Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 12:42 Pesquisa avançada

Telegram: um clone opensource do WhatsApp

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Telegram: um clone opensource do WhatsApp

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Fevereiro 2014, 19:12


Clientes de mensagens instantâneas virou uma febre nos últimos dois ou três anos e tornaram-se tão populares que ninguém que usa um smartphone envia SMS ou mesmo efetua ligações. Se tiver um cliente que envia mensagens, certamente será por esse método que você irá se comunicar.

Ter a sua disposição, um aplicativo que permite enviar mensagens ilimitadas é algo realmente tentador, entretanto, não temos muitas aplicações de código aberto que são tão populares quanto um “Whatsapp” por exemplo. Aliás neste quesito, o WhatsApp é, sem dúvida, a aplicação mais popular existente atualmente.

Mas a realidade é que o WhatsApp é terrivelmente inseguro, como já foi relatado na Internet.. E alternativas ao WhatsApp existem muitas, como o Line. Mas mesmo aqueles que usam outras aplicações ainda mantém o WhatsApp instalado, justamente devido a sua popularidade. Vale ressaltar porém que o Line, assim como WhatsApp são de código fechado.

Entretanto, eis que surge mais uma boa aplicação para brigar. Mas essa é diferente da grande maioria. O fato de ter seu código fonte disponível já é motivo para uma análise mais profunda.  O aplicativo em questão é o Telegram.

Telegram é um cliente de mensagens instantâneas para iOS e Android. Ao contrário do WhatsApp, Telegram usa um sistema baseado em nuvem e é fortemente criptografado. Ele permite que você possa acessar suas mensagens a partir de vários dispositivos, e armazenar um número ilimitado de fotos ou vídeos em sua nuvem.

Telegram é gratuito e sem publicidade, e promete ficar assim até o fim dos tempos. Como WhatsApp, Telegram permite que você adicione contatos como pessoas cujo número de telefone que você tem armazenado na memória do seu celular ou smartphone, mas ela lhe dá a opção de bloquear todos os contatos que você quer diretamente a partir do menu de configuração, ou a partir do perfil de um usuário, e não escondido sob 20 cliques e um labirinto como o WhatsApp. Com o Telegram, você também pode ter conversas em grupo com até 200 contatos.

O criador do aplicativo desenvolveu seu próprio protocolo para gerenciamento de dados, aberto e seguro, otimizado para trabalhar com múltiplos centros de dados, que promete fazer algo serviço altamente seguro. Além de seu protocolo, a API e o código-fonte do Telegram são abertos e qualquer pessoa pode acessá-los.



Telegram é muito jovem, foi lançado para iOS em agosto de 2013, e para o Android em outubro do ano passado. Versões para Mac OS X e Windows (e, provavelmente, GNU/ Linux) estão em desenvolvimento por desenvolvedores independentes, utilizando a plataforma aberta do Telegram.

Telegram não é um projeto comercial e seus desenvolvedores não pretendem ganhar dinheiro com isso, ou vender publicidade de qualquer espécie. Por enquanto, é totalmente financiado por seus criadores e Nikolai Pavel Durov, que dizem que se o dinheiro se esgotar, em seguida, convidarão a comunidade a fazer doações.

Inicialmente você pode achar que se trata de um simples clone do WhatsApp, porque parece quase exatamente como o azul do concorrente. Mas aos poucos você começa a perceber as diferenças, e as diferenças que o tornam melhor. Uma das melhores características é a opção para iniciar uma conversa secreta.



O Telegram tem ainda um recurso de mensagens criptografadas entre os usuários que não deixam rastro em seus servidores e, além destruir de acordo com o tempo que você determinar. Essas conversas não têm acesso à nuvem e só pode acessá-las a partir do dispositivo em que foram enviados.

Depois de enviada a mensagem é apagada do seu dispositivo e de seu amigo. Simplesmente desaparece. Nenhum dos usuários pode encaminhar mensagens de bate-papos segredos, e uma vez que você terminar uma conversa secreta, você impede que o outro usuário continue a enviar mensagens. Realmente parece uma rocha.

Telegram aceita colaboradores, e como um projeto aberto você pode participar do desenvolvimento. Finalmente, se você acha que pode quebrar a segurança de Telegram, há uma recompensa por 200 mil dólares para tal façanha.

Ficou curioso? Então visite o site oficial e saiba mais: https://telegram.org.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Telegram: um clone opensource do WhatsApp

Mensagempor Ron Alon » Dom, 2 de Fevereiro 2014, 13:43

Só falta ficar disponível pro Firefox OS!
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Telegram: um clone opensource do WhatsApp

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 2 de Fevereiro 2014, 14:53

Visto que é código aberto a coisa torna-se muito facilitada. É só preciso o Firefox ter público suficiente que haverá certamente alguém que irá trazer o Telegram para o FirefoxOS! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Telegram: um clone opensource do WhatsApp

Mensagempor jeanrl » Dom, 2 de Fevereiro 2014, 21:05

Uma coisa q achei legal é q pode-se acessar a mesma conta por vários dispositivos, com o Whatsapp eu não consigo, por exemplo, no meu tablet eu só tenho dados, sendo assim não tenho como habilitar ele, pois não tem número para receber msg, agora no Telgram parece q consigo romper este limite.

Boa dica.

jeanrl
 
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Agosto, 2013

Re: Telegram: um clone opensource do WhatsApp

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 2 de Fevereiro 2014, 21:18

Eu não utilizo o WhastApp, o meu tarifário não me obriga a essas coisas. No entanto, é um serviço que acho muito interessante, sem dúvida. Mas fiquei surpreendido com isso que você disse @jeanrl, se isso for verdade é uma limitação muito grande. :roll:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Telegram: um clone opensource do WhatsApp

Mensagempor jeanrl » Dom, 2 de Fevereiro 2014, 21:38

@claudio no Whatsapp eu até hoje não consegui por causa da limitação q falei (no tablet só uso dados), só se tiver outra forma q eu não saiba.

jeanrl
 
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Agosto, 2013

Re: Telegram: um clone opensource do WhatsApp

Mensagempor Ron Alon » Seg, 3 de Fevereiro 2014, 20:23

jeanrl (02-02-2014, 20:38) escreveu:@claudio no Whatsapp eu até hoje não consegui por causa da limitação q falei (no tablet só uso dados), só se tiver outra forma q eu não saiba.


Salva os dados do WhatsApp e manda pra pasta que está no Tablet.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Telegram: um clone opensource do WhatsApp

Mensagempor Ron Alon » Seg, 3 de Fevereiro 2014, 20:23

Tentei o Telegram no meu celular e no do meu namorado. Nenhum deles deu certo. Um não reconheceu que o outro tinha o aplicativo instalado. Talvez melhore numa próxima.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Telegram: um clone opensource do WhatsApp

Mensagempor jeanrl » Seg, 3 de Fevereiro 2014, 20:27

Blz @ron vou tentar, valeu amigão!

jeanrl
 
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Agosto, 2013

Re: Telegram: um clone opensource do WhatsApp

Mensagempor Ron Alon » Seg, 3 de Fevereiro 2014, 20:27

jeanrl (03-02-2014, 19:27) escreveu:Blz @ron vou tentar, valeu amigão!


Nada, cara! :)
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Próximo

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes