Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 3:29 Pesquisa avançada

Conheça a licença RobinRight: de graça pra quem precisa ...

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Conheça a licença RobinRight: de graça pra quem precisa ...

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 11 de Janeiro 2014, 10:35

Imagem

... e pago para quem pode e deve pagar




De graça pra quem precisa e pago para quem pode e deve pagar. Essa é a premissa inicial da licença ⒶRobinRight.A licença se fundamenta fortemente no conceito P2P de compartilhamento e de licenças livres como GNU GPL, Mozilla e também Creative Commons.

Segundo o autor, toda obra licenciada por ⒶRobinRight pode ser utilizada de forma gratuita por pessoas, (mas pessoas físicas, reais, aquelas que te apertam a mão e te dão bom dia). Essas, assim como você, poderão utilizar a obra como quiserem. O criador da licença pergunta: “Escassez para que se tem para todo mundo?”

“Ninguém deve pagar para se enriquecer com uma criação. Mas isso se o enriquecimento for da alma, porque todo valor gerado em razão do uso da obra deve também ser compartilhado. Assim como o conhecimento, que deve percorrer cada um de nós, o ganho deve fazer a mesma trajetória, sem nenhuma exploração, ou concentração, seguindo o mesmo fluxo. A ideia é simples. O autor libera ao mundo sua obra sem cobrar nada por isso. Se alguém, no uso dessa liberdade, achar que dinheiro é em ordem, nada mais justo que o autor também receba seu pedaço de terra. Chega de latifúndio.

Toda obra é fruto não apenas de seu inventor, mas do ambiente que o cerca. Somos todos criação de nossa sociedade, do que lemos, ouvimos, vivemos. Devemos a ela nossa inspiração, nossa possibilidade de pensarmos adiante. Não queremos perpetuar velhas estruturas, ganhando às custas de todos e ficando sozinhos com o bolo. Por isso, a riqueza gerada deverá ser repartida com o autor, mas também com a humanidade, por meio da destinação de um percentual a projetos de renda básica incondicional.”


Segundo o autor da licença, usar a ⒶRobinRight demonstra uma característica muito importante: a vontade de compartilhar. E ao que parece o seu uso pode ser feito por artistas, leitores, autores, editores, gravuristas, programadores, entre outros.

E justamente buscando ser livre, o autor entende que a liberdade também merece ser compartilhada e levada adiante. Por isso, toda criação derivada de obra ⒶRobinRight segue o mesmo caminho, e nasce ⒶRobinRight.

Quer saber mais a respeito? Então veja o vídeo do autor desta nova licença:



Com informações do site ⒶRobinRight.

Fonte: Revista Espírito Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 23 visitantes

cron