Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 22:05 Pesquisa avançada

13 Alternativas ao Dropbox e outros serviços em nuvem

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Qual (ou quais) é o seu serviço preferido?

4Sync
0
Não há votos registrados
Cloud.PT
6
13%
Copy
2
4%
Dropbox
13
28%
GDrive
4
9%
iCloud
0
Não há votos registrados
JustCloud
0
Não há votos registrados
Mais.me
0
Não há votos registrados
Mega
6
13%
Minus
0
Não há votos registrados
OwnCloud
3
7%
SkyDrive
3
7%
Surdoc
0
Não há votos registrados
Ubuntu One
8
17%
Não uso nenhum serviço de armazenamento
1
2%
 
Total de votos : 46

13 Alternativas ao Dropbox e outros serviços em nuvem

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 9 de Agosto 2013, 17:18

Você procura alternativas ao Dropbox? Então veja neste tópico um conjunto de alternativas para que você possa armazenar os ficheiros na nuvem: garantindo que não os perde e que pode partilhar com os seus amigos facilmente na Internet.

Este conjunto de alternativas foi inicialmente apresentado pelo Alberto Federman Neto no Viva o Linux. Atualmente, um dos mais práticos, porque faz a sincronização dos arquivos automaticamente, é o famoso dropbox. Ele não só apresenta uma interface online acessível de qualquer ponto do planeta, como também disponibiliza programas-cliente para instalar nos mais diversos sistemas: Linux, Windows e até sistemas móveis como Android.

O serviço é excelente por apresentar uma facilidade de sincronização com a núvem quase única. Todavia, nos últimos tempos tem surgido na rede, vários outros serviços online similares ao Dropbox, eu gostaria de sugerir mais alguns.

Ubuntu One



Para nós utilizadores do Ubuntu, seja diretamente com esse sistema, seja indiretamente com um fork, nomeadamente o Mint ou o ElementaryOS, temos um serviço muito bom disponibilizado pela Canonical chamado UbuntuOne que disponibiliza ao utilizar 5GB de espaço de forma gratuita.

Ele permite fazer sincronização de forma muito semelhante ao Dropbox e ainda tem algumas vantagens. Por exemplo tem funcionalidades de compra de música e muito em breve provavelmente receberá um conjunto vasto de funcionalidades de sincronização com o Ubuntu Touch.

Você pode saber mais sobre o Ubuntu One neste artigo escrito pelo Luís Cardoso:


Copy



O Copy é quase um clone do Dropbox. Disponibiliza uma interface online e um cliente para instalar no computador e dá 15 GB de espaço gratuito:

Este serviço pode ser usado de forma anónima ou então você pode registar-se para ter a sua conta e os ficheiros associados a você. O Copy disponibiliza também um cliente para Linux, bem como os habituais sistemas Windows, MacOS e Android.


4Sync



O 4Sync é outro serviço que parece bom, mas no momento seu cliente só existe para Windows. Ele disponibiliza tTambém com 15GB de espaço gratuito:
Para além do Windows, este serviço disponibiliza também clientes para Android, iOS, BlackBerry e até Symbian.


JustCloud



Como diferencial, se propõe a ser gratuito e sem limite de espaço. Tem vários clientes para os mais diversos sistemas, nomeadamente os móveis, Windows e até Linux. O facto de afirmar que não tem limite de espaço é algo que nem sempre é verdade, no entanto, até que provem o contrário, este serviço tem esta vantagem:


iCloud



O iCloud é da Apple. De início, voltado para dispositivos móveis. Mas também pode ser usado em PCs e Mac.

Tem apenas 5 GB de espaço gratuito, mas segundo o site, o armazenamento de fotos é ilimitado e não é descontado dos 5 GB:

SkyDrive



O SkyDrive é da Microsoft. Tem iniciais 7 GB, podendo chegar a bons 25 GB de espaço gratuito.

No momento, é mais voltado para portáteis e dispositivos móveis do que para Desktops, mas também pode ser usado a partir do navegador de internet:
Mas há planos de estender seu cliente aos Desktops:

Minus



Embora não seja sincronizável como o Dropbox, o Minus tem algumas vantagens. O armazenamento é ilimitado, sem limite de espaço, e aceita longos textos e links na descrição dos arquivos, permitindo a você identificá-los com precisão.

É muito apropriado para fotos, vídeos, e-books e etc.

Como exemplo, vejam a galeria de coleções do Alberto Federman Neto, hospedada no Minus:

Mais.me



Um recente (2012) site brasileiro para hospedagem e compartilhamento de todos os tipos de arquivos.
A hospedagem do mais.me é gratuita de arquivos, com até 1GB, os arquivos são armazenados para sempre nas contas pagas e nas contas gratuitas serão eliminados caso passem 90 dias de inatividade. Não tem limite de largura de banda.

GDrive



Este é o serviço de Cloud que talvez inspira mais confiança ao nível da segurança. Este é o serviço de armazenamento da Google e disponibiliza 15GB gratuítos a todos os utilizadores registados. O serviço é focado ao nível online, ou seja, através do browser, no entanto, ele também disponibiliza programas-cliente para serem instalados no computador. Infelizmente não é disponibilizado nenhum cliente para Linux, apesar de existirem algumas alternativas da comunidade, como o InSync e o Grive

A página do serviço é esta:

CloudPT



A CloudPT é um serviço Português com objetivos de segurança e confiança elevados. O CloudPT disponibiliza 16GB gratuitos. O serviço ainda está numa fase relativamente inicial, apesar de sólido, e portanto a escalabilidade não é garantida. Isto quer dizer que provavelmente a equipa de desenvolvimento deve ter algum receio de um boom de novos registos possa congestionar os servidores.

Nesse sentido, tal como a Google costuma fazer, o serviço só está disponível para quem recebe convites. Claro que você pode pedir o seu no site ou até pedir aqui no fórum, visto que há gente, como o Abdo, que usa o serviço.

Surdoc



O Surdoc é um outro serviço que não disponibiliza cliente para Linux, no entanto dá 100GB de espaço gratuito, algo muito elevado mesmo. Dentro desses 100GB, só existe um limite que é o tamanho dos ficheiros que não pode ultrapassar os 5GB, o que acho justo. Quem precisar de mais, o serviço pode ser pago disponibilizando espaço ilimitado.

Página do serviço aqui:

ownCloud




O ownCloud é um serviço semelhante aos demais apresentados neste tópico, no entanto tem uma particularidade bem distinta e muito importante: é um sistema open-source que podemos ter em nossa casa. Isto significa que não precisamos de ceder os nossos dados a uma empresa qualquer, garantindo muita mais privaciade.

Para mais informações recomendo o link seguinte:

Mega



O Mega é um serviço com um potencial elevado, pelo menos segundo o marketing do próprio serviço. Este serviço é da autoria do mesmo autor do Megaupload, Kim Dotcm, dá 50GB gratis, permite até enviar ficheiros sem se estar registado. O serviço inclui clientes para Windows e Android, mas ainda não há para Linux, apesar de estar mais ou menos prometido.

Tem várias vantagens de encriptação, segundo os autores. No entanto, há indícios que a segurança relativa à privacidade poderá não ser igual à que é referida. Página do Mega aqui:




Sites clássicos



Embora antigos e bem conhecidos, cito aqui dois sites clássicos. O Vimeo, a principal alternativa ao YouTube, para hospedar principalmente vídeos. Gosto do Vimeo porque ele é muito menos congestionado do que o YouTube:

O Flickr, o mais antigo e um dos melhores sites para fotos. Agora tem espaço gratuito de 1 Terabyte:

Imagens para usar em fóruns e afins



Estes serviços são específicos para hospedar imagens e normalmente são muito utilizados em fóruns, como o Fórum do Ubuntued, e outros sites de discussão:

Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: 8 Alternativas ao Dropbox e outros serviços em nuvem

Mensagempor wagnerdrummond » Sex, 9 de Agosto 2013, 17:52

Existe também o Surdoc. www.surdoc.com

wagnerdrummond
 
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Agosto, 2013

Re: 8 Alternativas ao Dropbox e outros serviços em nuvem

Mensagempor abdo » Sex, 9 de Agosto 2013, 17:59

Boas Claudio

Gosto do Dropbox, do UbuntuOne, e do GDrive...
O dropbox é o mais "completo" embora o espaço seja menor que os outros dois
O UbuntunOne deveria propiciar acesso a todas as distros Linux, pelo menos as baseadas em debiam
O GDrive é sui generis, é mantido pela Google que tem uma distro linux própria, um sistema operacional ChromeOS que é um Linux, e o Android tb baseado no Linux, mas inexplicavelmente não tem um cliente para linux de seu serviço... Vai entender...

Com tudo isso no momento estou usando o Cloud.pt, um serviço que não fica nada a dever ao Drive e ao UbuntuOne, com 16GB de espaço gratuito e só fica atrás do Dropbox no quesito de ser disponivel em menos plataformas do que aquele.

Aliás achei estranho você não ter incluido o Cloud.PT sendo ele uma aplicação portuguesa... Porque? É o caso do ditado "brasileiro" que diz casa de ferreiro espeto de pau...

Por outro lado fiquei conhecendo um serviço brasileiro o mais.me mas achei meio sem noção voce não poder ter um arquivo sem download em 90 dias ser deletado... só as contas premium estão protegidas... Também contra a espera para poder fazer o download do arquivo, e não fui fundo mas creio que não tem cliente para fazer a sincronização dos arquivos na nuvem com o pc...
Editado pela última vez por abdo em Sex, 9 de Agosto 2013, 18:05, em um total de 1 vez.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: 8 Alternativas ao Dropbox e outros serviços em nuvem

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 9 de Agosto 2013, 18:02

abdo (09-08-2013, 17:59) escreveu:O UbuntunOne deveria propiciar acesso a todas as distros Linux, pelo menos as baseadas em debian

abdo (09-08-2013, 17:59) escreveu:O GDrive é sui generis, é mantido pela Google que tem uma distro linux própria, um sistema operacional ChromeOS que é um Linux, e o Android tb baseado no Linux, mas inexplicavelmente não tem um cliente para linux de seu serviço... Vai entender...

O motivo parece-me claramente o mesmo tanto para o GDrive como para o UbuntuOne. Infelizmente esta é a realidade e acho que já disse tudo indiretamente.

abdo (09-08-2013, 17:59) escreveu:Aliás achei estranho você não ter incluido o Cloud.PT sendo ele uma aplicação portuguesa... Porque? è o caso do ditado "brasileiro" que diz casa de ferreiro espeto de pau...

Por acaso esqueci-me mesmo! Vou agora incluir! :yeah: Mas em todo o caso, não é algo assim tão conhecido, pelo menos da minha parte! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: 8 Alternativas ao Dropbox e outros serviços em nuvem

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 9 de Agosto 2013, 18:03


Vou averiguar e incluir! ;)

Entretanto, alterei a forma como podem votar. Agora podem pôr até 4 votos, assim quem usar mais que um poderá incluir também! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: 8 Alternativas ao Dropbox e outros serviços em nuvem

Mensagempor abdo » Sex, 9 de Agosto 2013, 18:11

Boas Claudio

Tenho usado o mesmo (Cloud.PT) a alguns meses, quase um ano e não tenho tido queixas. tem espaço mais do que suficiente para os meus arquivos profissionais, que são os que realmente me interessam manter disponivel em nuvem além, e lógico, do meu pc.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: 11 Alternativas ao Dropbox e outros serviços em nuvem

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 9 de Agosto 2013, 18:27

Olá Abdo,

Só é pena mesmo é eles não terem o cliente para Linux. Entretanto, já atualizei o tópico, agora são 11 serviços! :D

Enquanto que alterava a lista para votarem reparei que ao editá-la ficou sem os votos. Por isso, voltem a votar pois o contador voltou ao zero! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: 11 Alternativas ao Dropbox e outros serviços em nuvem

Mensagempor abdo » Sex, 9 de Agosto 2013, 18:40

Apenas confirmando a sua informação, quem quiser convites para o Cloud.PT pode pedir que tenho alguns...
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: 11 Alternativas ao Dropbox e outros serviços em nuvem

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 9 de Agosto 2013, 19:17

abdo (09-08-2013, 18:40) escreveu:Apenas confirmando a sua informação, quem quiser convites para o Cloud.PT pode pedir que tenho alguns...

E quem tiver Ubuntu 12.04 pode instalar a partir daqui:

Também tenho convites :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: 11 Alternativas ao Dropbox e outros serviços em nuvem

Mensagempor paulocarmino » Sex, 9 de Agosto 2013, 19:39

Estou usando o Copy agora. É um serviço muito bom, e o aplicativo para linux deixa ele perfeito. A logo e direção de arte deles me conquistaram >< (sim, sou daqueles que compra livro pela capa, na maioria das vezes kkkkkkkk)
Avatar do usuário
paulocarmino
 
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Agosto, 2013

Próximo

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes

cron