Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 8:24 Pesquisa avançada

As dez principais ameaças virtuais em julho, segundo a ESET

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

As dez principais ameaças virtuais em julho, segundo a ESET

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 4 de Setembro 2012, 21:05

Ranking aponta o que deve ser evitado pelos internautas





A fornecedora de soluções de segurança ESET divulga nesta terça-feira um ranking com as dez ameaças virtuais mais propagadas em julho. Para elaborara lista, a fabricante utilizou uma ferramenta de análises própria. No período, as três ameaças mais detectadas foram o INF/Autorun, o HTML/ScrInject.B, e o Win32/Conficker.

Segundo o sistema de estatística ESET Live Grid, as principais ameaças à segurança da informação detectadas durante o período foram:

1. INF/Autorun

Porcentagem total de detecções: 4,62%

Arquivo malicioso utilizado para executar e propor ações automaticamente, quando uma mídia externa, como um CD, DVD ou dispositivo USB, é usado no computador.

2. HTML / ScrInject.B

Porcentagem total de detecções: 3,55%

Infecção de páginas HTML que contêm scripts escondidos ou tags Iframe maliciosas, que redirecionam o usuário para o download do malware.

3. Win32/Conficker

Porcentagem total de detecções: 3,26%

É um worm de rede que aproveita diferentes vulnerabilidades do sistema operacional Windows, além de outros meios, como dispositivos de armazenamento removível e recursos compartilhados de rede. Quando infecta a máquina, ele permite que o cibercriminoso controle o computador do usuário de forma remota e realize ações maliciosas, sem a necessidade do uso de senhas de acesso.

4. Win32/Siresef

Porcentagem total de detecções: 2,75%

Trojan (Cavalo de Troia) que redireciona os resultados dos sites de busca para endereços online que contêm adwares – programas que exibem propagandas e anúncios sem a autorização do usuário.

5. HTML/IFrame.B

Porcentagem total de detecções: 2,66%

Iframe malicioso encontrado em páginas HTML e que redireciona o usuário para uma URL específica com conteúdo malicioso.

6. JS/Iframe.AS

Porcentagem total de detecções: 2,06%

Trojan que redireciona o navegador para uma URL específica, que conta com conteúdo malicioso. O código de programação está, na maior parte das vezes, inserido em páginas HTML.

7. Win32/Dorkbot

Porcentagem total de detecções: 1,49%

Worm propagado por meio de mídias removíveis e que contém um backdoor que permite o controle remoto. Seu objetivo é obter senhas de acesso dos usuários quando os mesmos utilizam determinados sites.

8. Win32/Qhost

Porcentagem total de detecções: 1,45%

Trojan que se autocopia e se instala em uma pasta do Windows para, depois, se comunicar com um servidor de comando e controle DNS. O Win32/Qhost permite que o cibercriminoso tome o controle do equipamento infectado e modifique os arquivos hospedados para redirecionar o tráfego para domínios específicos.

9. JS/TrojanDownloader.Iframe.NKE

Porcentagem total de detecções: 1,36%

É um trojan que redireciona o navegador para uma URL específica com código malicioso. Geralmente é encontrado em páginas HTML.

10. Win32/Sality

Porcentagem total de detecções: 1,21%

O Sality é um vírus polimórfico. Quando executado, inicia um serviço e cria ou elimina registros relacionados com as atividades de segurança no sistema. Modifica os arquivos .exe e .scr, além de desativar os serviços e processos referentes às soluções de segurança.


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: Olhar Digital


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes