Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 12:46 Pesquisa avançada

Mozilla quer iOS e Android mais abertos

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Mozilla quer iOS e Android mais abertos

Mensagempor Ron Alon » Qui, 23 de Agosto 2012, 13:27

'Tornar iOS e Android mais abertos é nosso principal objetivo', diz pesquisador da Mozilla




Com o desenvolvimento do Firefox OS, um concorrente dos sistemas iOS e Android que será lançado em 2013, a Mozilla pretende "forçar" as fabricantes a enfraquecerem seus ecossistemas, tornando seus aparelhos compatíveis com padrões abertos, segundo o diretor de pesquisa da empresa, Andreas Gal.

"Não há espaço para outra plataforma fechada [como são as atuais]", diz Gal, um dos responsáveis pelo projeto Boot to Gecko(também conhecido como Firefox OS), sistema operacional para dispositivos móveis totalmente baseado na web.

"Competir com Apple e Google é a melhor maneira de fazer com que eles melhorem a experiência de seus usuários finais --e, como uma fundação sem fins lucrativos, esse é nosso principal objetivo", disse Gal em entrevista após sua fala durante evento em São Paulo.


Nos próximos anos, as barreiras criadas pelas fabricantes para manter seus lucros se tornarão obsoletas, segundo Gal.

"Chegará o momento em que os aplicativos baseados na web estarão tão desenvolvidos que não fará mais sentido gastar dinheiro e tempo desenvolvendo só para o iPhone", diz.

Funcionamento




Ao invés de usar aplicativos especificamente desenvolvidos seu sistema, o Firefox OS usará o que Gal chama de "web apps", adaptações para smartphones dos serviços web que já existem, mas que são pensados para uso em um computador --como o Google Docs.

Uma das vantagens dessa futura plataforma é usar linguagem HTML5 e javascript, compatíveis com smartphone, tablet e computador.

"Adaptar os sites para a plataforma é muito rápido e simples", diz Gal. "Será possível comprar 'Angry Birds' usando o smartphone e usar o aplicativo tanto no seu tablet de outra marca quanto no seu notebook."

Por outro lado, o funcionamento do Firefox OS torna o aparelho muito mais dependente da conexão com a internet.

"Será possível usar aplicativos sem conexão, mas é óbvio que parte deles só tem sentido quando houver internet."


Para Gal, a segurança do Firefox OS não será um problema maior do que usuários já enfrentam hoje. "A web tem um modelo de segurança já bastante desenvolvido [e que será compartilhado pelo sistema futuro]."

O primeiro celular com a plataforma será lançado no Brasil no primeiro trimestre do ano que vem, em parceria com a Vivo.

Gal falou sobre o sistema durante o evento The Next Web, que acontece entre quarta (22) e quinta (23).

Fonte: Folha
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Mozilla quer iOS e Android mais abertos

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 28 de Agosto 2012, 0:02

Com toda esta revolução open-source definitivamente nós temos a ganhar muito! Só espero que, com isto, haja possibilidade de começar a juntar aplicações dos vários sistemas, nomeadamente o Ubuntu com o FirefoxOS.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Mozilla quer iOS e Android mais abertos

Mensagempor Ron Alon » Ter, 28 de Agosto 2012, 2:07

Claudio Novais (28-08-2012, 0:02) escreveu:Com toda esta revolução open-source definitivamente nós temos a ganhar muito! Só espero que, com isto, haja possibilidade de começar a juntar aplicações dos vários sistemas, nomeadamente o Ubuntu com o FirefoxOS.


Vai ser ótimo! :-)

Quero muito o FirefoxOS.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 36 visitantes

cron