Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 13:24 Pesquisa avançada

Tarefas em graus de abstração com awn e googletask indicator

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Tarefas em graus de abstração com awn e googletask indicator

Mensagempor AmmonMa » Sex, 3 de Agosto 2012, 13:51

Organizar tarefas sempre foi um desafio. Desde a famigerada agenda ate tentar anotar tudo no tomboy, sempre foi tudo muito facil de se perder. Os mais assíduos mesmo criando diversos sistemas de rotina pessoal e organização de tarefas, inevitavelmente se perdem no emaranhado de metodologias, livros adicionais, estudo (talvez certificações).

Ao invés de se ganhar tempo, se perde tempo (não é bem tempo perdido por que é aprendizado, mas é em relação ao objetivo inicial que é agilizar sua produção)

Ainda, num mundo que está girando mais rápido, você nem percebe quanto tempo se passou depois que ele passou! Ontem mesmo eu tirei uma foto com a minha mãe do meu aniversário de 12 anos. Amanhã vou organizar as coisas pro meu aniversário de 73.
Imagem
Eu e minha mãe no meu aniversário de 12 anos, ontem.

Tirando a minha vida pessoal de lado, vou mostrar um método que estou usando e caiu como uma luva nas minhas tarefas. Ele integra o google task indicator com o applet "to do list" do awn. Ele permite que eu separe as minhas tarefas de uma forma simples (sem curva de aprendizado). É um método que se inspira no GTD (que venho estudando) e usa graus de abstração para se completar tarefas.

Graus de abstração são fracionamentos que você coloca em idéias. Exemplo:
"O sentimento de natureza é uma sensação boa, essa sensação é que sou rodeado por verde, verde é uma cor"
Cor / Verde / Natureza / Sensação são graus de abstração. Do mais tangível para o mais abstrato. Fazer tarefas em graus de abstração significa exatamente isso. Realizar as coisas num degrau mais tangível fracionando suas idéias.

Imagem
We have to go deeper - A origem -.

Explicado o que devemos fazer vamos a obra:
Primeiro para montar tudo é muito fácil. Você precisa ter instalado o awn (pode ser encontrado aqui mesmo no site do ubuntued) e o google task indicator (também saiu artigo no site ensinando a instalar) . Com o awn instalado, você vai querer instalar um applet chamdo "to do list" (encontrado na seção miniaplicativos das preferencias do mesmo)


Imagem
Meu awn com to do list


Instalado tudo, vamos criar os graus de abstração. A forma de se fazer isso sem enlouquecer é começando do grau mais abstrato, no nosso caso a atividade que queremos fazer. No meu to do list ja tem algumas, mas vamos criar uma teste.


ImagemImagemImagem
Criando uma atividade no to do


O segundo e o terceiro grau de abstração também são feitos no to do list.
ImagemImagemImagem
Outros graus de abstração


Agora usaremos o google task indicator. Digamos que dessa atividade 1 eu planeje fazer hoje 40% (ou seja duas subatividades) Então eu vou usar o mesmo para adicionar essas subatividades. Não vou mostrar passo a passo por que ja foi feito no site por video, mas vou mostrar como fica a tela do indicator criada a ação para se perceber a idéia.
Imagem
Imagem
Trabalhando o ultimo grau de abstração no indicator


Terminada as tasks o trabalho é simplesmente voltar ao to do list, substituir o "(a fazer )" por "(feito) ",indicar que foram feitos 40% e pronto. No to do list as atividades tem um pequeno reloginho entao voce pode acompanhar de uma forma interativa suas atividades.
Desse jeito a organização do seu dia fica assim:
Voce monta suas atividades. Começa seu dia decidindo o que vai fazer, joga essas subatividades para o indicator, faz o seu trabalho de forma limpa, vai marcando e fazendo notas conforme o progresso e no final do seu dia, marca as atividades que você fez. Tudo sem precisar aprender um software de gtd e integrado com a sua area de trabalho (na doca pro awn e no top panel pro inicator)


ImagemImagem
Controlando o progesso das suas tarefas


Por mais que esse tópico tenha ficado grande (talvez por causa das imagens e das ideias) a forma de se trabalhar é muito fácil, intuitiva e integrada.Se você usa awn e queria uma utilidade pro indicator tente trabalhar dessa forma. Eu estou apaixonado por essa incorporação e o melhor, sem reinventar a roda. :)

Peço desculpas também pela formatação, faz tempo que não escrevo em foruns. :roll:

Abraços!
Editado pela última vez por AmmonMa em Sex, 3 de Agosto 2012, 19:03, em um total de 8 vezes.
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Tarefas em graus de abstraçao com awn e google task inic

Mensagempor yuryrodrigues » Sex, 3 de Agosto 2012, 14:56

Muito boa a sua iniciativa AmmonMa. Meus parabéns :yeah:

Este mês eu fiquei viciado em organizar minha vida. Tentei utilizar o GDT mas não deu, achei muito complicado. Então partir para o básico, uma agenda e a técnica do Pomodoro.

O Pomodoro foi o único que funcionou para mim. Muito simples e prático.

(Mais detalhes sobre a técnica: http://www.posgraduando.com/tutoriais/administracao-do-tempo-a-tecnica-pomodoro)

Imagem

Quanto ao programa para gerenciar as tarefas, eu utiliza antigamente o Wunderlist (Windows, Linux, iOS, Android...), ele é muito simples, tem tudo que é preciso para organizar as tarefas, permite colocar uma data de conclusão da tarefa, organizar em listas, e muito mais.

Obs: Fazer o Wunderlist funcionar no Ubuntu 12.04 deu um trabalhãaaaaaaaaaaaao!

Imagem

No entanto, notei que meu problema de distração e procrastinação tinha a ver com a internet, os sites que fico constatamento entrando. Então precisa de um programa de gerenciamento de tarefas que funcionasse no Chrome, ele precisa ficar logo na minha cara quando eu abrisse uma nova guia ou uma nova janela. Encontre a extensão do Wunderlist, só que ela dava umas travadinhas e consumia um pouco de memória.

Então procurei outro programa para gerenciar minhas tarefas e que também tivesse extensão para o Chromium. Encontrei o Nitro, esse só funciona no Linux, Firefox e Chrome. Ele é praticamente igual ao Wunderlist, só que para sincronizar as tarefas online precisa ter uma conta no Dropbox ou UbuntuOne. A extensão dele não trava e consome muito pouca memória.

Imagem

Então estava dissidido, iria utilizar a extensão do Nitro no Chrome. Aí surgiu um problema, como fazer ela abrir automaticamente quando abrisse uma nova guia? Precisa de outra extensão. Então encontrei a extensão Replace New Tab Page . Nela eu definir para toda vez que abrir uma nova aba o extensão do Nitro aparecer. Desta maneira fica mais difícil procrastinar.

Outro problema que encontrei foi o tempo que eu passava nos sites. Então encontrei outra extensão para o Chrome, a StayFocusd. Nela você define o tempo máximo permitido por dia para passar vadiando nos sites. Como eu tó de férias eu define 2horas e 45minutos. Se você ultrapassar esse tempo, fica sem acessar os sites que você definiu na lista de bloqueados. Somente vai poder acessar no outro dia.

Pomodoro, Nitro, StayFocusd e Replace New Tab Page pra mim é a combinação perfeita. Fica a dica :OK:

Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Tarefas em graus de abstração com awn e googletask indic

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 3 de Agosto 2012, 15:47

Antes de dizer qualquer coisa sobre os vossos dois testemunhos queria dizer que eu tinha uma ideia há já algum tempo de criar uma nova secção do Forum chamada "Testemunhos" ou algo do género, que basicamente seria uma zona onde cada utilizador criava um tópico onde mostrava como trabalha no seu Ubuntu. mostrava quais as suas aplicações preferidas para ter a sua produtivdade ao máximo e como trabalhava com elas.

Exatamente por causa dessa minha ideia pedi ao Marcos (AmmonMa) para que fizesse um tópico (este) sobre a sua vida ao nível de produtividade/tarefas/GTD. Ainda não li pois estou a trabalhar e não queria parar para ler, pois queria ler com o máximo de atenção. O mesmo acontece com o seu, Yury.

O que pedia é que você também criasse um tópico sobre o seu testemunho em vez de o incluir aqui neste tópico. Não pense que não gostei, aliás, pelo que vi, parece ter aí muito muito sumo que é preciso espremer e divulgar! E é exatamente por causa disso que gostava que você pegasse nisso que escreveu e criasse um tópico. Mais tarde, quando eu tiver tempo para mudar aqui o fórum irei organizar estes tópicos de testemunhos na tal secção.

Será que pode ser? Assim poderíamos discutir em cada tópico maneiras de melhorar ainda mais a produtividade e, muito importante, poderíamos ter uma zona para as pessoas tirarem dúvidas. Por exemplo quem tivesse à procura de algo como o que o Marcos fez aqui, tirava as suas dúvidas. Peço acima de tudo que não me interpretem mal! É só mesmo porque queria dar um valor acrescido a cada testemunho! ;)

Hoje à noite depois vejo as respostas! :D

yuryrodrigues, o seu testemunh
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tarefas em graus de abstração com awn e googletask indic

Mensagempor AmmonMa » Dom, 5 de Agosto 2012, 22:34

Obrigado Yuri.

Li e me apaixonei pela elegância da técnica. Não conhecia. Gosto muito de coisas simples e rápidas. Fiquei pensando em como a técnica de pomodoro foca mais na sua capacidade de concentração e não na organização das suas tarefas (me corrija se eu tiver enganado, só comecei a ler hoje) e cheguei a conclusão que eu gostaria de agregar essa técnica ao gtd que ja venho utilizando.

Lucky me, encontrei um pequeno aplicativo em python chamado pomodoro-indicator.



http://www.omgubuntu.co.uk/2011/09/pomodoro-indicator




Pequeno programinha feito em python, minimalista e bem útil.Mais legal ainda, assim que instalado na minha máquina, o icone fica justamente ao lado do google-task-indicator, aumentando ainda mais a elegancia e a usabilidade da mesma. Agora meu ubuntu-box junto com esse novo deskmod também minimalista está totalmente voltado pra execução rápida de tarefas (só não estou no XCFE por causa da lente do python doc e do HUD que são excepcionais pra mim)

Voltando pro pomodoro indicator, o aplicativo está meio chatinho de instalar por que ainda está em desenvolvimento então ai um pequeno tutorial:



tar xvf pomodoro-indicator-0.0.2.tar.gz

tar xvf pomodoro-indicator-0.0.1.tar.gz

cp -R pomodoro-indicator-0.0.2/* pomodoro-indicator-0.0.1/

cd pomodoro-indicator-0.0.1; gedit setup.py


Quando abrir o gedit, na linha 112 retire o "#" do comando #package_data = {"pomodoro": ["images/*.png", ]}

Salve o arquivo e faça:
sudo python setup.py install

pomodoro-indicator


E pronto, sempre que quiser iniciar o arquivo é alt+f2 pomodoro-indicator ou faça que nem eu e deixe iniciando como um aplicativo de sessão.

Se você usa gnome-shell tem uma extensão pra isso e ela está na central de programas, é só procurar por pomodoro.

Outros DE's, eu não sei...Provavelmente deve ter alguma parada no KDE,e no cinnamon, bem... é só portar...

Abraços e obrigado pela dica. Eu ja curtia um tomate antes, agora então! :D
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Tarefas em graus de abstração com awn e googletask indic

Mensagempor yuryrodrigues » Seg, 6 de Agosto 2012, 0:24

AmmonMa, realmente a técnica do Pomodoro tem que ser utilizada com algum tipo de gerenciador de tarefas. Eu realmente prefiro apenas definir as tarefas do dia, sua importância, as que devo fazer primeiro, as tarefas menos importantes...

No Gnome-Shell existe uma extensão que é muito boa. Pena que não funciona nas demais distros.

Não gosto do Pomodoro-Indicator porque ele utiliza o sistema de notificação do sistema, Notify-OSD. Sendo que ela não chama tanto a atenção e eu me perco facilmente, sou muito distraído. Prefiro algo que apareça BEM grande na sua frente.

Por isto utilizo um outro programa chamado Pomodoro App. Permite definir uma lista de tarefas, estimar quantos pomodoros ela vai durar, quantos pomodoros eu já fiz. Além de um histórico de tarefas.

Para instalá-lo basta entrar neste site e fazer o download do .deb:

http://www.pomodoroapp.com/downloads/

Imagem

:yeah:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Tarefas em graus de abstração com awn e googletask indic

Mensagempor AmmonMa » Seg, 6 de Agosto 2012, 0:31


:lu: :lu: :lu: vou testar

Quanto ao notify osd, é verdade eu tinha deixado isso passar, na verdade eu uso o notification do awn que é um pouco maiorzinho e eu posso definir um barulho pra ele se eu quiser.
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Tarefas em graus de abstração com awn e googletask indic

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 6 de Agosto 2012, 15:26

Yury leu o que lhe pedi? :D




Relativamente à forma como o Marcos utiliza o GTD para organizar as tarefas, eu não conhecia essa maneira, mas parece-me algo super eficaz!! Aliás, melhor que isso só mesmo uma aplicação que ficasse no Unity (tipo fogger), mas não conheço algo tão eficaz como me pareceu. Atenção digo isto através do que li e não do que experimentei.

Acho que a melhor forma de ser produtivo é utilizar um rigor GTD muito estrito às suas regras, ou seja, agrupar (abstrair) e depois fracionar ao máximo as tarefas para que a procrastinação não apareça. Este último conceito que eu referi, a procrastinação é talvez a coisa mais difícil de combater quando se tem um computador à frente e creio que ela aumenta sempre que temos tarefas muito generalizadas, portanto quanto mais concretos e simplistas formos, melhor!

Uma vez que o AWN tem essa funcionalidade construída exatamente para se trabalhar assim, acho que é uma solução muito muito atrativa para mim. Estou numa fase de muito trabalho (apesar de estar de férias) e por isso não posso testar (pois quando testar quero fazer um artigo para o blog ubuntued), no entanto, é garantido que vou ter de experimentar.




Entretanto a técnica de pomodoro, já a conhecia e inclusive conhecia o indicador. No entanto, nunca achei nada de relevante e sempre utilizei o calendário do Google para me orientar em termos gerais, ou seja, crio horários temáticos (por grupos, abstração) e depois trabalho sobre eles.

É certo que o pomodoro é mais estrito, tal como o GTD, mas ao sê-lo é mais difícil de controlar horários. Nunca sabemos quanto tempo vamos demorar, portanto na minha opinião, para já que faço muitas coisas ao mesmo tempo por dia e não tenho noção completa de tempos para coisas pequenas, acho que esta a maneira ideal para mim.




Em todo o caso, depois de ver tudo isto penso que o Ubuntu precisava era de um GTD com pomodoro. Talvez algum programador se lembre de realizar algo mais completo do que "um indicador ali", "uma aplicação acolá", "com uma funcionalidade ali" e tudo muito simplificado demais.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tarefas em graus de abstração com awn e googletask indic

Mensagempor AmmonMa » Seg, 6 de Agosto 2012, 16:34

Claudio Novais » Seg Ago 06, 2012 2:26 pm escreveu:

Em todo o caso, depois de ver tudo isto penso que o Ubuntu precisava era de um GTD com pomodoro. Talvez algum programador se lembre de realizar algo mais completo do que "um indicador ali", "uma aplicação acolá", "com uma funcionalidade ali" e tudo muito simplificado demais.

Tanto o to-do list quanto o pomodoro-indicator foram escritos em python...

hmm voce me deu uma ideia... :idea: xD
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Tarefas em graus de abstração com awn e googletask indic

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 6 de Agosto 2012, 16:35

AmmonMa » Seg Ago 06, 2012 4:34 pm escreveu:
Claudio Novais » Seg Ago 06, 2012 2:26 pm escreveu:

Em todo o caso, depois de ver tudo isto penso que o Ubuntu precisava era de um GTD com pomodoro. Talvez algum programador se lembre de realizar algo mais completo do que "um indicador ali", "uma aplicação acolá", "com uma funcionalidade ali" e tudo muito simplificado demais.

Tanto o to-do list quanto o pomodoro-indicator foram escritos em python...

hmm voce me deu uma ideia de applet... :idea:



:rox: Não se esqueça de partilhar aqui as suas próximas novidades :desdentado:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tarefas em graus de abstração com awn e googletask indic

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 16 de Agosto 2012, 15:05

Tópico movido para a secção dos testemunhos! :)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes