Bem-vindo: Qui, 18 de Abril 2024, 16:49 Pesquisa avançada

Conectar os metadados aos usuários é fácil, 2º pesquisadores

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Conectar os metadados aos usuários é fácil, 2º pesquisadores

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 1 de Janeiro 2014, 15:31

Quando foi revelado que a NSA rastreava telefones, a Agência Nacional de Inteligência foi rápida em afirmar que não estava escutando as ligações. Mas ela está espionando para quem você liga, quando você faz isso e por quanto tempo – em resumo, os seus metadados. As alegações de que os metadados são anônimos não deixaram ninguém mais tranquilo, especialmente agora: pesquisadores de Stanford afirmam que conectar os metadados aos usuários não é só fácil: é trivial.

Jonathan Mayer e Patrick Mutchler coletaram 5.000 números de telefone de voluntários usando um aplicativo para Android desenvolvido por eles especialmente para o projeto de pesquisa. Em uma varredura preliminar de informações no Yelp, Google Places e Facebook, os dois pesquisadores foram capazes de ligar 27% dos números ao nome de seus donos. Quando eles analisaram os dados com mais profundidade – googlando 100 números de telefone individualmente – eles conseguiram descobrir quem eram os donos de 60 números em apenas uma hora.

Depois, para simular a capacidade de análise de dados de uma organização enorme e poderosa como a NSA, Mayer e Mutchler colocaram todos os números no Intelius, um serviço que serve basicamente para descobrir quem são os donos de números de telefone e para stalkear pessoas. Isso, combinado aos outros métodos utilizados pelos pesquisadores, fez com que fosse possível ligar 91 de cada 100 números a um indivíduo ou empresa.

Lembre-se de que a NSA se defendeu dizendo que as empresas de telefonia só precisavam entregar os números de telefone e não os nomes de seus donos. Só que o FBI pode emitir uma Carta Nacional de Segurança, documento que não exige supervisão judicial, mas faz com que as empresas de telefonia sejam obrigadas a revelar nomes. Mesmo que este não fosse o caso, se os dois acadêmicos fizeram o experimento com um orçamento apertado e conseguiram uma precisão de 91%, não é difícil acreditar que uma organização como a NSA pode alcançar os outros 9% com uma mão nas costas.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conectar os metadados aos usuários é fácil, 2º pesquisad

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 1 de Janeiro 2014, 16:16

:obvio:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conectar os metadados aos usuários é fácil, 2º pesquisad

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 1 de Janeiro 2014, 16:34

Não sei se as coisas serão exatamente dessa maneira, até porque eles precisaram de fazer coisas como modificar hardware e até possivelmente fazer contratos obscuros por intermédio de leis "no mínimo estranhas".

Em todo o caso, havendo uma boa quota de realidade neste estudo dos pesquisadores e sabendo tudo isso presente nos dois links acima, acho que definitivamente eles têm um poder gigantesco. Infelizmente.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conectar os metadados aos usuários é fácil, 2º pesquisad

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 1 de Janeiro 2014, 17:43

Claudio Novais (01-01-2014, 15:34) escreveu:Não sei se as coisas serão exatamente dessa maneira, até porque eles precisaram de fazer coisas como modificar hardware e até possivelmente fazer contratos obscuros por intermédio de leis "no mínimo estranhas".

Em todo o caso, havendo uma boa quota de realidade neste estudo dos pesquisadores e sabendo tudo isso presente nos dois links acima, acho que definitivamente eles têm um poder gigantesco. Infelizmente.

Uma coisa é associar pessoas a números (que é o teor da notícia), outra é aceder a conteúdos pessoais não públicos (que é o que referes neste teu comentário).

Eu, por exemplo, não tenho o meu número de contacto atribuído em alguma lista de contactos, o que por si só indica que só eu é que supostamente saberia que eu tinha este número. Já a rede, apenas poderia associar a factura desse número à pessoa se esta comprar o conjunto cartão + telemóvel, ou se tiver registo na página da Operadora.

Ora se tivermos obtido o cartão sem nos termos identificado perante a operadora, só nós saberemos a quem é que pertence o número. Se o hardware também for desconhecido, i.e., o IMEI do produto não está directamente associado à nossa pessoa, ou se for totalmente desconhecido, a associação do número à nossa pessoa, apenas será possível por descuido nosso, i.e., se o expusermos numa rede social ou o partilharmos com alguém por vias não seguras.

É nesta última parte que recai esta notícia. As pessoas querem ter tanta privacidade, queixam-se disto e daquilo, mas na realidade, elas é que acabam por facilitar todo este trabalho de associação de metadados a eles próprios, tudo por não terem boas práticas de segurança/privacidade!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conectar os metadados aos usuários é fácil, 2º pesquisad

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 2 de Janeiro 2014, 1:31

Quando fui buscar os exemplos estava a centrar-me também nos dispositivos móveis, mas sim, concordo.

Em todo o caso, o facto de ser bastante fácil triangular posições (há em portugal alguns agentes contratados para espiar outras pessoas que já afirmaram que conseguiam fazer estas coisas) e de associar pessoas através de mensagens ou chamadas feitas a amigos, a coisa claramente perde todo o controlo na questão de privacidade. Mas acho que neste aspeto toda a gente já sabe disso.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 52 visitantes

cron