Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 15:32 Pesquisa avançada

NSA desenvolve computador capaz de decifrar qualquer código

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Re: NSA desenvolve computador capaz de decifrar qualquer cód

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 4 de Janeiro 2014, 0:53

Miguel Fonseca (03-01-2014, 23:45) escreveu:Boas Cláudio, as Leis já existem!!

Eles não as respeitaram, não as respeitam e nunca as irão respeitar!!

Quem detém o Poder, faz aquilo que lhe apetece!

E nada podemos fazer, pois somos o elo mais fraco! Adeus! :desdentado:

Hasta.

Aqui está o que referi nos dois tópicos anteriores, devido à evolução, as máquinas (tal como o Homem) vêem que podem contornar as Leis/Regras, como tal... Ninguém estará a salvo... Mas isto é tudo no campo da teoria, porque na prática, segundo a linha de tendência da tecnologia actual, dificilmente lá chegaremos (estamos num beco).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: NSA desenvolve computador capaz de decifrar qualquer cód

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Dom, 5 de Janeiro 2014, 15:53

Se eu criar um código, em que só eu sei a chave, baseado em nenhum conhecido ou ainda feito, garanto que nenhum computador quântico o vai descobrir. A não ser que seja um computador capaz de ler a mente. E se for assim, não decifrou, "roubou".
35mm", aqui bloga-se!
Avatar do usuário
Ricardo JM Vieira
 
Mensagens: 203
Registrado em: 10 Junho, 2011
Localização: Planeta Terra

Re: NSA desenvolve computador capaz de decifrar qualquer cód

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 5 de Janeiro 2014, 18:42

Ricardo JM Vieira (05-01-2014, 14:53) escreveu:Se eu criar um código, em que só eu sei a chave, baseado em nenhum conhecido ou ainda feito, garanto que nenhum computador quântico o vai descobrir. A não ser que seja um computador capaz de ler a mente. E se for assim, não decifrou, "roubou".

Não necessariamente, se o Ricardo pensou nisso, certamente alguém pensará também isso. Ora, como na teoria, o computador será dotado de super-inteligência, i.e., poderá superar o génio do ser Humano, possivelmente poderia pensar no mesmo que o Ricardo pensou... Logo a chave surgia do nada, sem ter de andar a "roubar" através da leitura da sua mente! :lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: NSA desenvolve computador capaz de decifrar qualquer cód

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 5 de Janeiro 2014, 19:38

@Ricardo, eu já estudei estas questões de criptografia quântica há uns bons anos atrás, numa cadeira que nem me lembro qual (acho que era de física II). De facto, em teoria, tudo é alcançável com tecnologia dessas e a solução está na utilização de criptografia quântica em que caso haja uma leitura intermédia, ela fica alterada e o receptor sabe imediatamente que houve essa interferência na comunicação.

Sobre a questão da criptografia que só eu sei o que pus na password, um dos exercícios mais simples que se faz no primeiro ano da Universidade (no meu curso claro) é um exercício de programação funcional onde se tem de implementar um descodificador de duas das cifras mais simples: Cifra de César e de Vigenère. São extremamente simples, de facto, mas a verdade é que são igualmente difíceis de descodificar. Coisa que, pelo menos no meu ano, foi bastante simples de decifrar com a ajuda da extraordinária programação funcional.

Estou a dizer isto, porque já nas coisas minimamente complexas são muito simples de serem descodificadas com programadores iniciantes. Quanto mais com programação mais avançada e com recursos quase infinitos.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: NSA desenvolve computador capaz de decifrar qualquer cód

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Dom, 5 de Janeiro 2014, 22:15

Eu acho que não será tão simples assim. Acredito que um dia teremos uma super inteligência, capaz de decifrar todo o conhecimento "quase do nada", mas ainda faltará muito tempo. Atualmente, não acredito que exista um computador capaz de decifrar qualquer código. Simplesmente porque ainda funciona de forma lógica. Ainda obedece a padrões estabelecidos. Não tem em conta a imprevisibilidade do ser humano. Se eu (ou outra pessoas) imaginar uma cifra com números, letras, imagens e sei lá que mais, ele não o vai descobrir. Does not compute.
35mm", aqui bloga-se!
Avatar do usuário
Ricardo JM Vieira
 
Mensagens: 203
Registrado em: 10 Junho, 2011
Localização: Planeta Terra

Re: NSA desenvolve computador capaz de decifrar qualquer cód

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 5 de Janeiro 2014, 23:37

Agora é que disseste tudo, ao ser lógico o computador à partida tem logo vantagem sobre o Humano! xD

Mas sim, há muitas cifras complexas, basta ver as chaves RSA usadas no SSH por exemplo. Eu recordo-me que "tive de transpirar" para conseguir uma boa chave aleatória! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: NSA desenvolve computador capaz de decifrar qualquer cód

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 6 de Janeiro 2014, 0:04

Ricardo JM Vieira (05-01-2014, 21:15) escreveu:Eu acho que não será tão simples assim. Acredito que um dia teremos uma super inteligência, capaz de decifrar todo o conhecimento "quase do nada", mas ainda faltará muito tempo. Atualmente, não acredito que exista um computador capaz de decifrar qualquer código. Simplesmente porque ainda funciona de forma lógica. Ainda obedece a padrões estabelecidos. Não tem em conta a imprevisibilidade do ser humano. Se eu (ou outra pessoas) imaginar uma cifra com números, letras, imagens e sei lá que mais, ele não o vai descobrir. Does not compute.

Quem disse que o ser Humano é imprevisível? :sneaky: A curto prazo pode parecer, mas a longo prazo, não o é... Prova disso são os Ads e as Redes Sociais. Penso que não preciso de mais argumentos!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: NSA desenvolve computador capaz de decifrar qualquer cód

Mensagempor Exploit » Seg, 6 de Janeiro 2014, 2:03

Quando é que alguém prende estes tipos?
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: NSA desenvolve computador capaz de decifrar qualquer cód

Mensagempor José Craveiro » Ter, 7 de Janeiro 2014, 18:06

Exploit (06-01-2014, 1:03) escreveu:Quando é que alguém prende estes tipos?


Dificilmente se prende quem tem poder para prender, esta é uma das frases mais simplistas que existem e dificilmente é desacreditada!
Li um tanto na diagonal os posts até aqui e custa-me um pouco a entender a lógica de tanta histeria à volta deste que parece ser o bicho papão da atualidade, e tratando-se de uma organização comandada por um organismo governamental ainda mais me espanta, digo isto porque a visão que tenho de mim próprio como user, bem como de muitos outros milhões, é que a menos que tenha disseminado através de diversas formas um elevado grau de exposição de algo que eventualmente me comprometa como pessoa, como cidadão e ou que isso possa ser interpretado como um risco acrescido à luz de medidas de alta segurança (para além de poder ter a cabeça a prémio, já não era um qualquer... :desdentado: ), acho que toda esta convulsão à volta disto me parece um tanto exagerada. 8)

Tenho vindo a acompanhar de várias fontes vários documentários e até matéria impressa que têm como base esta que é já considerada uma autêntica febre, escusado será dizer "nesta altura do campeonato" que quaisquer investigações que estejam e venham a decorrer têm objetivos e alvos muito concretos que nem por sombras atingem pessoas como nós, o comum dos mortais como tantas vezes dizemos, mas se repararmos bem, não passamos disso mesmo, claro, a menos que o nosso envolvimento em algo considerado um desses alvos específicos se torne uma realidade, cada um dirá por si. :) Já agora (passo a redundância), haverão registos vindos de algum lado de alguma diminuição significativa de tráfego por via desta espécie de medo tão amplamente disseminada? :)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: NSA desenvolve computador capaz de decifrar qualquer cód

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 8 de Janeiro 2014, 0:31

Bom, na verdade, você tem quase razão. Meros peões, que somos, nesta batalha pouca diferença fazem e eles pouco se interessam. No entanto, basta pensar em duas coisas: somos médias que eles podem analisar; e caso sejamos algo importante podemos facilmente ser um alvo a abater legalmente caso tenhamos alguma "brecha" nas conversas privadas que temos.

Ora, acho que apesar de ser meros peões do xadrez da vida, na verdade um cargo de político ou de gestor de uma grande empresa está ao alcance de qualquer de nós. Não é para todos, verdade, mas qualquer um pode sê-lo e já vimos muita gente a ter as suas vidas mudadas radicalmente em pouco tempo. Nesse sentido facilmente passamos a ser um número importante que poderemos estar nas mãos de agências (ou mais precisamente empresas potencialmente concorrentes) e que deixamos de ser peões.

Um outro ponto a termos em conta é que nunca sabemos quando passamos a ser um alvo. Basta relembrar que há uns anos atrás, houve um detetive particular que ficou conhecido por andar a investigar pessoas por suspeitas dos cônjuges, por exemplo. Esse detetive tinha conhecimentos dentro de empresas de telecomunicações portuguesas e conseguia acompanhar (encontrar) facilmente os alvos. Como vê este é um simples exemplo que quase qualquer um de nós pode estar a ser alvo e que com estes problemas graves de falta de privacidade nos torna muito vulneráveis.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 42 visitantes

cron