Bem-vindo: Qua, 24 de Abril 2024, 3:42 Pesquisa avançada

Arquivo com "memórias" da Internet atinge 10 petabytes

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Arquivo com "memórias" da Internet atinge 10 petabytes

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 1 de Novembro 2012, 13:46

Arquivo com "memórias" da Internet atinge 10 petabytes de dados




O Internet Archive, depósito digital da história da rede mundial, atingiu os 10 petabytes de dados armazenados. O arquivo preserva parte dos conteúdos mais relevantes da Internet no tempo e tem como objetivo permitir o acesso "intemporal" dos utilizadores aos dados.

Por outros números, são dez milhões de gigabytes ou 10.000.000.000.000.000 bytes. O Internet Archive celebrou o marco histórico com uma festa de entrada livre na semana passada. O valor pode parecer impressionante, mas existem empresas tecnológicas como a Google ou o Facebook que sozinhos têm muitos mais dados armazenados do que o Internet Archive. A rede social de Mark Zuckerberg guarda 100 petabytes só em armazenamento de fotografias.

A organização sem fins lucrativos arquiva de tudo um pouco, mas a recolha de informação digital obedece a alguns critérios de escolha. Nem todo o texto, som, vídeo e software que existe na rede é considerado como relevante para preservar, tendo em vista o futuro. Todos os conteúdos são guardados na Petabox, o centro de dados do arquivo. A organização também disponibiliza o acesso aos ficheiros através de torrents.

À medida que a Internet e o número de utilizadores vai crescendo, o número de ficheiros guardados pelo Internet Archive deverá continuar a aumentar nos próximos anos a um ritmo acelerado. A organização foi fundada em 1996 e foram precisos 16 anos para atingir o registo de dez petabytes.

Uma das funcionalidades associadas ao Internet Archive é o WayBack Machine, uma espécie de máquina do tempo onde se podem visitar os sites de "antigamente". O TeK também faz parte dos arquivos digitais da Internet.

Ainda se lembra de como era o site no ano 2000? E em 2006?

Fonte: Tek


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 57 visitantes

cron