Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 21:24 Pesquisa avançada

Mozilla e outros farão protestos em memória de Aaron Swartz

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Mozilla e outros farão protestos em memória de Aaron Swartz

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 3 de Fevereiro 2014, 2:00

Uma série de organizações e instituições que apoiam a liberdade de informação e a privacidade na internet estão organizando um protesto virtual para o dia 11 de fevereiro, em memória de Aaron Swartz, o programador que se suicidou após ser processado por violação de copyright pelo governo dos EUA. O Reddit e a Mozilla são dois dos nomes envolvidos na manifestação.

O movimento tem um nome tão grande quanto sua ambição: “Dia de Ação em Oposição à Espionagem em Massa, em Honra a Aaron Swartz e do aniversário do fim do SOPA”. A ideia é, na data, contatar legisladores e políticos de todo o mundo exigindo leis e regulações mais severas no que toca a obtenção de dados dos cidadãos e a vigilância eletrônica, em prol da privacidade dos cidadãos.

Além do Reddit, uma das maiores redes sociais da atualidade, e a Mozilla, produtora do navegador Firefox, outras instituições de luta pela liberdade na internet estão envolvidas no protesto. É o caso da Demand Progress, fundada por Swartz, a Free Press, que luta pelo fim da censura, e da Electronic Frontier Foundation, ONG americana que auxilia os envolvidos em acusações e processos judiciais relacionados ao mundo digital.

Além do envio de emails e mensagens para políticos, o protesto consiste na colocação de widgets nos sites dos interessados em participar e na assinatura de uma lista virtual de emails por meio do site oficial, The Day We Fight Back. A movimentação em redes sociais como Twitter e Facebook também é um dos focos da data.

Fundador do Reddit e um dos criadores da tecnologia RSS, Aaron Swartz se suicidou em 11 de janeiro de 2013. Ele estava sendo processado por utilizar a rede do MIT para baixar uma série de artigos científicos. Acusado de violar direitos autorais e invadir computadores, ele encarava uma pena de prisão de até 35 anos e US$ 1 milhão em multas.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Mozilla e outros farão protestos em memória de Aaron Swa

Mensagempor Exploit » Ter, 11 de Fevereiro 2014, 2:40

é hoje..

há mais notícias sobre isto?
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Mozilla e outros farão protestos em memória de Aaron Swa

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Fevereiro 2014, 0:33


Ainda não averiguei com cuidado o site, mas há um site para este protesto, onde os utilizadores podem assinar tal movimento. Atualmente, neste momento, já vão em 200.000 assinaturas e estão a aumentar a um ritmo considerável. O site é o seguinte:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes

cron