Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 8:02 Pesquisa avançada

Cientistas batem novo recorde de teletra

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Cientistas batem novo recorde de teletra

Mensagempor Luciano Fernandes » Sáb, 15 de Setembro 2012, 4:46


São Paulo - Uma equipe de pesquisadores realizou o teletransporte quântico a uma distância de 143 quilômetros. Com isso, os cientistas bateram um novo recorde mundial.

A equipe tem pesquisadores da Áustria, Canadá, Alemanha e Noruega financiados pela Agência Espacial Europeia (ESA). Eles usaram um mecanismo guiado a partir de um laser de 1,3 watt. Ele permite que um fóton, uma partícula de luz, mude de ponto sem se perder. A experiência foi publicada no periódico científico Nature.

O teletransporte quântico acontece com o uso de um fóton capaz de transmitir o estado quântico de um objeto a outro. Assim, é possível que o receptor se transforme em um clone daquele que envia os dados.

A ideia é que não seja o objeto físico o teletransportado, mas a informação que o descreve. Logo, não há desmaterialização e rematerialização física.

Os cientistas transferiram as propriedades de um fóton entre a Estação Óptica Terrestre, na ilha de La Palma, e o observatório da ESA, em Tenerife. Ambas ficam no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias.

Os dois pontos de envio estão 2.400 metros acima do nível do mar. A região apresenta perturbações meteorológicas desafiadoras, como neblina, chuvas e tempestades de areia.

Antes desse recorde estava o de um grupo de chineses. Eles conseguiram enviar informações por meio desse método a 97 quilômetros de distância em quatro horas.

O novo teletransporte quântico alimenta ideias para o uso dessa tecnologia. No futuro, ela poderá realizar transmissões quânticas de longa distância entre os satélites em órbita e a Terra.

Leia mais notícias sobre tecnologia.


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: CREATION SOURCE: :arrow: Info Exame (Vanessa Daraya)


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes