Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 13:09 Pesquisa avançada

[Resolvido] Notebook com Lubuntu 13.10 não mostra tela de...

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

[Resolvido] Notebook com Lubuntu 13.10 não mostra tela de...

Mensagempor Oliveira Costa » Qua, 30 de Abril 2014, 4:43

Olá pessoal, vou tentar ser o mais detalhista e objetivo possível ao descrever meu problema.
Há alguns dias eu resolvi atualizar meu linux, do lubuntu 13.10 para o 14.04, mas devido o lubuntu novo não reconhecer minha placa de rede decidi reinstalar a versão antiga.

Acontece que no dia-a-dia quando uso o notebook eu costumo fazer isso com ele conectado à uma tomada (com bateria e tudo), mas dias depois de refazer a instalação do SO eu tentei ligar meu notebook somente com a bateria e pra minha surpresa ele não completou o ciclo de inicialização. Ele simplesmente mostra a tela de carregamento do lubuntu por 1 segundo e depois disso a tela fica preta e não acontece mais nada. Ele não passa para a tela de logon. Nesse momento a luz que indica a leitura do HD para de piscar e às vezes até volta a dar sinais (piscando rapidamente) depois que eu uso o touchpad ou alguma tecla, mas é só isso que acontece. Enquanto a tela do notebook está preta eu vejo que o botão ON/OFF fica aceso, indicando que o note está ligado, e ao pressioná-lo a tela de carregamento do lubuntu reaparece por mais um segundo e depois o notebook desliga.

Fiquei tão curioso com esse fato que decidi fazer um experimento:

1º - desliguei o computador, retirei sua bateria por um instante, coloquei-a novamente e voltei a ligar o aparelho. Fiz isso uma cinco vezes e em todas as vezes o problema descrito acima se repetiu;

2º - desliguei o notebook, mas desta vez não usei a bateria, retirei seu cabo de alimentação por um tempo, recoloquei ele e liguei o notebook. Por mais quatro vezes fiz isso e o processo de inicialização voltou a empacar antes da tela de logon;

3º - repeti por cinco vezes os ciclos de ligar/desligar e também reiniciar o computador, mas desta vez sem retirar o cabo ou a bateria a cada ciclo (ligar/desligar ou reiniciar). Tanto para inicialização com o notebook desligado quanto para a reinicialização do sistema eu executei o processo pelo menos cinco vezes de três formas:

- com o cabo e sem a bateria;
- com a bateria e sem o cabo;
- com o cabo e a bateria conectados.

Curiosamente ele iniciou normalmente e mostrou a tela de logon todas as vezes em que executei esses últimos procedimentos - com exceção da primeira tentativa feita entre a troca de cada um dos três métodos descritos acima, onde pode se verificar problema ocorrer-.

Eu nunca vi nada parecido antes, mas fiquei imaginando se o fato de não haver uma fonte de energia conectada ao notebook, quando este estava desligado, seria o gatilho para o defeito na inicialização do sistema.

Desde já quero agradecer a atenção dos colegas que leram minha mensagem.
Editado pela última vez por Oliveira Costa em Sex, 2 de Maio 2014, 4:40, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Oliveira Costa
 
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Abril, 2014

Re: Notebook com Lubuntu 13.10 não mostra tela de logon

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 30 de Abril 2014, 8:02

Boas Oliveira, assim de repente, poderá ser um de dois problemas (sem existir 100% de certezas!).

Primeira opção, durante a instalação, alguma coisa correu mal e a gestão de energia do Lubuntu ficou com algum "bug" que causa esse comportamento.
Solução - Reinstalação do Zero é sempre a melhor!

Segunda opção, alguma incompatibilidade no Kernel que leve a esse comportamento.
Solução - Vais a este link:

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.14.2-utopic/

E descarregas o ÚLTIMO KERNEL ESTÁVEL para Ubuntu e derivados, instalas para a tua arquitectura (32 ou 64 bits) e vês se com o novo Kernel ainda acontece o que descreveste.
Se acontecer, aconselho-te a reinstalares, se não acontecer, problema resolvido.

PARA INSTALARES o mais recente Kernel, faz o seguinte:

Vai ao link que te deixei acima (navega pelas directorias para veres outros Kernels só por curiosidade, se quiseres!) e descarrega/baixa os seguintes pacotes:

Para 32 bits:

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.14.2-utopic/linux-headers-3.14.2-031402_3.14.2-031402.201404262053_all.deb

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.14.2-utopic/linux-headers-3.14.2-031402-generic_3.14.2-031402.201404262053_i386.deb

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.14.2-utopic/linux-image-3.14.2-031402-generic_3.14.2-031402.201404262053_i386.deb

Para 64 bits:

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.14.2-utopic/linux-headers-3.14.2-031402_3.14.2-031402.201404262053_all.deb - este é comum aos dois

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.14.2-utopic/linux-headers-3.14.2-031402-generic_3.14.2-031402.201404262053_amd64.deb

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.14.2-utopic/linux-image-3.14.2-031402-generic_3.14.2-031402.201404262053_amd64.deb

Depois, na directoria que descarregaste/baixaste os pacotes, abres um terminal e executas estes comandos:

sudo dpkg -i linux*.deb


Depois, só para certificar que tudo correu bem:

sudo update-grub


Reinicias o PC e, em primeiro lugar estará o Kernel 3.14-2 para arrancar (em opões avançadas irás ver os Kernels que tens instalados), embora só vejas Lubuntu escrito ele terá o mais recente Kernel por "default".

Experimenta e diz qualquer coisa.

Aguardo.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Notebook com Lubuntu 13.10 não mostra tela de logon

Mensagempor Oliveira Costa » Sex, 2 de Maio 2014, 4:37

Depois de quebrar muito a cabeça, resolvi reinstalar o lubuntu. Tive sorte e ele não voltou a travar durante a inicialização. O problema do não-reconhecimento da placa de rede só acontece se o usuário estiver rodando o trusty diretamente do liveCD, ao selecionar diretamente a opção "instalar lubuntu" o bug não se repete.

Pronto, o problema foi resolvido.

Obrigado pela ajuda.
Avatar do usuário
Oliveira Costa
 
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Abril, 2014

Re: [Resolvido] Notebook com Lubuntu 13.10 não mostra tela d

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 2 de Maio 2014, 10:24

Boas Oliveira, ainda bem que conseguiste resolver! :yeah:

O estranho realmente, é ser essa a solução! o.0

Pois, por norma, é aconselhável (e eu sempre fiz assim!), arrancar com o SO em Live e só depois instalá-lo.

Mas no teu caso, parece ser o oposto.

Não seria má ideia, abrires uma conta gratuita no Launchpad e no AskUbuntu para informares dessa situação, expondo-a, juntamente com o teu hardware, para que eles a possam verificar e corrigir.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011


Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes