Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 12:45 Pesquisa avançada

Intel conclui versão de 64-Bit do Android para ...

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Intel conclui versão de 64-Bit do Android para ...

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 13 de Janeiro 2014, 21:21

... smartphones x86




Agora fabricantes já podem instalar o sistema em seus aparelhos, e desenvolvedores começar a otimizar seus aplicativos.

A Intel anunciou que concluiu o desenvolvimento de uma versão de 64-Bit do sistema operacional Android para processadores x86. Com isso, o software está pronto para ser usado em smartphones baseados no processador Merrifield, um Atom de 64-Bit, que devem chegar ao mercado neste ano.

Mas a versão de 64-Bit do Android pode chegar antes aos tablets. Segundo a empresa aparelhos baseados em um processador Atom de codinome Bay Trail estarão disponíveis na primeira metade deste ano. A expectativa é de que os aparelhos custem, no exterior, a partir de US$ 150.

Com o desenvolvimento completo, os fabricantes podem começar a integrar suas próprias interfaces ao sistema e adaptá-lo aos seus aparelhos. A Intel espera que os desenvolvedores criem aplicativos otimizados para aparelhos com processadores Atom e um sistema de 64-Bit.

Mais detalhes sobre a versão de 64-Bit do Android e o processador Merrifield, que foi projetado para uso em smartphones topo de linha, devem ser divulgados pela Intel durante o Mobile World Congress em Barcelona, em Fevereiro. A empresa não falou sobre smartphones durante a CES, onde focou em tablets, híbridos e wearables, eletrônicos projetados para uso junto ao corpo.

Foi a Apple que iniciou a corrida pelos 64-Bit em smartphones com o lançamento do iPhone 5S e seu processador A7, um ARM baseado em um projeto próprio, em Setembro passado. A maioria dos smartphones e tablets no mercado usa processadores ARM de 32 Bits. Uma das vantagens da nova tecnologia é a capacidade de trabalhar com mais de 4 GB de RAM, algo desejável à medida em que os dispositivos móveis ocupam cada vez mais o papel dos PCs convencionais.

A Intel vem tentando abrir espaço no mercado de smartphones, e adotou o Android como o sistema operacional favorito para aparelhos baseados em seus chips,. Uma versão de 64-Bit pode lhe dar uma vantagem sobre rivais como a Qualcomm e STMicroElectronics, que já anunciaram processadores ARM de 64-Bit, e a Samsung, que não está muito longe disso.

O processador Merrifield será produzido em um processo de 22 nanômetros. Em Novembro a Intel atualizou seu “roadmap” de futuros produtos e incluiu nele novos processadores para smartphones que devem chegar ao mercado na segunda metade deste ano.

Na CES a empresa disse que tablets baseados no processador Bay Trail rodando uma versão de 64-Bit do Windows 8.1, estarão disponíveis no primeiro trimestre deste ano. Já os tablets equipados com processadores da família Haswell rodam nativamente a mesma versão de 64-Bit do Windows usada em PCs desktop e notebooks.

Fonte: Br-Linux e Computer World e Revista Espírito Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 33 visitantes

cron