Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 22:35 Pesquisa avançada

Prepare-se: o Open Source vai mudar o ritmo da inovação ...

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Prepare-se: o Open Source vai mudar o ritmo da inovação ...

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 11 de Janeiro 2014, 10:39

... social!




O acompanhamento mais usual para a palavra social são vocábulos como desigualdade,problema, assistência e outras expressões que compõem a agenda negativa do social. Em um mundo tão injusto, nada mais natural do que nos preocuparmos com as enormes distâncias que separam os bem e os mal nascidos, os bem e os mal educados, os bem e os mal nutridos.

Existe, no entanto, uma agenda positiva do social. São numerosos os exemplos que temos de revolução social, transformação social, tecnologia social.

Tomemos agora a palavra inovação. Quem são os maiores usuários desse verbete? Os gigantes do mundo empresarial, os desenvolvedores e financiadores de novas tecnologias que vêm para sacudir a poeira e nos encher de iPhones e outras quinquilharias.

Mas um outro cenário de inovação, criado longe dos domínios da propriedade intelectual e dos grandes conglomerados de empresas, começa a ganhar força. O mundo do open source, expressão consolidada na Tecnologia da Informação, e que agora invade rapidamente outros domínios do conhecimento e do consumo.

E o que acontece quando pensamos em inovação social Open Source?

Surge o projeto Open Source House, que pretende fornecer casas melhores e mais sustentáveis para habitantes de países em desenvolvimento. Tudo concebido e executado por meio de uma plataforma de criação totalmente aberta e livre.

Aparece um polonês que quer abrir os projetos das 50 máquinas que sustentam a civilização contemporânea.

Se aprendermos a somar Inovação + Social + Open Source, as coisas vão mudar mais rápido.

Por Igor Oliveira.

Fonte: Revista Espírito Livre e Semente


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 32 visitantes

cron