada um faz alterações, nos perguntamos: quem alterou e onde alterou? Para tirar a dúvida, você acaba precisando comparar os arquivos para poder saber exatamente o que foi feito. No LibreOffice Calc existe o recurso de você controlar as alterações feitas pelo o usuário. Para isso, é preciso fazer alguns procedimentos.

A primeira coisa a se fazer é preparar a planilha e depois que ela estiver pronta, finalizada, acesse o menu EDITAR-ALTERAÇÕES, no sub-menu clique na opção REGISTRAR.



Pronto, nesse momento, você ativou o recurso. Agora, quando um outro usuário abrir o arquivo e fizer alterações, irá aparecer uma linha de grade vermelha ao redor da célula alterada. Se você encostar o mouse na célula com a linha de grade vermelha, verá as informações da alteração. Veja no exemplo:



Assim, quando a planilha retornar para você com essas informações, você poderá ter um detalhamento das alterações feitas nas células. Para que essa grade desapareça, será necessário que você aceite ou rejeite a alteração feita pelo usuário. Acesse o menu EDITAR-ALTERAÇÕES, no sub-menu clique na opção ACEITA OU REJEITAR.



Será exibida uma janela com o histórico de todas as modificações que foram feitas em sua planilha. Você tem a opção de aceitar todas as mudanças de uma vez só ou ir linha por linha aceitando ou rejeitando a alteração. É importante ressaltar que em alguns casos você verá um sinal (seta ou sinal de +) do lado esquerdo da linha, o que significa que em uma célula específica foi feita mais de uma alteração e cada alteração feita é registrada, clique no sinal e o histórico irá se expandir. Veja o exemplo:



Pronto, assim você pode otimizar bastante o seu tempo na hora de fechar o seu trabalho.


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: CREATION SOURCE: :arrow: #Seja Livre (Eliane Domingos )


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: LibreOffice Calc: Registro de alteração

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 8 de Outubro 2012, 16:04

O controlo de versões é das coisas mais importantes de um programador. Aliás, o meu dia-a-dia está cada vez mais repleto desta funcionalidade! Eu utilizo isto para escrever artigos no Ubuntued, utilizo até para fazer documentos do word. Mas ao contrário de primitivas que se calhar até existem, utilizo o Git.

Será que esta funcionalidade existe para o Writer? É algo extremamente útil!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: LibreOffice Calc: Registro de alteração

Mensagempor José Craveiro » Seg, 8 de Outubro 2012, 17:56

Este registo de alteração parece ser muito útil e parecia estar fora das nossas prioridades!
De momento não, mas já me ocorreu que talvez em breve me venha a ser necessário no Calc e até no Writer, visto que possui também essa função. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra


Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes

cron