Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:03 Pesquisa avançada

Liberada a venda de ações do Facebook: mais uma descida!

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Liberada a venda de ações do Facebook: mais uma descida!

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 16 de Agosto 2012, 17:05

Investidores que estavam impedidos de negociar inundam o mercado com novas ações

Facebook despenca para o pior preço desde o IPO



A maior rede social do mundo enfrenta nesta quinta-feira mais um enorme revés na bolsa desde o lançamento das suas ações (FB) em maio deste ano. Aproximadamente 271 milhões de papéis do Facebook, que estavam nas mãos de investidores impedidos de negociar por conta de regras acordadas no IPO (Oferta Inicial de Ações), receberam o sinal verde e já inundam a Nasdaq.

Com a disponibilidade de mais 60% ações no mercado, os ativos voltaram a despencar. No pior momento do dia, cada uma chegou a ser negociada a 19,71 dólares, uma queda superior a 6%. É o menor preço registrado desde o IPO, quando foram vendidas a 38 dólares cada. Com o valor, a captação chegou a 16 bilhões de dólares. Os papéis estavam nas mãos de investidores como o DST Global, Goldman Sachs, Elevation Partners e Accel Partners.


IPO polémico




As dúvidas e questionamentos em torno da operação começaram antes mesmo da estreia na bolsa. Mark Zuckerberg começou a irritar alguns investidores ao dar sinais de imaturidade, segundo alguns deles, durante os encontros realizados para angariar interessados nas ações. A reação aconteceu porque o jovem executivo de 28 anos compareceu aos encontros vestindo um agasalho com um capuz.

Além disso, alguns termos do IPO desenhado por ele escaparam a algumas regras vistas como as de governança corporativa elevada e avançada. Isso porque o capital do Facebook passou a ter dois tipos de ações.

Os papéis de classe A, vendidos ao público, possuem o direito a apenas um voto. Enquanto isso, os de classe B, detidos por Zuckerberg, têm direito a dez votos. Ou seja, ele consegue mandar mais apesar de possuir menos ações.

Outra desconfiança surgiu quando o banco Morgan Stanley cortou as estimativas de receitas devido ao rápido crescimento de usuários em celulares durante o processo de coleta de intenções de investimentos com base em informações passadas pelo Facebook.

Não se sabe ainda se o Facebook deu um aviso especial aos analistas sobre a mudança nas projeções, para que então os bancos enviassem o alerta para os seus clientes mais queridos, o que seria ilegal. Por fim, as negociações foram afetadas por um erro nos sistemas da Nasdaq. Muitos investidores que pretendiam vender as ações não conseguiram fazê-lo.

Euforia




As ações do Facebook estrearam para o mercado em geral apenas em maio, mas há anos negociavam em mercados alternativos, como o SecondMarket (neste link é possível visualizar o histórico dos papéis por lá). Um ex-funcionário da empresa que possuía papéis entrou em contato com a SecondMarket em abril de 2008 para encontrar liquidez e começou a negociar cada um por 5 dólares. O pico de valor foi atingido em abril de 2012, um pouco antes do IPO.

Cada um chegou a ser vendido a 42,72 dólares, ou seja, 754% acima do valor inicial.O IPO também foi uma exigência da SEC (Securities and Exchange Commission), o regulador do mercado de capitais americano. Isso aconteceu porque as negociações das ações nos mercados alternativos tinham atingido níveis muito elevados e acima do permitido para empresas de capital fechado.

Artigo Original:


Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 35 visitantes