Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 7:36 Pesquisa avançada

Pesquisadores criam supercomputador utilizando celulares...

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Pesquisadores criam supercomputador utilizando celulares...

Mensagempor Luciano Fernandes » Qua, 5 de Setembro 2012, 23:12

Celulares trabalhando juntos conseguiram atingir 26,2 milhões de cálculos por segundo.





Você já deve ter lido a respeito daquelas redes de computadores que funcionam aproveitando a velocidade de processamento de várias máquinas para realizar cálculos extremamente complexos. Estes são os chamados grids e há vários exemplos de sua utilização, como o World Community Grid, que lança mão de PCs de voluntários do mundo inteiro para buscar a cura de várias doenças.

Com base nesse conceito de juntar o processamento de vários dispositivos, a Universidade Técnica de Braunschweig, na Alemanha, desenvolveu uma maneira de conectar celulares com o sistema Android e fazê-los trabalhar juntos em prol de um só aparelho.

Por meio de ligações Wi-Fi, os estudiosos juntaram seis gadgets, cada um com capacidade de realizar 5,8 milhões de cálculos por segundo. Trabalhando em conjunto, eles conseguiram criar uma rede capaz de atingir performances de até 26,2 milhões de cálculos.

Como o conceito funcionou muito bem durante os testes da Universidade, agora, os pesquisadores buscam uma maneira de aplicar a ideia de forma prática no dia a dia das pessoas. E as mais diversas aplicações já foram pensadas para esse novo grid.

De acordo com eles, passageiros de um trem poderiam conectar os seus gadgets em uma rede interna dentro do veículo. Assim, ele ganharia uma grande capacidade de processamento e, com isso, poderia trazer informações extremamente precisas sobre a sua localização ou a previsão do tempo, por exemplo.

Outros já tiveram ideias ainda mais “mirabolantes”, como a realização de flashmobs em locais específicos para a quebra de senhas da rede Wi-Fi. Melhor ainda: que tal se você e os seus irmãos, no futuro, puderem juntar os seus celulares para criar um computador superpotente dentro de casa?

Fonte: New Scientist e Gizmodo


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: Tecmundo (Lucas Karasinski)


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Pesquisadores criam supercomputador utilizando celulares

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 6 de Setembro 2012, 11:37

Não me surpreende nada. Tendo em conta que há já smartphones quadcore que se calhar têm melhores performances que computadores de há 7 ou 8 anos, então era uma questão de tempo produzirem uma "cloud" com excelentes performances ;)

Boa partilha Luciano! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes

cron