Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 0:42 Pesquisa avançada

A Computação Cognitiva pode promover a Web Semântica

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

A Computação Cognitiva pode promover a Web Semântica

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 10 de Fevereiro 2014, 0:49

A indústria de TI está se aproximando de um ponto no qual, em breve, será necessário distinguir entre computação “cognitiva” e “semântica”. Os termos estão a esbarrar um no outro.

Na verdade, a distinção entre eles nunca foi muito clara. Às vezes é até mais fácil se referir a ambos usando um termo mais vago:  “computação inteligente”.

A Computação Cognitiva não pode alcançar seu potencial sem um forte substrato de processamento semântico que executa através de diversas fontes de conteúdo. É bom ver que  Nova Spivack, em artigo recente, se refere ao IBM Watson nesse contexto. A tecnologia do projeto DeepQA incorpora abordagens semânticas em sua essência, equilibrando o uso de semântica estrita e rasas, alavancando muitas ontologias vagamente formadas para fornecer respostas precisas a perguntas em linguagem natural.

É possível ver a Computação Cognitiva na nuvem como o próximo patamar evolutivo para a Web Semântica. Mas isto exige que tenhamos um entendimento comum sobre a relação entre os conceitos de “Computação Cognitiva” e de “Computação Semântica.” A afinidade é bem clara.

A Computação Cognitiva refere-se à capacidade dos sistemas automatizados para lidar com consciência, crítica, lógica, atenção, modos de raciocínio. Computação Semântica facilita e automatiza os processos cognitivos envolvidos na definição, modelagem, tradução, transformação e consulta dos significados profundos de palavras, frases e conceitos.

Computação Semântica é o processamento de linguagem natural, o coração da Computação Cognitiva. Cientistas de dados usam ferramentas de Computação Cognitiva – processamento de linguagem natural, reconhecimento de padrões e aprendizado de máquina – para extrair a semântica implícita em fontes de conteúdo não estruturados. As entidades extraídas, os relacionamentos, fatos, sentimentos e outros artefatos são utilizados para formar as construções da Web Semântica – como ontologias RDF – que impulsionam a criação de índices, etiquetas, anotações e outros metadados.

Cognição, a máquina do pensamento racional, é vazia sem a semântica. Seria contraproducente para a indústria de análise de Big Data ir mais fundo em Computação Cognitiva sem trazer a Web Semântica para o coração desta nova era.



Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: A Computação Cognitiva pode promover a Web Semântica

Mensagempor Rafael Schonberg » Seg, 10 de Fevereiro 2014, 19:58

Skynet :medo:
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: A Computação Cognitiva pode promover a Web Semântica

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 13 de Fevereiro 2014, 15:43

Não haja dúvida que o desenvolvimento tecnológica caminha para isso mesmo, para a inteligência artificial autónoma. Seja qual for a vertente tecnológica, direta ou indiretamente, acaba por beneficiar de um sistema autónomo que certamente teremos no futuro. O que vai acontecer nessa altura? Não sei, só o tempo o dirá, mas que é algo perigoso, isso é. É uma faca de dois gumes, sem dúvida.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 45 visitantes

cron