Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 2:16 Pesquisa avançada

Dados atualizados com o Google Spanner

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Dados atualizados com o Google Spanner

Mensagempor Luciano Fernandes » Qua, 19 de Setembro 2012, 19:15


O Google publicou detalhes sobre sua nova tecnologia de base de dados, batizada de Spanner, que permite o armazenamento de dados através de múltiplos data centas, milhões de máquinas e trilhões de linhas. Mas essa não é apenas uma base de dados maior que o habitual, o Spanner permite que aplicativos que usam a base de dados ditem onde os dados específicos serão armazenados para que se possa reduzir a latência no momento de sua recuperação.

O que faz todo esse conceito funcionar é a chamada True Time API, que combina uma relógio atômico e um relógio GPS para marcar o tempo nos dados para que possa ser sincronizado através do maior número de data centers e máquinas necessárias.

De acordo com o próprio Google, o Spanner evoluiu de uma base de chave-valor versionada similar à Bigtable para um base de dados temporal multiversão. Os dados são armazenanos em tabelas semirrelacionais esquematizadas; os dados são versionados e cada versão é automaticamente marcada com um registro de tempo com o momento de sua submissão; versões antigas dos dados são sujeitas à políticas de coleta de lixa configuráveis; e aplicativos podem ler dados em momentos anteriores. O Spanner suporta também transações genéricas e oferece uma linguagem de consulta baseada no SQL.

Devido à importância da True Time API, o Google possui antenas GPS e relógios atômicos em servidores nos data centers operando com a tecnologia Spanner. A solução é pouco usual, mas as inovações do Google tendem a se espalhar uma vez publicadas.

Para informações completas sobre o Spanner, o documento do Google oferece todas as especificidades da tecnologia. Entre seus diversos recursos, é interessante destacar a capacidade que o Spanner tem de redistribuir dados através das máquinas e data centers para balancear a carga e evitar falhas, o que a torna uma excelente escolha para ofertas de alta disponibilidade e também para aplicativos que precisem de um banco de dados semi-relacional que lide com pedidos de leitura e escrita com grande velocidade.

O Spanner é interessante como uma ferramenta de bases de dados para a era atual de dados em tempo real, mas também indica como o Google está pensando sobre construir uma infraestrutura de computação que é desenvolvida para ser executada em um ambiente dinâmico em que hardware, software e os próprios dados processados estão em constante mudança.

Fonte: gigaom, em inglês.


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: CREATION SOURCE: :arrow: Linux new media


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 42 visitantes

cron