Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 19:23 Pesquisa avançada

Acções da Samsung caem a pique depois da derrota contraApple

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Acções da Samsung caem a pique depois da derrota contraApple

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 28 de Agosto 2012, 15:27

As acções da Samsung desceram esta segunda-feira 7,8% na bolsa de valores de Seul. Esta é a maior queda dos últimos quatro anos e surge depois de a marca ter sido considerada culpada, por um tribunal norte-americano, de violar patentes da rival Apple para smartphones e tablets.

Acções da Samsung caem a pique depois da derrota contra a Apple



A batalha legal entre as duas empresas tecnológicas começou no ano passado, com sucessivas acusações de parte a parte em relação à violação de patentes. Na semana passada, os juízes de um tribunal de San José, na Califórnia, decidiram que a Samsung copiou pelo menos três características do iPhone e condenaram a empresa sul-coreana ao pagamento de uma indemnização de mil milhões de dólares (800 milhões de euros). Os responsáveis já anunciaram que vão recorrer da sentença.

Os analistas estimam que a decisão do tribunal da Califórnia vai afectar as receitas da empresa, o que poderá preocupar os investidores. "Um ajustamento nos próximos dias será inevitável, pois os prejuízos foram muito superiores ao que se esperava e há também muitas incertezas, como a possibilidade de as vendas [de smartphones da Samsung] virem a ser proibidas", disse à BBC o analista John Park, da Daishin Securities.

Além da indemnização, a Apple exige também que o tribunal proíba a Samsung de vender vários modelos de telemóveis e tablets no mercado norte-americano – um argumento que deverá estar em destaque na audiência marcada para 20 de Setembro. Uma das preocupações da Samsung é saber se a Apple vai incluir nessa lista o emblemático Galaxy S3, cuja eventual proibição de venda seria muito benéfica para a venda dos iPhones.

Lançado em finais de Maio, o Samsung Galaxy S3 tem sido um sucesso de vendas, aproximando cada vez mais a empresa sul-coreana da rival Apple em termos de lucros com a venda de smartphones. Segundo os números da empresa ABI Research, com sede em Nova Iorque, até ao primeiro trimestre de 2012 a Samsung lançara para o mercado 43 milhões de aparelhos, contra 35 milhões de iPhones vendidos pela Apple – isto ainda antes do lançamento do Galaxy S3. Apesar de vender menos telemóveis do que a Samsung (também pelo facto de lançar apenas um modelo por ano), a Apple controla toda a cadeia de produção (do hardware ao sistema operativo, o seu iOS), ao contrário da Samsung, que depende do sistema operativo Android, da Google.

Artigo Original:


Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes