Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 6:26 Pesquisa avançada

Tecnologia proprietária pode limitar a Internet das Coisas

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Tecnologia proprietária pode limitar a Internet das Coisas

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 8 de Março 2014, 23:29

O único limite para a Internet das coisas não será a imaginação ou a tecnologia, serão os fabricantes, provoca a Linux Foundation. Sem a interoperacionalidade, os dispositivos de consumo, aparelhos eletrônicos e computadores vestíveis equipados com sensores não vão conseguir reconhecer uns aos outros e se comunicar.

Na visão da organização não existe um fornecedor do setor do consumo suficientemente grande para forçar a interoperacionalidade necessária. Mas há fabricantes com capacidade para impedi-la, ao desenvolverem uma Internet das Coisas centrada em seus produtos.

No cenário desta potencial desconexão eletrônica o segmento de tecnologia open source posiciona-se como proponente do método, do processo e da influência necessários para conduzir a indústria eletrônica a uma verdadeira interoperacionalidade. Será mesmo assim?

Em aproximadamente 12 meses teremos uma ideia mais clara ‒ na Consumer Electronics Show (CES) 2015, em Janeiro próximo ‒ se as iniciativas por parte da Linux Foundation atingirem os seus objetivos. Em Dezembro passado, a organização criou a AllSeen Alliance, que inclui gigantes como a Google, IBM, Cisco e Intel, além de importantes fabricantes de eletrônicos de consumo e eletrodomésticos, prestadores de serviços, varejistas, startups inovadoras e fabricantes de chipsets como LG Electronics, Panasonic, Qualcomm, D-Link, etc.

A AllSeen Alliance dotou um conjunto de software desenvolvido pela Qualcomm, denominado AllJoyn Framewoprk, e colocou-o sob sua gestão como tecnologia open-source. O código, em C++, suporta os principais sistemas operacionais, variantes para sistemas embarcados e vários chipsets.

Qualquer fabricante de eletrônicos ou de eletrodomésticos, ou mesmo um fabricante de lâmpadas LED que utilize o código AllJoyn terá uma base de conectividade com outro produto que suporte o mesmo código. Para a CES 2015 é possível prever, se tudo correr como a Linux Foundation espera, várias marcas e produtos indicando a utilização do AllSeen. Jim Zemlin , diretor executivo da Linux Foundation, acredita na adoção da AllSeen por vários fornecedores .

A disponibilidade desse código deverá produzir um efeito de rede e impulsionar a interoperacionalidade entre dispositivos, acredita Zemlin. “Veremos uma série de produtos este ano já com este código”, prevê.

Fonte: CIO



Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tecnologia proprietária pode limitar a Internet das Cois

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 9 de Março 2014, 22:44

Quem lida com hardware, sabe muito bem como isso é! Imaginem só a trabalheira que o pessoal tem em incorporar uma BiOS num PC, onde cada módulo de hardware fala na sua própria língua... :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes

cron