Bem-vindo: Qui, 18 de Abril 2024, 19:38 Pesquisa avançada

Suécia lidera índice da internet criado pelo inventor da web

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Suécia lidera índice da internet criado pelo inventor da web

Mensagempor Luciano Fernandes » Qua, 5 de Setembro 2012, 19:03

Pesquisa mede o impacto da web nos níveis econômico, político e social





Um índice criado pelo inventor da World Wide Web, o inglês Tim Berners-Lee (foto), descobriu que a Suécia é atualmente o país que melhor usa a internet para fins políticos e de melhoria social. A lista foi criada pela World Wide Web Foundation, uma organização ligada à Berners-Lee e que visa garantir a liberdade da rede em todo o mundo. A pesquisa que a gerou mede o impacto da internet em 61 países, colhendo dados práticos de conectividade e analisando a influência da rede nos campos econômico, social e político.

Os cinco primeiros lugares foram concedidos para Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Finlândia, enquanto os últimos ficaram com Etiópia, Benin, Burkina Faso, Zimbábue e Iêmen. O Brasil ocupa a 24ª posição.

Comentando a pesquisa, Berners-Lee reforçou a diferença de conectividade nos países desenvolvidos em relação às nações africanas ou árabes que ficaram com as piores colocações no estudo. "O alto preço da conectividade está impedindo que milhões de pessoas consigam fazer valer os seus direitos. Os custos têm que baixar dramaticamente", disse o inventor da web.

Berners Lee também falou sobre as medidas de censura contra a internet, que foram identificadas em nada menos que 30% dos países analisados. "A rede é uma conversa global. O fim da censura, online e offline, é possivelmente o maior desafio para o futuro da web", acredita.

O índice completo pode ser lido aqui.


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: Olhar Digital


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes