Bem-vindo: Qui, 18 de Abril 2024, 7:35 Pesquisa avançada

Facebook deve perder 80% dos seus usuários em três anos

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Facebook deve perder 80% dos seus usuários em três anos

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 31 de Janeiro 2014, 0:39

O maior e o mais popular site de rede social do mundo deve perder força nos próximos três anos. É o que diz o estudo realizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, divulgado na última semana. De acordo com a pesquisa, o Facebook perderá um total de 80% dos seus usuários até 2017.

O estudo foi realizado com base nos dados públicos de pesquisa do Google comparando o Facebook com o Myspace. A íntegra da pesquisa está disponível em inglês (PDF), no site da universidade.

“O crescimento do Facebook chegará ao fim rapidamente, muito parecido com uma doença infecciosa que se espalha rapidamente e morre de repente.” dizem pesquisadores de Princeton.

O grupo está usando doenças epidêmicas para exemplificar os ciclos das mídias sociais. De acordo com os pesquisadores, um indivíduo adota a rede social por que seus amigos estão lá. Assim como as doenças, as ideias se espalham rapidamente por meio do contato comunicativo entre diferentes pessoas que as compartilham uns com os outros, explica a pesquisa americana.

E a “recuperação” dessa doença está na perda de interesse ao logo do tempo dos amigos pelo Facebook. “As ideias, assim como as doenças, foram mostradas para espalhar de forma contagiante entre as pessoas antes de finalmente morrer, e foram descritas com sucesso com modelos epidemiológicos”, relatam. Assim, a pesquisa prevê que o Facebook irá sofrer um declínio rápido e 80% dos seus usuários que devem abandonar a rede social entre 2015 e 2017.



Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Facebook deve perder 80% dos seus usuários em três anos

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 31 de Janeiro 2014, 21:08

Tanto tempo? Pelo que tenho visto nas redes sociais, o pessoal já anda farto daquilo, apanhando com cada "seca". De início, como não se falavam muito, tinham muito para contar, mas agora... Já contaram tudo o que tinham para dizer (mesmo o que não deviam contar :facepalm: ) e não têm mais nada para conversar, sem que recebam do outro lado: «Já contaste isso ¬.¬ » :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Facebook deve perder 80% dos seus usuários em três anos

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Fevereiro 2014, 0:07

Não acho que seja assim. Na verdade o Facebook continua a ser algo surpreendente comparativamente com há 7 anos ou mais atrás, por isso prever algo assim é muitíssimo dificil. Num mundo tão tecnológico é necessário que apareça algo melhor, que faça melhor. Fazer melhor significa juntar ainda mais as pessoas online e isso é algo bastante dificil.

Claro que a questão do ciclo vicioso do "amigo deixa e eu também deixo" é real, mas o facto de tudo ser simples de partilhar e falar é algo muito dificil de superar e só empresas com facilidades é que poderão ultrapassar. Falo de empresas como Samsung, Nokia, Apple é que poderão fazer algo assim tão rápido para superar o facebook.

Mas lá está, só o tempo o poderá dizer. Até porque acredito que coisas como o Google Glass poderão mudar o rumo da vida digital para algo completamente imprevisível!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Facebook deve perder 80% dos seus usuários em três anos

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 1 de Fevereiro 2014, 0:19

Claudio Novais (31-01-2014, 23:07) escreveu:Não acho que seja assim. Na verdade o Facebook continua a ser algo surpreendente comparativamente com há 7 anos ou mais atrás, por isso prever algo assim é muitíssimo dificil. Num mundo tão tecnológico é necessário que apareça algo melhor, que faça melhor. Fazer melhor significa juntar ainda mais as pessoas online e isso é algo bastante dificil.

Claro que a questão do ciclo vicioso do "amigo deixa e eu também deixo" é real, mas o facto de tudo ser simples de partilhar e falar é algo muito dificil de superar e só empresas com facilidades é que poderão ultrapassar. Falo de empresas como Samsung, Nokia, Apple é que poderão fazer algo assim tão rápido para superar o facebook.

Mas lá está, só o tempo o poderá dizer. Até porque acredito que coisas como o Google Glass poderão mudar o rumo da vida digital para algo completamente imprevisível!

Eu não diria, e o problema sabes qual é? Justamente o facto de terem demorado muito a apresentar tecnologias capazes de conciliar tudo isso. Quando o GG sair, já o pessoal não quer saber disso... O pessoal até já só é capaz de ir ao FB, só para ver se alguém disse alguma coisa de interesse e depois volta ao que estava a fazer antes...

Se passeares um pouco pelas redes sociais e leres bem o que por lá partilham, vais ver que o pessoal caiu no aborrecimento, e se não fosse os jogos, aquilo já estava às moscas!

Aliás, eu só mantenho o FB por dois motivos, Família e Ubuntued! De resto bem podia ir pelo ralo abaixo xD já que posso contactar os restantes contactos via e-m@il ou mensagem instantânea.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Facebook deve perder 80% dos seus usuários em três anos

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Fevereiro 2014, 0:22

Mas isso és tu! Há uma infinidade de pessoal que o usa diariamente e muito ativamente. Noto também que o instagram muito provavelmente foi uma excelente compra pois noto que há muita gente que anda a usar o facebook para partilhar o que faz no instagram.

Para além disso, por muito que não usem o Facebook, o Google+ não me parece que seja a solução para quem menos o usa. E sem ser esse, hi5, pinterest, Socl, é tudo projetos muito longínquos das "necessidades" digitais das populações.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Facebook deve perder 80% dos seus usuários em três anos

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 1 de Fevereiro 2014, 0:39

Claudio Novais (31-01-2014, 23:22) escreveu:Mas isso és tu! Há uma infinidade de pessoal que o usa diariamente e muito ativamente. Noto também que o instagram muito provavelmente foi uma excelente compra pois noto que há muita gente que anda a usar o facebook para partilhar o que faz no instagram.

Para além disso, por muito que não usem o Facebook, o Google+ não me parece que seja a solução para quem menos o usa. E sem ser esse, hi5, pinterest, Socl, é tudo projetos muito longínquos das "necessidades" digitais das populações.

Não sou só eu, tem lá calma pah... Se fizeres um levantamento disto, vais ver as respostas. Até já há páginas que se queixam da falta de Likes nas suas partilhas... Para além da falta de comentários... É preciso surgir uma notícia bombástica nas notícias (veja-se bem, na TV ou na rádio) para as redes sociais serem inundadas por utilizadores (os servidores até devem sentir tal impacto xD ).

Agora, falando mesmo a sério, tu que trabalhas (tal como eu), tens tido muito tempo para ir ao FB ou outra rede social? Se o FB de repente deixasse de funcionar, fazia-te assim tanta diferença ao teu dia-a-dia (a menos que tenhas de trabalhar sobre o FB)?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Facebook deve perder 80% dos seus usuários em três anos

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Fevereiro 2014, 1:35

A mim nunca fez muita diferença. No entanto, basta olhar numa universidade ou até no trabalho e repara-se logo que é sem dúvida a página mais comum. ;) E isto é apenas nichos pelos quais tenho contacto.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Facebook deve perder 80% dos seus usuários em três anos

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 1 de Fevereiro 2014, 1:46

Claudio Novais (01-02-2014, 0:35) escreveu:A mim nunca fez muita diferença. No entanto, basta olhar numa universidade ou até no trabalho e repara-se logo que é sem dúvida a página mais comum. ;) E isto é apenas nichos pelos quais tenho contacto.

Bom, no meu local de trabalho, isso é difícil de acontecer xD dado que não temos acesso à internet nos nossos PC's, logo não há distracções na Web :p
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Facebook deve perder 80% dos seus usuários em três anos

Mensagempor Xterminator » Sáb, 1 de Fevereiro 2014, 2:06

Será que vai fazer falta?
Tipo em minha casa somos 3, eu a patrõa e a filha, paticamente não usamos facebook, mas às vezes por causa dos amigos acabamos acessando, só que no meu caso "eu venho dos tempos áureos do orkut", o facebook não tem nada a me oferecer, pode até parecer injúria para os fans do Face, mas o orkut apesar do monte de joio que tinha, bastava separar e lá existiam comunidades para discutir de tudo, desde receitas e músicas até física quântica e etc... e no facebook o que tem? não existem comunidades para discussão, e isto para mim é o que mais interessa, então se for já vai tarde ;-)

PS: Fazem uns 4 ou 5 anos que exclui minha conta do orkut, sei que em alguns países isto nem existe mais, mas até; creio eu que em 2009 o orkut era febre no Brasil, mas como o teste que foi feito, isto é como uma doença ou você se cura ou morre.
Seria uma boa o google implementar pelo menos os fóruns no G+, que para mim também não oferece nada de interessante, pois o modelo é o mesmo do Facebook.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Facebook deve perder 80% dos seus usuários em três anos

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 2 de Fevereiro 2014, 21:29

Eu acho muito difícil ele terminar. Como digo, não o utilizo com frequência, no entanto admito que ele tem inúmeras funcionalidades excelentes. Para além do Chat ser algo extraordinariamente eficiente e utilizado pelas pessoas, a parte da definição de eventos é algo que acho muito bom. Eles conseguiram fazer um trabalho muito bom, pois para além de ser algo simples de se convidar as pessoas e elas dizerem se vão ou não, ainda permite inserir descrições, horários, imagens e até locais. Com a definição do local do evento, o Facebook ainda avisa a meteorologia para o dia do evento.

Como digo, eu não uso e nunca criei um evento, por exemplo. No entanto, já me convidaram várias vezes e reparei nesses pormenores que sinceramente acho muito bom!

Claro que há muitas falhas e uma delas é claramente essa que o Xterminator refere, a falta de uma funcionalidade de discussão mais organizada. Sobre o G+, continuo a achar que ele não é algo bom para o utilizador normal. Acho-o geek e para esse tipo de pessoas é muito bom, mas de resto não o acho tão bom.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 49 visitantes

cron