Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 20:56 Pesquisa avançada

Inauguramos Gobang PT

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Inauguramos Gobang PT

Mensagempor portaro » Qua, 9 de Abril 2014, 2:47

É com enorme prazer que vos anúncio a todos que oficialmente , hoje se inaugura o nosso cantinho Portugês com Openbox, e Ubuntu - http://sourceforge.net/projects/gobangpt/

  • Um sistema leve, que pretende oferecer um ambiente simples, agradável, diferente e atraente
  • Um sistema que provê um grande número de pacotes de Software instaláveis.
  • Completo controlo sobre a aparência do sistema, fácil de personalizar.
  • Multilingue.
  • Fácil de configurar, actualizar com necessidade de poucos recursos.
  • Um projecto (GobangOS) que tem como alvo a informação e educação com um sistema livre disponível para todos.

O GobangOS é uma Distribuição com Kernel GNU/Linux baseada em Ubuntu 12.04, mas o único projecto da família Ubuntu com o Gestor Openbox 3.5 pré-definido e configurado para uso desde o primeiro Boot.

Com um leque de adições úncias passam por programas adicioanais, temas adicionais, fácil instalação de programas e edição do menu OPenbox, (GUI MenuEditor), temas e personalziações diversas e únicas , consumos leves, rapidez, fluidez extrema, um Ubuntu genial...

Minha experiência:
EU uso e ainda não consegui encontrar um senão nesta distribuição. , instalo de tudo , ppas, programas de multimédia, roda tudo sem um único erro, tenho aberto Blender, GIMP, Inkscape,Openshot, VLC a dar video, Firefox com Youtube ou não, Jdownloader, e Transmission sempre a rodar e simplesmente nunca me parou (mesmo abrindo tudo ao mesmo tempo) é mesmo incrivel a leveza que tem e a notável rapidez comaparado com outros.

Destaco muito também o submenu Gobang - Config, CLI,GUI, e GOapps , que coloca o que mais precisamos logo na nossa mão.

Distro que de 0 a 10, vale 20 , não há no momento competidor para ela, acho que fica claro o que eu penso do nosso Gobang - Agora em PT.


portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Inauguramos Gobang PT

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 9 de Abril 2014, 19:07

Quanto a isto:
O GobangOS é uma Distribuição com Kernel GNU/Linux baseada em Ubuntu 12.04, mas o único projecto da família Ubuntu com o Gestor Openbox 3.5 pré-definido e configurado para uso desde o primeiro Boot.

E como ficamos com o MadBox e UbuBox SalentOS :?: Ambos são baseados no Ubuntu 12.04 e têm o Openbox 3.5 pré-definido e configurado para uso desde o primeiro Boot.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Inauguramos Gobang PT

Mensagempor portaro » Qua, 9 de Abril 2014, 22:25

Bom é questão de escolha sobre MadBox nã oconheço, sobre SalentOS conheço e bem , como o usei acho imcomparável. O salentOS tem alguns bugs que me pareceram serem algo chatos.

Quando escrevi Pré.definido, deveria ter escrito - Bem pré-definido sob a minha óptica de usuário, acho que já escrevi no fórum que o Openbox em UBuntu não é nada fácil de configurar tem de fazer-se por uma Mini-iso , etc etc senão vai haver programas inecessários e arranques dificieis de parar sob pena de o sistema quebrar ..., isto não contando com o MAdBox que nem conheço, claro está.

Quem quiser experimenta e vê, compara e depois se quiser usa ou não, eu pela minha parte passei tempo à procura de algo assim e só encontrei MAnjaro (OPenbox) Crunchbang (Openbox) MInino (LXDE) e o Gobang , pelo meio meteria também uma outra distro muito boa mas desmantida o Comfusion, com misturas de LXDE (OPenbox) e XFCE (esta tem uma estabilidade incrivel também . Isto em comparativos - recursos, usabilidade pré-definições básicas, para mim seriam hoje as melhores distros compativeis com Kerneis do Ubuntu e com target - computadores de recursos básicos ou baixos (o COmfusion foi desmantido).

Desde o inicio do Gobang que mantenho contacto com o desenvolvedor e ele mostrou-se sempre muito aberto a portar coisas novas para a sua Distro, a mim cativou-me num primeiro momento por ser um Openbox - pensei ora tenho aqui algo em que começar a esquadrinahr sobre este gestor mas depois deparei-me que o Gobang é uma distro para tempo inteiro exactamente pro ser mesmo leve, estável, tremendamente rápida e dinâmica na aceitação de pacotes que realmente queremos sem nos dar bugs constantes.

Abraço e obrigado por comentar.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Inauguramos Gobang PT

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 9 de Abril 2014, 22:36

portaro (09-04-2014, 22:25) escreveu:Bom é questão de escolha sobre MadBox nã oconheço, sobre SalentOS conheço e bem , como o usei acho imcomparável. O salentOS tem alguns bugs que me pareceram serem algo chatos.

Quando escrevi Pré.definido, deveria ter escrito - Bem pré-definido sob a minha óptica de usuário, acho que já escrevi no fórum que o Openbox em UBuntu não é nada fácil de configurar tem de fazer-se por uma Mini-iso , etc etc senão vai haver programas inecessários e arranques dificieis de parar sob pena de o sistema quebrar ..., isto não contando com o MAdBox que nem conheço, claro está.

Quem quiser experimenta e vê, compara e depois se quiser usa ou não, eu pela minha parte passei tempo à procura de algo assim e só encontrei MAnjaro (OPenbox) Crunchbang (Openbox) e o Gobang , pelo meio meteria também uma outra distro muito boa mas desmantida o Comfusion, com misturas de LXDE (OPenbox) e XFCE. Isto em comparativos - recursos, usabilidade pré-definições básicas, para mim seriam hoje as melhores (o COmfusion foi desmantido).

Desde o inicio do Gobang que mantenho contacto com o desenvolvedor e ele mostrou-se sempre muito aberto a portar coisas novas para a sua Distro.

Abraço e obrigado por comentar.

Tocou num ponto bastante importante, também dei conta disso no Debian, em que o Openbox nos permite fazer trinta por uma linha sem sequer vacilar, já no Ubuntu, à mínima coisa fecha-me a sessão...

Mesmo partindo de uma mini-iso, algumas das coisas não podemos (mesmo assim) instalar, porque corremos o risco de trazermos metade do Unity com ele... E com isso vem aqueles processos chatos que depois de instalados, quase nem lhe podemos mexer sob pena de deixar o SO impraticável... :|

Já fiz isso que indicou e sei bem como facilmente ficamos ali num gigantesco jogo das minas... Ao mínimo passo mal calculado, podemos dizer adeus a um sistema estável e prático.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Inauguramos Gobang PT

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 9 de Abril 2014, 22:42

Já agora, tem a possibilidade de organizar as janelas no ecrã, como no Compiz, através da tecla [Win] + [1 → 9] (teclado numérico)? Caso não tenha, espreite no MadBox, seria algo deveras útil a adicionar! Ajuda bastante na produtividade. :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Inauguramos Gobang PT

Mensagempor portaro » Qua, 9 de Abril 2014, 22:56

Eu fui dando ao click...

UM bocado a trote do desenvolvedor eu fui pecebendo que a Distro tinha muito potencial, primeiro quase desisti, (porque temos de instalar muita coisa - multimedia eu uso muito o Gimp, o Inkscape, o OPenshot, o Blender, o Pitivi ) etc ,etc.

Mas a trote de aprender mais e entender o Openbox continuei com a ideia "deixa ver que tal é. E foi o que melhor fiz, Fui instalando tudo o que tinha nos meus anteriores UBuntus a cada pacote pensava é desta que quebra e vai tudo. E nada tenho tudo ON e OFF quando quero, dou-me ao luxo de abrir - Makehuman, Blender, Openshot, Jdownloader, GIMP (com uma carrada de Scripts, Firefox e Transmission e ainda lhe ponho o KIwix com o Xulrunner a puxar) se fizesse isto nas anteriores distros simplesmente esperava muito tempo até o Gimp fazer o efeito da foto, até o blender virar o cubo até o Openshot tocar etc, no Gobang dou-me a este Luxo e é aí que eu vejo que realmente a coisa está bem feit usabilidade.

Eu usei SAlentOS e até pude manter conversações com o seu desenvolvedor, eu sempre fui da opinião de que ele deveria manter o OPenbox, mas as novas versões vêm com razor-qt, e por outro lado deixou a sessão OPenbox meio partida, a distro converte-se num centro de Bugs, apesar de ser muito boa, em questão de consumo de recursos nem por sombras o SalentOS é comparável ao Gobang consome mais e pára também tanto com os Lubuntus, Xubuntus e UBuntu (o Unity as últimas versões têm consumos que pdoe parecer estranho mas são muito parecidos aos do Xubuntu e Lubuntu ) eu pude confirmar que o Xubuntu consumia demasiado e parava de vez em quando, ralentizava-se.

AQui o Gobang marca uma inflexão provávelmente a respostas esteja num toque no Kernel e numa remistura Ubuntu á base de Mini-ISO com uma derivação de dois Kerneis disponiveis, somando isto às pré-definições e instalações base e o gestor Openbox, temos uma Distro realmente capaz de dizer sou mesmo leve.

Eu no principio fiquei muito de pé atrás exactamente por ter a experiância do SalentOS, e de pensar isto ou crasha ou conforme lhe meto PPAS fica tudo lento com o passar dos dias- isso não aconteceu tenho o que preciso no momento certo.

Só tem um mal O openbox é para pessoas já com algum tempo de uso do Linux - temos de editar muita coisa por exemplo através do GUI-MENU-EDITOR para lançarmos certos aplicativos, no meu caso são todos os que tinha em outras distros. ->


Eu já tive daquelas experiências em que vejo em certo site esta distro é leve e rápida e não dádores de cabeça - pensei que o Gobang fosse mais uma que ao fim me daria um grande arrepender por ter instalado, finalmente encontrei uma que não e esta valeu todo o esforço que andei tempo e tempo a fazer para encontra o tal sistema leve que fizesse o que fazem os outros sem dar bugs constantes com problemas entre pacotes, esta é para mim uma diferença grande.

E ainda assim o Gobang só agora está a dar os primeiros passos, mas chama a atenção, pelo que sei o Desenvolvedor está em conversações com a turma do Ubuntu, não me disse para quê mas esse e-mail que me mandou foi talvez aquele que me fez formatar e pôr em raíz o Gobang, porque se o pessoal do Ubuntu lhe dá ouvidos certamente será porque a coisa não está mal de todo.

Imagem

Há uma outra distro muito mas muito boa chama-se Comfusion , mas infelizmente está parada, mas tinha uma muito boa relação de consumos e usos também (consumia mais mas era rápida e estável).

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Inauguramos Gobang PT

Mensagempor portaro » Qua, 9 de Abril 2014, 23:17

Tem algumas coisas interessantes mas usa o cairo composite manager, mas que eu saiba não dá para atalhos de janelas em "corrente".

Tem o Marchobmenu que é um lançador estilo fluxbox.

Não tenho notícias de que haja uma aplicação que faça isso que o amigo sugere, o gnome-pie está lá mas não faz isso também.

é uma questã ode sugerir e ver se há algo na toca, mas o desenvolvedor é Polaco e o nosso Inglês é tu cá tu lá eheheheheh.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Inauguramos Gobang PT

Mensagempor portaro » Qua, 9 de Abril 2014, 23:28

SUgestão enviada , via e-mail parao desenvolvedor. Abraço e obrigado pelo seu comentário.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Inauguramos Gobang PT

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 10 de Abril 2014, 0:26

Olá Portaro,

Editei/formatei um pouco o seu primeiro post, para ficar visualmente mais percetível. As mudanças foram poucas, mas é importante quando se partilha nas redes sociais como estou agora a fazer a este tópico.

Espero que não haja problema! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Inauguramos Gobang PT

Mensagempor portaro » Qui, 10 de Abril 2014, 13:01

Obrigado Claudio.

Hum voltando ao tema, já tive resposta do desenvolvedor.

Mandou-me uma série de tutos, o mais interessante é que é possivel fazer a mudança e configuração de saltos de janelas através do menu do Goabng [Menu ->goapps -> accessories -> desktop -> pytyle] ou seja que a questão já está resolvida.

Mas mesmo asssim enviou-me outras maneiras de o fazer -



é mais questão de o user fazer uso das ferramentas, algo que eu próprio ainda não tinha nem pensado.

Adjunto à resposta veio um vídeo com o http://sourceforge.net/projects/pytile/


portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes

cron