Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 21:33 Pesquisa avançada

Steam OS está disponível para download (mas ainda limitado)

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Steam OS está disponível para download (mas ainda limitado)

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 12 de Dezembro 2013, 22:50


Valve lança o seu sistema de para jogos baseado em Linux

A Valve anunciou nessa sexta-feira 13 o lançamento do Steam OS, o sistema operacional baseado em Linux da empresa que será utilizado nas Steam Machines, um novo console que deverá ser lançado no ano que vem.

O Sistema só está disponível para download para os desenvolvedores e para 300 sortudos que serão beta-testers e receberam um console com configurações diferentes.

O Steam OS é um passo muito grande para a entrada de games no mundo Linux, a biblioteca Steam para Linux já com com mais de 400 títulos e esse número aumenta a cada dia.

Uma Steam Machine é basicamente um computador compacto, com peças de boa e ótima qualidade, você pode dar uma olhada no interior de uma Steam Machine neste artigo que escrevemos.

Você pode acessar a página de download através deste link, depois que sair da fase de testes o sistema deve estar disponível para que qualquer pessoa possa baixar.

Se você tiver um tempinho dê uma olhada no artigo que apresentamos o controle de uma Steam Machine, a proposta é usar o joystick como um substituto digno do mouse e do teclado.

Fonte: DioLinux e Steam








Notícia anterior:

SteamOS será disponibilizada para download amanhã!



A Valve anunciou que os 300 exemplares das suas Steam Machines e dos seus Steam Controllers começam a ser enviados nesta sexta-feira 13 aos usuários selecionados entre os que se candidataram a participar dos testes.

Ao contrário do que anunciou originalmente, eles não foram escolhidos mundialmente, e a seleção se limitou aos que se inscreveram a partir dos EUA. A empresa informa que essa decisão foi tomada em razão de barreiras regulatórias.

Na mesma data em que começarem a ser enviados os protótipos, o SteamOS será disponibilizado para download aos usuários e empresas interessados. Mas a Valve sugere que os usuários em geral aguardem até 2014 para fazer o download de uma versão posterior, pois a que será disponibilizada agora é voltada a hackers intrépidos.


Fonte: Br-Linux e Steam Universe


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: SteamOS será disponibilizada para download amanhã!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 13 de Dezembro 2013, 0:05

A Valve parece estar a apostar tudo neste projeto! É incrível como eles estão a apostar tanto. Bom, vendo pela store deles, é claramente uma excelente aposta!

A ideia de ter tudo na cloud é muito boa. Podemos ter os jogos compradas na cloud sem estar a ocupar espaço, podemos ter atualizações a qualquer hora, etc etc. É ótimo comparando com outras consolas (pelo menos as antigas!).

Juntando isso aos preços mais baixos que os comprados nas lojas, parece-me que a Valve vai safar-se bem. Com isto espero que todos nós que utilizamos Linux sejamos também beneficiados! :OK:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: SteamOS será disponibilizada para download amanhã!

Mensagempor Alessandra Vianna » Sex, 13 de Dezembro 2013, 0:32

Claudio Novais (12-12-2013, 23:05) escreveu:A Valve parece estar a apostar tudo neste projeto! É incrível como eles estão a apostar tanto. Bom, vendo pela store deles, é claramente uma excelente aposta!

A ideia de ter tudo na cloud é muito boa. Podemos ter os jogos compradas na cloud sem estar a ocupar espaço, podemos ter atualizações a qualquer hora, etc etc. É ótimo comparando com outras consolas (pelo menos as antigas!).

Juntando isso aos preços mais baixos que os comprados nas lojas, parece-me que a Valve vai safar-se bem. Com isto espero que todos nós que utilizamos Linux sejamos também beneficiados! :OK:


Li um artigo tão bobo sobre "razões para NÃO utilizar o Linux". Um dos motivos é a falta de jogos... ¬¬
Avatar do usuário
Alessandra Vianna
 
Mensagens: 1443
Registrado em: 12 Janeiro, 2012
Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Re: SteamOS será disponibilizada para download amanhã!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 13 de Dezembro 2013, 0:43

Pelo que vi no texto, há uma enorme dificuldade, que eu próprio senti, quando usamos em demasia um sistema e depois tentamos ir para outro. A resistência é proporcionalmente inversa ao nível avançado. Porquê? Porque tentamos aplicar as coisas no outro sistema que na verdade tem outra usabilidade.

Por acontecer isto, muitos associam isso a um ponto fraco, na verdade é apenas uma usabilidade alternativa. Eu próprio poderia dizer o mesmo, de uma migração de Linux para Windows, não digo porque sei que cada um tem as suas maneiras de se configurar e utilizar.

Pondo isso de parte e considerando hipoteticamente um utilizador sem nunca ter usado um computador, à priori, um ambiente Gnome é claramente muito superior em termos de usabilidade, as coisas são caractegorizadas ao contrário de no Windows. Sobre o Unity, a usabilidade não seria perfeita para um utilizador que nunca tenha usado um computador (claro que se receber ajuda facilmente percebe como funciona: clicar e pesquisar o que quer.).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: SteamOS será disponibilizada para download amanhã!

Mensagempor Luiz Frota » Sex, 13 de Dezembro 2013, 1:39

Verdade, mas essa decisão da Valve nos favorece, independente o ambiente.
:venia: :venia:
Avatar do usuário
Luiz Frota
 
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Setembro, 2012

Re: SteamOS será disponibilizada para download amanhã!

Mensagempor Alessandra Vianna » Sex, 13 de Dezembro 2013, 1:50

Claudio Novais (12-12-2013, 23:43) escreveu:Pelo que vi no texto, há uma enorme dificuldade, que eu próprio senti, quando usamos em demasia um sistema e depois tentamos ir para outro. A resistência é proporcionalmente inversa ao nível avançado. Porquê? Porque tentamos aplicar as coisas no outro sistema que na verdade tem outra usabilidade.

Por acontecer isto, muitos associam isso a um ponto fraco, na verdade é apenas uma usabilidade alternativa. Eu próprio poderia dizer o mesmo, de uma migração de Linux para Windows, não digo porque sei que cada um tem as suas maneiras de se configurar e utilizar.

Pondo isso de parte e considerando hipoteticamente um utilizador sem nunca ter usado um computador, à priori, um ambiente Gnome é claramente muito superior em termos de usabilidade, as coisas são caractegorizadas ao contrário de no Windows. Sobre o Unity, a usabilidade não seria perfeita para um utilizador que nunca tenha usado um computador (claro que se receber ajuda facilmente percebe como funciona: clicar e pesquisar o que quer.).


A pessoa tem que pesquisar antes de entrar em território desconhecido.
Avatar do usuário
Alessandra Vianna
 
Mensagens: 1443
Registrado em: 12 Janeiro, 2012
Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Re: SteamOS será disponibilizada para download amanhã!

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 13 de Dezembro 2013, 4:08

Infelizmente o texto tem razão quando se trata de jogos. Distribuidoras gigantes como a EA e Activision são muito gananciosas. Eles tem metas de vendas completamente absurdas, e infelizmente são donos dos melhores jogos do mercado. Não me iludo quanto a isso. Mas tenho visto produtoras pequenas e com o rabo menos preso, apresentando um bom trabalho. Essas com certeza irão abraçar o Linux.

De qualquer forma a melhor contribuição são os drivers. O da Nvidia melhorou muito depois que a Steam foi liberada para Linux e isso se refletiu diretamente no meu Unity, hoje roda "liso".

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: SteamOS será disponibilizada para download amanhã!

Mensagempor rochaduarte » Sex, 13 de Dezembro 2013, 11:53

Olá a todos. Sou novo por aqui no registo mas já consultava este forum e site para ler sobre o Ubuntu há alguns anos.
Infelizmente os drivers gráficos para linux estão péssimos! Tanto da AMD como da Nvidia, ambas tem de melhorar e muito para chegar ao nível do Windows. Outro problema que noto em relação ao linux é a adaptação desses mesmos drivers que causam conflito com os vários ambientes gráficos tão distintos (Unity, Gnome, Kde, etc). Ao invés de diversificar era bom chegar a um bom senso e disponibilizar os drivers proprietários para um único ambiente gráfico... talvez desta forma melhorem a sua performance. Exemplo: Sempre que tento instalar os drivers proprietários da AMD no Ubuntu o ecrã fica preto após o inicio de sessão. Se tentar instalar os drivers da Nvidia o ecrã fica branco após o inicio de sessão. Ou seja tenho de instalar os drivers OpenSource se quiser utilizar o linux (Ubuntu) num PC / Laptop para Gaming. Com isto perde-se muita performance.

Estou a aguardar impacientemente o lançamento do SteamOS para ver que melhorias trás relativamente aos drivers gráficos.

Um abraço a todos!

rochaduarte
 
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Dezembro, 2013

Re: SteamOS será disponibilizada para download amanhã!

Mensagempor Alessandra Vianna » Sex, 13 de Dezembro 2013, 15:02

A minha reação ao ler esse texto foi esta:
Eu não sei, mas sei lá... quem é que sabe tudo, a não ser quem sabe nada, mas nada, na verdade, pode ser tudo, pois tudo é nada e nada é tudo. Pera... acho que meu cérebro bugou...

Não estou criticando o texto de forma negativa, aliás, apenas disse que achei-o meio bobo. Os fatos apontados são sabidos já há muito tempo e como eu disse, não devemos entrar em território desconhecido sem procurar saber mais sobre o assunto.

Hoje, eu percebo que a grande burrada que eu fiz foi ter me metido num território desconhecido, sem ter ao menos estudado o assunto. O primeiro Linux que mexi foi o Kurumin 6 – em 2006 –, lembro-me que torrei toda a cota de paciência da minha mãe para comprar uma revista que vinha com o sistema – que tenho até hoje –, isso me tornou mais preguiçosa do que já sou, pois o Kurumin, apesar de ser Debian-like, exige bastante da paciência e da dedicação de uma pessoa, nem o Ubuntu era tão fácil naquela época, como é hoje e, por ter sido adolescente quando "descobri" o Linux e ter tido todo o tempo do mundo para estudá-lo, sempre que eu parava para ler alguma coisa, acabava me perdendo, pois sentia muita dificuldade. A dificuldade de todo utilizador do Windows quando transita para um novo sistema.

A maioria dos tutoriais, ensinam para o leigo de forma bastante técnica. Já reparei que sempre começam ensinando toda a estrutura do sistema, como é a divisão de pastas e, me desculpem senhores, o utilizador leigo não quer aprender a estrutura do Linux logo de cara, ele quer que o sistema funcione para que ele possa manusear da forma mais básica possível que é: acessar a internet, produzir textos, escutar música, ver vídeos e fazer o uso das redes sociais. DEPOIS, se HOUVER ALGUM TIPO DE INTERESSE por parte dessa pessoa, aí sim, ela pode procurar saber mais a fundo sobre o Linux.

Hoje, eu procuro fugir das dificuldades que o Linux ainda tem, quando leio algo que vá exigir de mim, fico pensando se aquilo vai me beneficiar ou não, então quando leio, fico, na maioria das vezes, com a mente dispersa. Eu fiz curso técnico de informática entre 2007 e 2009, montar e desmontar computadores e impressoras, identificar peças ruins, verificar de erros no sistema, administrar redes e sistema Linux – Debian –, e com muito esforço eu consegui terminar. Tudo que eu aprendi, eu lembro vagamente, quando leio alguma coisa na internet. Às vezes me privo do aprendizado.

Mas voltando ao texto, como já disse, o que é apontado, todos já sabem, mas eu achei muito pretensioso da parte do autor dizer que um dos principais motivos para não usar Linux é a falta de jogos. Vou explicar o meu ponto de vista:

GAMER já é uma classe muito específica no século XXI, tornou-se profissão. O Gamer tem sempre um dos PCs mais poderosos da face da terra. Aliás, o Gamer nunca joga só no PC, ele usa Playstation e XBOX, na maioria das vezes ele tem os três, ah, e o Wii também. Outra, o Gamer que usa Linux sempre admite que faz dual-boot com o Windows. Exatamente por isso, que o texto não foi relevante para minha pessoa.

As pessoas que mudam de Windows para Linux, em sua maioria, querem que o computador volte a funcionar. Tudo o que um Linux Mint tem, supre suas necessidades, pois a maioria dessas pessoas só quer o básico.

Ah, mas existem programas de Windows que não rodam no Linux... Mais uma vez, se isso já é sabido, então, por quê você mudou? Se a pessoa fizer uma pequena pesquisa sobre alternativas que poderiam suprir àquela necessidade, antes de falar asneiras, ela encontra o que procura. E se não encontrar, existe o dual-boot, até que, enfim, haja uma alternativa livre.

E eu concordo com o Cláudio, o investimento da Valve no pinguim pode abrir muitas portas.

Ah, e a minoria que se diz gamer, mas na verdade, apenas joga: sabem sim com o que estão lidando, pois os GAMERS jogam no Windows.

A EA Games e a Actvision podem ser gananciosas, mas sempre que jogo algum jogo dessas duas, é no videogame e não no PC. Então, não posso afirmar nada.

E me desculpem a minha frustração. Deve ser o espírito do “fanboy”, devo estar virando uma “fangirl”.

E o suporte das placas gráficas... Eu entendo isso, é vergonhoso.
Avatar do usuário
Alessandra Vianna
 
Mensagens: 1443
Registrado em: 12 Janeiro, 2012
Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Re: SteamOS será disponibilizada para download amanhã!

Mensagempor Rafael Schonberg » Sex, 13 de Dezembro 2013, 16:32

Já está disponível?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Próximo

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 32 visitantes

cron