Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 7:06 Pesquisa avançada

Fãs do Winamp pedem que código fonte seja liberado...

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Re: Fãs do Winamp pedem que código fonte seja liberado...

Mensagempor cristhianbini » Qua, 27 de Novembro 2013, 0:51

Acho que precisamos dele como forma de dizer ao mundo: liberem mais códigos fontes de sistemas descontinuados!!!!
Avatar do usuário
cristhianbini
 
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Junho, 2011
Localização: Campo Largo - PR

Re: Fãs do Winamp pedem que código fonte seja liberado...

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Novembro 2013, 1:01

cristhianbini (26-11-2013, 23:51) escreveu:Acho que precisamos dele como forma de dizer ao mundo: liberem mais códigos fontes de sistemas descontinuados!!!!


Nisso eu concordo plenamente!! Aliás, se realmente liberarem e alguém continuar o trabalho, poderão mostrar que os autores não são esquecidos e que a comunidade open-source renova ao longo do tempo de forma a que os projetos não sejam esquecidos.

+1 para eu seu comentário @cristhianbini! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Fãs do Winamp pedem que código fonte seja liberado...

Mensagempor Bitetti » Qua, 27 de Novembro 2013, 11:26

O Winamp sempre foi meu player preferido, por isso uso o xmms (mesmo nao sendo totalmente integrado com o Ubuntu). Ele não é só leve como sua interface é neutra no ambiente e funcional.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Fãs do Winamp pedem que código fonte seja liberado...

Mensagempor Xterminator » Qua, 27 de Novembro 2013, 15:19

Apesar de não utilizá-lo já faz um bom tempo prefiro 1000 vezes o Media Monkey http://www.mediamonkey.com/ ou a simplicidade do Foobar 2000 http://www.foobar2000.org/.

O Winamp teve diversos players que tentaram imitar a interface, lembro que o primeiro foi o X11amp que depois se tornou o XMMS, que foi o meu favorito até a chegada do GTK2,nesta época foi criado um fork chamado Beep Media Player (BMP) http://en.wikipedia.org/wiki/Beep_Media_Player , que se dividiu em 2 projetos BMPx e Audacious, o BMPx era para ser a versão moderna do Winamp enquanto o Audacious seria a versão clássica, mas depois de um tempo partiu para a interface mais recente do Winamp mantendo a compatibilidade com skins do Winamp Clássico tendo "a maioria" das funcionalidades que o XMMS tinha, o XMMS 1 tinha todas opções do Winamp Clássico inclusive a possibilidade de visualizar vídeos e streaming, sendo que ainda poderia gravar atraves do plugin Streamripper, não sei se o audaciou aceita estes plugins pois no principio tinha muitos bugs em comparação ao BMP que era estável como uma rocha eu o utilizava 24 horas 7 dias por semana até que foi descontinuado em 2005.

Hoje depois de utilizar o Listen ( Fork do Quod Libet https://code.google.com/p/quodlibet/)Ótimo player, talvez o melhor que já utilizei devido a qualidade do som ser superior a todos os outros, tipo "Mágica") infelizmente foi descontinuado e tentei diversos outros mas nenhum tem "todas" funcionalidade do Listen, então adotei o Rhythmbox que apesar de não ter todas funções a maioria delas pode ser obtida através de plugins.

Abaixo screenshot do BMP (0.9.7) utilizando skin do Winamp com fontes antialiased que só foi possível com a vinda do GTK2 e a biblioteca Freetype.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Fãs do Winamp pedem que código fonte seja liberado...

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Novembro 2013, 17:45

Interessantíssima esta aula de história Edson! Gosto muito das suas participações. Espero continuando partilhando aqui o seu conhecimento! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Fãs do Winamp pedem que código fonte seja liberado...

Mensagempor Xterminator » Qua, 27 de Novembro 2013, 18:21

Claudio Novais (27-11-2013, 16:45) escreveu:Interessantíssima esta aula de história Edson! Gosto muito das suas participações. Espero continuando partilhando aqui o seu conhecimento! :yeah:


Obrigado Claudio, infelizmente nos últimos meses ando meio sobrecarregado, mas sempre que posso dou uma passada por aqui e participo na medida do possível. :obvio:
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Fãs do Winamp pedem que código fonte seja liberado...

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 27 de Novembro 2013, 20:30

Luis Cardoso (26-11-2013, 22:37) escreveu:
Claudio Novais (26-11-2013, 22:23) escreveu:
Luis Cardoso (26-11-2013, 22:14) escreveu:
Claudio Novais (26-11-2013, 20:29) escreveu:Para quem tem o XMMS, XMMS2 e audacious, para que precisamos disso? :D

Se perguntas, é porque não os puseste lado a lado! No Winamp dá até para ver vídeos, já no Audacious não...


Para isso, temos Mplayer e o VLC que eu certamente preferiria. O foco principal do Winamp, pelo menos enquanto o usei durante anos enquanto tinha o Windows, é a simplicidade de um excelente reprodutor de música que era rápido e super personalizável ao nível do visual.

Tens o Mplayer-GUI, que te apresenta o Mplayer com uma forma mais próxima do actual Winamp! O que indica que XMMS e Audacious estão demasiado desactualizados face ao que queriam "imitar".

Falei nisso dos vídeos, mas existem outras funcionalidades que também gostava nele, mas depois houve um momento que começou a ficar pesado e o substituí pelo Aimp2.


Luis o aimp2 até trabalha muito bem e não ocupa muita memoria ram
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Fãs do Winamp pedem que código fonte seja liberado antes

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 28 de Novembro 2013, 3:53

Luis Cardoso (26-11-2013, 22:12) escreveu:
marcos.vargens (26-11-2013, 20:17) escreveu:
Luis Cardoso (26-11-2013, 19:28) escreveu:Libertem o código e verão um Winamp para Linux :rox:

Quem precisa do Winamp no linux? :conf:

Aqueles que estão habituados a usá-lo no Windows xD

Se migrou para um SO melhor porque não migrar para players de música melhores? :conf:

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Fãs do Winamp pedem que código fonte seja liberado...

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 28 de Novembro 2013, 3:59

ok, se liberarem o fonte como fica a marca? E se amanhã decidirem voltar com um Winamp melhor no windows 10? É complicado se desfazer de um produto tão marcante. Também acho que deveriam liberar o fonte, mas e a marca como fica?

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Fãs do Winamp pedem que código fonte seja liberado...

Mensagempor yoshidalucas » Qui, 28 de Novembro 2013, 17:47

marcos.vargens (28-11-2013, 2:59) escreveu:ok, se liberarem o fonte como fica a marca? E se amanhã decidirem voltar com um Winamp melhor no windows 10? É complicado se desfazer de um produto tão marcante. Também acho que deveriam liberar o fonte, mas e a marca como fica?


Posso estar totalmente enganado, mas sinto cheiro de uma jogada de marketing e essa história de descontinuar e depois voltar, pode ser uma desculpa para ganhar dinheiro.
Tem uma petição rolando aí que pede para que continuem o programa ou liberem o código. Será que o autor da petição tem vínculos com os desenvolvedores haha? Ou é para dar valor no produto e vender o winamp?

Não consegui juntar e esclarecer os fatos de forma que faça algum sentido em algum lugar fora da minha cabeça hahaha.
Sou meio paranoico com essas coisas de teoria da conspiração xD

yoshidalucas
 
Mensagens: 25
Registrado em: 16 Setembro, 2013

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes

cron