Bem-vindo: Qua, 24 de Abril 2024, 3:16 Pesquisa avançada

MySQL poderá ser descontinuado pela Oracle

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

MySQL poderá ser descontinuado pela Oracle

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 21 de Agosto 2012, 21:41


Parece a Oracle está a caminho de descontinuar seu sistema de gerenciamento de banco de dados relacional, o MySQL. A empresa foi adquirida pela Sun Microsystems em 2010 e o MySQL é utilizado em milhões de sites como o Twitter, Facebook, Wikipedia e até mesmo o Google (além do Seja Livre, rs).

A notícia veio à tona quando um lançamento recente do MySQL veio com correções de bugs, mas sem quaisquer testes associados a versão. Além disso, parece que a Oracle retirou o histórico de revisão das alterações sob os dados armazenados no código, ou seja, mudanças ocorreram na aplicação porém não foram documentadas, tornando mais difícil saber se os bugs reportados foram realmente corrigidos.

Os movimentos já geraram reações na comunidade de desenvolvedores do MySQL, tendo em vista que portar todo um banco de dados para uma outra plataforma, como o PostgreSQL ou o MariaDB (que é um fork do MySQL), é uma operação de risco.

A Oracle inclusive já possui um péssimo histórico sobre “abandono de projetos”: em abril de 2011, sem nenhum tipo de aviso prévio, a Oracle decidiu “largar” o OpenOffice.org nas mão da comunidade sob a desculpa de que ele “seria melhor gerido por uma organização interessada em atender a um público mais amplo a partir de uma base não comercial” (fonte)

Leia mais informações este assunto aqui


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: #Seja Livre


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: MySQL poderá ser descontinuado pela Oracle

Mensagempor tiagokalisto » Qua, 22 de Agosto 2012, 1:06

Oracle partindo a fins empresariais apenas, não demora muito o Solaris tbm entra na dança.
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
Avatar do usuário
tiagokalisto
 
Mensagens: 279
Registrado em: 02 Abril, 2012

Re: MySQL poderá ser descontinuado pela Oracle

Mensagempor Egon Holtz » Qua, 22 de Agosto 2012, 5:08

wtfh???

Como assim, Descontinuar?? A Oracle só pode estar de brincadera!! MySQL é um dos bancos mais usados (se não, o mais usado). Vem como padrão nos principais hosts de internet e a Oracle vem com uma dessas?

Acho q não preciso comentar mais nada...

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander


LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat



About:Me


Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Avatar do usuário
Egon Holtz
 
Mensagens: 233
Registrado em: 26 Março, 2012
Localização: Sorocaba, SP

Re: MySQL poderá ser descontinuado pela Oracle

Mensagempor leandrolopes » Qua, 22 de Agosto 2012, 12:55

Sem o MySQL!? Dias tensos virão. É melhor começarmos a aprender a utilizar num novo banco. #postgre

leandrolopes
 
Mensagens: 342
Registrado em: 14 Junho, 2011
Localização: Paço do Lumiar - MA

Re: MySQL poderá ser descontinuado pela Oracle

Mensagempor Bitetti » Qua, 22 de Agosto 2012, 13:02

Egon Holtz (22-08-2012, 5:08) escreveu:wtfh???

Como assim, Descontinuar?? A Oracle só pode estar de brincadera!! MySQL é um dos bancos mais usados (se não, o mais usado). Vem como padrão nos principais hosts de internet e a Oracle vem com uma dessas?

Acho q não preciso comentar mais nada...


Ele perde pro SQLite, pois qualquer celular com joguinho hj pode ter ele.
Bom, sendo uma empresa eles devem estar querendo oferecer migração pro povo empresarial q usa o MySQL e talvez não seja tão interesante ter o MySQL como valor agregado já q muita faculdade o DB deles é apresentado por educadores como se fosse um banco digno de "fap fap".

O problema é q atualmente tem-se visto muitas empresas abandonando softwares consagrados ao relento talvez encorajados por um modismo ou previsões apresadas.

PS. Se for p escolher outro banco eu chuto o pau da barraca e pulo pro MongoDB ou CouchDB.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: MySQL poderá ser descontinuado pela Oracle

Mensagempor Ron Alon » Qua, 22 de Agosto 2012, 13:13

Que caca! O WordPress usa o MySQL. Vai dar m***a
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: MySQL poderá ser descontinuado pela Oracle

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 22 de Agosto 2012, 14:24

Já se sabia que a Oracle tinha comprado a Sun exatamente por causa do MySQL, um dos grandes concorrentes ao seu sistema que mais lucro lhes dá. Toda a gente dizia isso mesmo e por isso mesmo é que os criadoros do MySQL fizeram logo um fork: o MariaDB.

Não vejo grandes problemas com isto. Apenas direi (e porque não sei se já existe) que o mais dificil/chato será mesmo passar do MySQL para o MariaDB e esperar um pouco para que este último se solidifique em termos funcionais (que novamente também não sei qual o estado dele).

Porque de resto, havendo uma comunidade gigantesca por detrás de bases de dados open-source, nomeadamente os blogs wordpress, o MariaDB irá agora começar a crescer desenfriadamente.


Sobre a Oracle, apesar de ser uma atitude super condenável, ela só está a servir os seus interesses exatamente como a Google fez ao comprar inúmeras aplicações e serviços que os fechou no mesmo dia, porque simplesmente eram competição para eles (nomeadamente o quickoffice por exemplo).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: MySQL poderá ser descontinuado pela Oracle

Mensagempor Ron Alon » Qua, 22 de Agosto 2012, 14:55

Claudio Novais (22-08-2012, 14:24) escreveu:Já se sabia que a Oracle tinha comprado a Sun exatamente por causa do MySQL, um dos grandes concorrentes ao seu sistema que mais lucro lhes dá. Toda a gente dizia isso mesmo e por isso mesmo é que os criadoros do MySQL fizeram logo um fork: o MariaDB.

Não vejo grandes problemas com isto. Apenas direi (e porque não sei se já existe) que o mais dificil/chato será mesmo passar do MySQL para o MariaDB e esperar um pouco para que este último se solidifique em termos funcionais (que novamente também não sei qual o estado dele).

Porque de resto, havendo uma comunidade gigantesca por detrás de bases de dados open-source, nomeadamente os blogs wordpress, o MariaDB irá agora começar a crescer desenfriadamente.


Sobre a Oracle, apesar de ser uma atitude super condenável, ela só está a servir os seus interesses exatamente como a Google fez ao comprar inúmeras aplicações e serviços que os fechou no mesmo dia, porque simplesmente eram competição para eles (nomeadamente o quickoffice por exemplo).


Exatamente. Odeio coisas do tipo. ótimo saber que há uma alternativa.

Obrigado, Cláudio.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: MySQL poderá ser descontinuado pela Oracle

Mensagempor Davysson Silva » Qua, 22 de Agosto 2012, 14:58

Acho que essa notícia vai ser boa para os NoSQL, talvez o pessoa decida arriscar agora.
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: MySQL poderá ser descontinuado pela Oracle

Mensagempor gil0mendes » Qua, 22 de Agosto 2012, 16:02

Ainda bem que estou a adaptar a minha plataforma para múltiplo suporte de SGBD, já me sinto mais aliviado.
Mas que vai dar uma boa boda isso vai, principalmente aos Data Centers.
Avatar do usuário
gil0mendes
 
Mensagens: 23
Registrado em: 04 Agosto, 2012
Localização: Amarante, Porto, Portugal

Próximo

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 45 visitantes

cron