Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 9:37 Pesquisa avançada

Programas de 3ᵒˢ Responsáveis ​​por 76% das Vulnerabilidades

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Programas de 3ᵒˢ Responsáveis ​​por 76% das Vulnerabilidades

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Março 2014, 18:05


Alguns programas de terceiros são responsáveis ​​por 76% das vulnerabilidades descobertas nos 50 programas mais populares em 2013, de acordo com o Secunia's Vulnerability Review 2014, que se baseia em uma amostra de sete milhões de usuários da empresa.

A análise de tendências globais de vulnerabilidades da Secunia Vulnerability Review, analisa as tendências de vulnerabilidades globais e lança um olhar particularmente atento aos 50 programas mais populares em PCs particulares - o portfólio Top 50.

Os 50 programas permeiam as infra-estruturas de TI das empresas, sejam ferramentas de negócios como parte integrante que são aprovadas, monitoradas e mantidas por operações de TI - como por exemplo leitores de PDF e navegadores de internet, ou como aplicativos nos dispositivos privados de empregados e administradores, utilizados no local de trabalho, com ou sem permissão.

Nestes programas Top 50, um total de 1.208 vulnerabilidades foram descobertas em 2013. Programas de terceiros foram responsáveis ​​por 76 % dessas vulnerabilidades, embora estes programas representem apenas 34% dos 50 programas mais populares em PCs privados.


Sobre o Ubuntu e possíveis vulnerabilidades



Apesar de este estudo ter abrangido praticamente aplicações do Windows, na verdade houve algumas aplicações que foram analisadas e que usamos no nosso Ubuntu, nomeadamente o Firefox, o Google Chrome e Java.

Em todo o caso, são aplicações que na maioria nós, utilizadores do Ubuntu, felizmente não utilizamos e não precisamos de nos preocupar. Mas não devemos preocuparmo-nos com softwares de terceiros? A resposta é SIM.

Apesar do Ubuntu ser constituído por uma enorme parte de software aberto, não podemos ter garantias totais que determinado software poderá ser maligno. Para além disso, as vulnerabilidades podem sempre existir, são bugs. E os programas que ainda não estejam nos repositórios oficiais das distribuições poderão ter ainda maior probabilidade de ter vulnerabilidades.

Recordo que um software para ser aceite nos repositórios oficiais geralmente passa pro processos de análise relativamente rigorosos e por isso a nossa sugestão é: tenha sempre cuidado com os software que adiciona através de repositórios de terceiros.

Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 35 visitantes

cron