Bem-vindo: Sáb, 20 de Abril 2024, 4:33 Pesquisa avançada

BBC atacada após notícia falsa sobre abuso sexual infantil

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

BBC atacada após notícia falsa sobre abuso sexual infantil

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 10 de Novembro 2012, 23:42

A emissora pública britânica BBC, atordoada com as revelações de que uma de suas ex-estrelas era pedófila, está a lutar para conter os estragos de outro escândalo, este sábado, depois de o seu principal programa de notícias ter veiculado a acusação equivocada de que um ex-político abusava sexualmente de crianças.

A BBC já havia emitido um pedido de desculpas na sexta-feira, mas no sábado o seu director-geral, George Entwistle, teve de admitir, a pedido dos próprios jornalistas, que não sabia com antecedência sobre a reportagem do Newsnight, semanas depois de ter sido acusado de ser muito negligente a respeito do escândalo anterior no mesmo programa.

«Gostava que isto tivesse sido trazido à minha atenção», disse Entwistle, que também é o editor-chefe da BBC, acrescentando que não deveria esperar que ele soubesse de toda a produção do noticiário da BBC.

Entwistle, no cargo há apenas dois meses, disse que não vai renunciar. Mas aumentaram as críticas de que a instituição de 90 anos é sistematicamente incapaz de lidar com as suas falhas.

«Eu ouvi o director-geral com descrença cada vez maior», afirmou o presidente da poderosa comissão de media do parlamento, John Whittingdale. «O nível de falha de gestão em todos os níveis dentro da BBC, até e inclusive do director-geral, é simplesmente extraordinário.»
A BBC e os seus chefes estão sob enorme pressão desde que uma emissora rival revelou no mês passado que o falecido Jimmy Savile, uma das personalidades mais conhecidas da televisão britânica nos anos 1970 e 1980, era um grande agressor sexual.

Para complicar a situação para Entwistle, o Newsnight «derrubou» uma reportagem planeada sobre Savile pouco depois da sua morte, no ano passado, e a BBC continuou com programas em sua homenagem.

Depois de ter sido amplamente criticado por não ter veiculado a reportagem, o que levou ao afastamento do seu editor, o Newsnight agora está a ser criticado por uma notícia do dia 2 de Novembro sobre abusos sexuais em lares de crianças no norte do País de Gales durante os anos 1970.

Steve Messham disse à BBC que um importante político do Partido Conservador o havia violado, quando Messham era uma criança numa destas casas.

O Newsnight não identificou o político, mas o nome de Alistair McAlpine, tesoureiro do partido conservador de 1975 a 1990, apareceu rapidamente em sites e nas redes sociais.

Na sexta-feira, McAlpine veio a público para negar rigorosamente as acusações e ameaçar entrar com um processo legal.

Horas mais tarde, Messham disse ter identificado erroneamente McAlpine ao programa jornalístico da BBC. O programa admitiu que não tinha abordado McAlpine para comentar, ou mostrado a Messham uma foto de McAlpine, antes de divulgar a informação.

Fonte: Diário Digital


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 79 visitantes