Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 16:41 Pesquisa avançada

IBM anuncia chip que aumenta velocidade da internet em ...

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

IBM anuncia chip que aumenta velocidade da internet em ...

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 18 de Fevereiro 2014, 0:35

... quatro vezes




A IBM anunciou o desenvolvimento de um chip que aumenta em quatro vezes a velocidade da internet, comparado às tecnologias atuais. Segundo a empresa, a velocidade alcançada pelo dispositivo é de 200 a 400 gigabits por segundo em uma potência extremamente baixa. Isso possibilitaria o download de 160 gigabytes – o que equivale a duas horas de vídeo em ultra HD ou 40 mil músicas – em poucos segundos.

Por enquanto, esta tecnologia é somente um protótipo de laboratório, mas uma versão anterior do chip foi licenciada para a empresa de semicondutores Semtech. A companhia está usando a tecnologia para desenvolver plataformas de comunicação que devem ser lançadas no final do ano.

Fonte: Revista Espírito Livre e Terra


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: IBM anuncia chip que aumenta velocidade da internet em .

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Março 2014, 21:25

A tecnologia tem evoluído de forma incrível nos últimos 10 anos. A sensação de evolução do conhecimento de forma exponencial parece-me ser algo bem real, o que me faz perguntar como estará o mundo dentro de 10, 20 ou 40 anos?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: IBM anuncia chip que aumenta velocidade da internet em .

Mensagempor José Craveiro » Qua, 12 de Março 2014, 18:13

Há que ter em conta que tal mecanismo está em fase de desenvolvimento e para o utilizador comum, se para tal for direcionado obviamente, para além de ser um método bastante avançado, é completamente novo, o que implica custos que poderão não ser tão acessíveis, se bem que estas coisas quando são massificadas (à semelhança de outros) tendem a baixar esses mesmos custos.
Estabelecendo um paralelo com a transição entre a tecnologia 3G e a 4G, enquanto a primeira se massificou em pouco tempo sendo já bastante banalizada, a 4G apesar do seu arranque ser recente, começam já a surgir serviços com um nível de acessibilidade bastante abrangente para satisfação de muitos.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 35 visitantes