Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 16:33 Pesquisa avançada

HTTPS Everywhere⇾navegação no Firefox do Android mais segura

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

HTTPS Everywhere⇾navegação no Firefox do Android mais segura

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 10 de Fevereiro 2014, 12:16

A Electronic Frontier Foundation quer tornar a navegação na web no celular tão seguro quanto no desktop – ao menos para usuários Android. O grupo de direitos digitais lançou recentemente uma versão móvel do seu add-on HTTPS Everywhere para Firefox para Android.

Mesmo que muitos sites ofereçam criptografia HTTPS, muitos a oferecem como opção e não por padrão. O HTTPS Everywhere resolve este problema, forçando sites a se conectarem a um dispositivo usando a criptografia HTTPS sempre que possível.

Resumindo, usar o HTTPS Everywhere possibilita uma experiência de navegação na web mais segura, impedindo – entre outras coisas – bisbilhoteiros em uma conexão Wi-Fi pública.
Vale lembrar que o add-on irá apenas funcionar se o site tiver suporte para conexão HTTPS e se a página estiver listada no banco de dados do add-on.

Como instalar




Se você ainda não baixou o Firefox para Android, você pode encontrá-lo na Google Play. O navegador da Mozilla funciona com Android 2.2 (Froyo) e versões posteriores. A EFF não oferece o seu add-on via catálogo da Mozilla, então você terá que visitar a página do HTTPS Everywhere para instalá-lo.

A página deve autodetectar que você está visitando pelo Firefox para Android. Toque no robô verde para instalar o HTTPS Everywhere.

Isso fará com que o Firefox exiba uma mensagem de aviso que diz: “O Firefox impediu este site (http://www.eff.org) de instalar o software no seu dispositivo”. Clique no botão “Permitir” no aviso para instalar o HTTPS Everywhere.

Você verá um outro pop-up solicitando a confirmação novamente, clicando no “Instalar”. Clique. Uma vez que o add-on estiver instalado, o Firefox irá pedir para reiniciar o browser.

Quando o navegador for iniciado novamente, visite um site qualquer como o Twitter ou o Google e você deverá ver o símbolo do HTTPS Everywhere no lado direito da barra de URL, e um símbolo de cadeado no canto esquerdo.

É isso aí! Você está agora navegando com um pouco mais de segurança no seu dispositivo Android. Para mais proteção, você também pode usar uma VPN ao navegar na web em uma rede Wi-Fi pública – embora VPNs no celular nem sempre são à prova de bala.

O HTTPS Everywhere também está disponível para o Firefox para desktop, Chrome e Opera – os dois últimos em uma versão beta.

Com informações do IDGNow

Fonte: Revista Espírito Livre e Under Linux


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: HTTPS Everywhere⇾navegação no Firefox do Android mais se

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 11 de Fevereiro 2014, 1:19

Pois, para além de a maioria dos sites não disponibilizarem ligações HTTPS, porque é algo que exige investimento de dinheiro, não é algo 100% seguro para o propósito referido: utilização de internet pública.

A internet pública é ótima, no entanto deve ser usada sempre com cautela. Deve ser utilizada apenas para consumir e nunca para enviar dados. Autenticações estão sempre potencialmente comprometidas numa ligação pública, por isso mesmo é que acho que se deve apenas consumir informação, de forma não autenticada.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 40 visitantes