Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 12:12 Pesquisa avançada

Google oferece Internet para smartphones nas Filipinas

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Google oferece Internet para smartphones nas Filipinas

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 10 de Novembro 2012, 0:25

A Google lançou nas Filipinas o Free Zone, um serviço de Internet gratuita mas limitada às aplicações Google. Os utilizadores podem aceder à pesquisa, ao Gmail e ao Google+, mas qualquer outro tipo de navegação fica condicionada pela necessidade de um plano de dados.

O projeto Free Zone é o resultado de uma parceria entre a Google e a operadora de telecomunicações local, Globe Telecom. A ideia passa por disponibilizar o acesso à rede através de telemóveis que tenham essa capacidade mas que tenham acessibilidades limitadas, os chamados dumbphones ou feature phones. As empresas querem incentivar os utilizadores filipinos a tirarem mais partido dos seus telemóveis, sem ser apenas através de chamadas e SMS.

Toda a navegação que é feita dentro do ecossistema de aplicações Google é gratuita. Numa pesquisa, por exemplo, as primeiras páginas dos sites que aparecem no motor de busca podem ser acedidas, mas se forem utilizados diretamente no navegador não vão funcionar. No Gmail é possível fazer troca de emails, mas não será possível fazer upload ou download de anexos.

A Google desenvolveu versões próprias dos serviços para funcionarem sob as condições limitadas. Os utilizadores vão precisar de uma conta Google para puderem usufruir da oferta das duas empresas. Até 31 de março de 2013 o serviço deverá ficar disponível para os cerca de 30 milhões de clientes da Global Telecom.

O projeto de Internet gratuita nas Filipinas será uma mais-valia para a Google na análise de mais dados de utilizadores, principalmente numa zona onde o acesso à Internet, sobretudo através de dispositivos móveis, é ainda fraco.

As Filipinas são o primeiro país a receber esta iniciativa da Google, mas nada indica que será o único. Mercados emergentes mas ainda economicamente frágeis, como os países africanos ou do continente asiático, podem ver a gigante de Mountain View avançar com ações semelhantes.

"A Web aberta só é aberta se for comprada. Queremos tornar a pesquisa disponível para o maior número possível de pessoas. Mas um resultado de pesquisa gratuito não serve de grande coisa se não puder ir até ao site. Decidimos então incluir todos esses sites no pacote também", disse AbdelKarim Mardini, gestor de produtos na Google, citado pela Reuters.

A disponibilização de Internet gratuita começa a ser uma aposta das grandes empresas. Na cidade de Kansas, nos EUA, a Google oferece o serviço de fibra da empresa de forma gratuita durante sete anos, bastando para isso pagar 300 dólares pelo processo de instalação. O Facebook tem o projeto Zero que dá acesso a Wi-Fi gratuito em alguns estabelecimentos norte-americanos, bastando para isso fazer check-in no estabelecimento através da aplicação da rede social.

Fonte: Tek


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 54 visitantes