Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 10:44 Pesquisa avançada

Unity VS Xfce: comparativo com o jogo Counter-Strike: Source

Conhece algum jogo que quer partilhar? Tem questões sobre a instalação de um jogo? Não consegue passar um nível de um jogo? Uma simples atualização de informação sobre um jogo? Então esta é a secção!

Unity VS Xfce: comparativo com o jogo Counter-Strike: Source

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 12 de Fevereiro 2013, 23:52

Acha que o Xfce é uma alternativa melhor que o Unity para jogar um dos jogos do steam mais importantes, o Counter-Strike: Source? Veja aqui um comparativo e tire as suas conclusões!

O Unity é ambiente gráfico bastante simples e com um conceito de usabilidade muito interessante. Ele otimiza o espaço, tem proporções ideais para monitores widescreen e funcionalidades de acesso rápido aos programas do Ubuntu. No entanto, tem um problema: é lento.

Pelo contrário, o Xfce é um ambiente para o Ubuntu muito leve e que possibilita uma infinidade de personalizações do seu visual. Ora, será que a leveza do Xfce faz diferença no jogo do Counter Strike: Source nativo para o Ubuntu?

O Daniel Pereira, para tentar tirar esta dúvida, resolveu fazer dois vídeos a mostrar o jogo do Counter Strike:Source a funcionar no Unity e outro no Xfce. Depois disso através de um programa de edição de vídeo, pôs os dois vídeos lado a lado.

Para além de mostrar/comparar o arranque dos dois jogos, depois mostrou também a execução de um demo (no Counter Strike é possível gravar jogadas para depois analisar o que aconteceu) e comparou lado a lado. Os resultados serão certamente surpreendentes para muitos utilizadores, por isso veja o vídeo:


Que conclusões podemos tirar deste vídeo? Bom, na minha opinião são poucas as conclusões. Primeiro seria necessário realizar mais alguns testes para evitar erros casuais. E em segundo lugar, há alguns pormenores que atrasaram o Xfce que parecem ser ao nível da comunicação com o servidor/steam.

Um outro pormenor que se deve ter em conta é que o Daniel Pereira tem o Unity otimizado, ou melhor, removeu quase todas as lentes para que ele fique mais leve. Por fim, deve-se tentar analisar este comparativo ao nível dos FPSs e não do que estamos a ver pelo vídeo, uma vez que a gravação do vídeo é que teve as pausas. Pelo que o Daniel Pereira disse, o jogo funciona perfeitamente fluido, só fica com estes "breaks" por estar a gravar o vídeo.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Unity VS Xfce: comparativo com o jogo Counter-Strike: So

Mensagempor Strobe » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 0:21

impressão minha ou no unity o jogo parecia rodar 5% mais liso? o,O
Avatar do usuário
Strobe
 
Mensagens: 310
Registrado em: 17 Novembro, 2012

Re: Unity VS Xfce: comparativo com o jogo Counter-Strike: So

Mensagempor Daniel Pereira » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 0:32

Sem dúvida que não podemos tirar muitas conclusões, pois é um teste feito apenas por uma pessoa (eu ;) ).
Mas pelo menos nesta experiência, não posso dizer que o Unity esteve mal pois foi com ele que o demo "correu" melhor.
A demo apesar de estar sempre a mais ou menos 60 fps, pareceu-me que o Unity se portou melhor.
A parte dos "breaks" a gravar a demo, tem também a ver com o ping com que me encontrava na altura.
mas no inicio dos 2 videos "lado a lado" podemos ver que a gravação se encontra limpa, parece mais fluido no Unity que no XFCE, e enquanto no XFCE existem alguns "breaks" no Unity não(falo do momento em que estou a saltar logo no inicio a ir para as escadas"

Mas para tirar mais conclusões só mesmo fazendo mais testes, mas para mim portou-se muito bem, e vou continuar a usar o Unity :)
Editado pela última vez por Daniel Pereira em Qua, 13 de Fevereiro 2013, 0:42, em um total de 2 vezes.

Daniel Pereira
 
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Outubro, 2012

Re: Unity VS Xfce: comparativo com o jogo Counter-Strike: So

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 0:34

Pois Strobe, eu também fiquei surpreendido. Parece-me muito estranho mesmo. O melhor seria ler o número de FPS's médio durante um ou dois minutos apenas com o jogo a funcionar (sem estar a gravar vídeos). Creio que esse seria o melhor teste :|

Alguém quer fazer um teste desses? Basicamente seria ler várias vezes no mesmo minuto os FPS's. Não sei se é possível criar scripts. Se fosse possível, o nível de exatidão poderia ser bastante bom.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Unity VS Xfce: comparativo com o jogo Counter-Strike: So

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 0:43

Eu fiquei chocado... É que comigo, com um jogo no meu portátil foi (do menor desempenho para o maior): Unity > Gnome-shell > Gnome Clássico > KDE > Lubuntu (este último deixou os outros a comer pó xD )
Pensei que o Xfce fosse dar uma abada... Será por ter sido instalado por cima do Ubuntu com Unity? Algum processo do Unity que estivesse a sabotar?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Unity VS Xfce: comparativo com o jogo Counter-Strike: So

Mensagempor miles_maverick » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 0:46

Quero ver com o Unity Normal vs XFCE vs MATE
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Unity VS Xfce: comparativo com o jogo Counter-Strike: So

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 0:52

Luis Cardoso (12-02-2013, 23:43) escreveu:Eu fiquei chocado... É que comigo, com um jogo no meu portátil foi (do menor desempenho para o maior): Unity > Gnome-shell > Gnome Clássico > KDE > Lubuntu (este último deixou os outros a comer pó xD )
Pensei que o Xfce fosse dar uma abada... Será por ter sido instalado por cima do Ubuntu com Unity? Algum processo do Unity que estivesse a sabotar?

Creio que a instalação do xfce foi feita através deste método:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Unity VS Xfce: comparativo com o jogo Counter-Strike: So

Mensagempor Daniel Pereira » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 0:59

Claudio Novais (12-02-2013, 23:52) escreveu:
Luis Cardoso (12-02-2013, 23:43) escreveu:Eu fiquei chocado... É que comigo, com um jogo no meu portátil foi (do menor desempenho para o maior): Unity > Gnome-shell > Gnome Clássico > KDE > Lubuntu (este último deixou os outros a comer pó xD )
Pensei que o Xfce fosse dar uma abada... Será por ter sido instalado por cima do Ubuntu com Unity? Algum processo do Unity que estivesse a sabotar?

Creio que a instalação do xfce foi feita através deste método:


Foi sim, instalei usando esse artigo.

Daniel Pereira
 
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Outubro, 2012

Re: Unity VS Xfce: comparativo com o jogo Counter-Strike: So

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 1:03

E fez os passos de optimização?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Unity VS Xfce: comparativo com o jogo Counter-Strike: So

Mensagempor aislan » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 1:47

O melhor mesmo é fazer um comparativo com um XFCE limpo. Sem otimização a comparação torna-se invalidade! ;)

aislan
 
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Julho, 2012

Próximo

Voltar para Jogos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes