Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 23:11 Pesquisa avançada

Ex-engenheiros da Nokia lançam nova plataforma de smartphone

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Ex-engenheiros da Nokia lançam nova plataforma de smartphone

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 3 de Dezembro 2013, 22:55


O novo sistema Sailfish foi desenvolvido
com base no Meego, plataforma de código aberto
abandonada pela Nokia em 2011.
Foto: AP
Novo sistema Sailfish foi desenvolvido com base no Meego, sistema operativo Linux, plataforma de código aberto abandonada pela Nokia em 2011

Engenheiros que trabalhavam para a Nokia buscam uma fatia do altamente lucrativo mercado de smartphones com um novo dipositivo baseado no mesmo software que já foi adotado pela fabricante finlandesa. O novo sistema Sailfish foi desenvolvido com base no Meego, plataforma de código aberto abandonada pela Nokia em 2011, quando fechou acordo com a Microsoft para adotar o Windows Phone.

O MeeGo foi anunciado pela Intel e pela Nokia durante o Mobile World Conferece de 2010. Ele nasceu da união do Moblin, da Intel, e do Maemo, da Nokia e equipou um único smartphone da Nokia, o N9, lançado em junho de 2011.

O novo smartphone lançado na Finlândia, chamado de Jolla, tem tela de 4,5 polegadas, câmera de 8 megapixels, conectividade 4G tem acesso ao serviço de mapas HERE, da Nokia, que cobre 190 países. O aparelho tem preço sugerido de 399 euros. Ao contrário da linha Lumia fabricada pela Nokia, a plataforma é compatível com o ecossistema do Google Play, o que dá aos usuários do Jolla acesso a 85 mil aplicativos do Android, sistema operacional móvel líder do mercado e que ajudou a Samsung a superar a finlandesa como maior fabricante de celulares do mundo.


Aparelho tem tela de 4,5 polegadas
e câmera de 8 megapixels
Foto: AP
O chefe de software da Jolla e um dos fundadores da companhia em 2011, Marc Dillon, passou 11 anos trabalhando na Nokia depois de se mudar dos Estados Unidos. Ele afirma que o sistema operacional do seu telefone dá à companhia uma vantagem sobre outros rivais.

"Estamos oferecendo uma opção de classe mundial, uma alternativa para os consumidores que pode ser muito ágil e poderosa", disse Dillon em uma entrevista realizada em um bloco de escritórios em que funcionários da Nokia trabalhavam em Helsinque, antes da empresa realizar milhares de demissões. "Para o nosso negócio de sistema operacional há uma grande oportunidade, porque atualmente há apenas uma opção realmente disponível para todos os fabricantes mundiais de celulares, que é o Android", afirmou.

Para NeilMawston, da Strategy Analytics, o Jolla não deve ter potencial para superar o iPhone ou o Samsung Galaxy, mas pode encontrar um nicho no mercado. "Em algum momento vamos começar a procurar por uma alternativa ao Android e à Apple, então aí pode estar uma oportunidade para o Jolla ness emercado cíclico", afirmou.

A operadora finlandesa DNA, que começou a vender o aparelho Jolla na quarta-feira, disse que havia "milhares de pedidos antecipados" em 136 países, liderados pela Finlândia, Alemanha e Grã-Bretanha.

Com informações da AP.

Fonte: Br-Linux e Terra


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Ex-engenheiros da Nokia lançam nova plataforma de smartp

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 3 de Dezembro 2013, 23:07

Demorou mas chegou! Só espero que seja um concorrente forte do Android! Não estou a gostar da hegemonia do Android e do início de alguns abusos de titularidade da Google.

Entretanto, na altura que foi anunciado o smartphone para pré-venda, conversamos sobre esse assunto aqui no Ubuntued e até foram apresentados vídeos com o aparelho a funcionar:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Jolla foi o 5º aparelho mais vendido na única operadora vend

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 6 de Janeiro 2014, 21:36

E entretanto temos uma ótima notícia!

Imagem
A empresa formada na Finlândia por ex-funcionários da Nokia que decidiram manter vivo o sonho do MeeGo divulgou os resultados de vendas de final de ano na DNA, única operadora atualmente vendendo por lá o aparelho lançado próximo ao final de 2013.

Eles estão contentes: o aparelho ficou em 5º entre os mais comprados no período de festas pelos seus conterrâneos, à frente de vários nomes bem conhecidos internacionalmente, nomeadamente do iPhone 5S, 5C, Galaxy S4 e todos os Lumias exceto o 520. Segue o "ranking" das vendas:
  1. Samsung Galaxy Trend
  2. Samsung Galaxy Y
  3. Samsung Galaxy S III 4G
  4. Nokia Lumia 520
  5. Jolla
  6. Apple iPhone 5s
  7. Samsung Galaxy Ace3 4G
  8. Apple iPhone 5c
  9. Samsung C3595
  10. Samsung Galaxy S4 4G+

Por aqui, se pudermos continuar acreditando nas palavras do CEO, o lançamento ainda deve demorar.



Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 32 visitantes

cron