Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:12 Pesquisa avançada

Dicas para criar senhas seguras

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Dicas para criar senhas seguras

Mensagempor Luciano Fernandes » Qui, 30 de Agosto 2012, 21:44

Em oito passos você consegue compor uma combinação forte e proteger os seus dados





Logo após a falha do Yahoo! em que diversas senhas de usuários foram vazadas na internet, um especialista que teve acesso às senhas divulgou alguns dados curiososo sobre as combinações utilizadas. Segundo o site Business Insider, a senha mais comum é “123456”, seguida de “password” (senha, em português), “welcome” (bem vindo, em português), “ninja”, “abc123”, “princess” (princesa, em português) e “qwerty”.

Este tipo de senha é considerada extremamente fraca e é um prato cheio para crackers, portanto, se você possui alguma combinação seguida de números, letras ou palavras óbvias, troque imediatamente.

Senhas longas

Todo mundo sabe que uma senha longa é mais difícil de ser decifrada. Pode parecer difícil se lembrar de uma combinação longa, portanto, a dica é criar uma frase que faça sentido para você.

Caracteres especiais

Para tornar a sua frase indecifrável, insira pontos, vírgulas, arrobas e números. A dica para você não se esquecer desta miscelânea, é colocar estes caracteres entre as palavras e, mais uma vez, deuma forma que faça sentido para você, mas só para você.

Caixa alta

Diferencie as letras da sua frase usando caixa alta. Insira letra maiúscula no início das palavras ou deixe palavras inteiras em caixa alta, mas faça de uma maneira que seja fácil de lembrar.

Nunca escreva sua senha

As dicas acima são para você nunca precisar guardar suas senhas em papeis, e-mail ou arquivo no computador. Portanto, se apegue no sentido da frase mesmo que ela seja escrita de uma forma completamente estranha.

Não use as mesmas senhas

Atualmente temos contas em dezenas de serviços e cada um deles pede uma senha. Apesar de ser mais fácil usar a mesma, esta tática pode ser bastante perigosa. Seguindo o esquema de frases cheias de caracteres especiais, você pode criar diversas senhas seguras e usar uma para cada site.

Mude com frequência

Ao mudar suas senhas diversas vezes ao ano, você diminui muito as chances de ser hackeado. Estabeleça um cronograma e sempre que mudar a senha de um serviço, mude de todos os outros também. Lembre-se de criar seus sistema de geração de senhas, usando frases que façam sentido para você.

Verificação em dois passos

O Google e a Dropbox possuem um sistema que envia um código ou mensagem via SMS ou aplicativo para você digitar antes de colocar a senha. Esse código é descartável e passa a não valer mais depois que é feito o login, o que torna o acesso aos sites bastante seguro.

Teste sua senha

Utilize sites como este para checar se sua senha realmente é segura. Muitos serviços já possuem este termômetro na página de cadastro, mas vale a pena testar novamente.

Gostou das dicas? Se você tem alguma tática infalível para criar senhas fortes, divida com a gente nos comentários abaixo.

Para te ajudar nesta tarefa de escolher uma senha forte, selecionamos algumas dicas simples que, se seguidas, vão deixar seus dados na rede mais seguros. Confira!


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: OLHAR DIGITAL / HOME PRODUTOS / DIGITAL_NEWS


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 22 visitantes