Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:26 Pesquisa avançada

Debian - Passo a passo!

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Debian - Passo a passo!

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 29 de Março 2014, 22:28

Imagem

Este tópico destina-se à partilha dos primeiros passos a fazer no Debian para o deixar com uma utilização mais humanizada, trazendo aos utilizadores o seguinte lema:

«Linux para Humanos!»


Em seguida serão listados os links de todos os tutoriais, de forma a tornar fácil a navegação do que se pretende:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 29 de Março 2014, 23:11

Parte 1 - Activar o suporte de software de terceiros



A característica principal do Debian é que todo o seu Sistema é Livre e Aberto, i.e., não contém código proprietário, o que significa que não vem com drivers de terceiros, só traz aqueles que são Livres e Open Source.

Para resolver essa questão e instalar os drivers que lhe poderão dar mais rendimento e evitar consumos alargados, deverá abrir o terminal e ganhar acesso root, sendo possível da seguinte forma:
su

Digite a senha de root e prepare-se para editar a lista de repositórios, com o seguinte comando (optei pelo uso do Nano, dado que existem inúmeras possibilidades, mas este está em todos os sabores do Debian):
nano /etc/apt/sources.list

Seguidamente, comente as linhas referentes ao cdrom, porque isso já não é necessário, visto que já tem o Sistema instalado na máquina. Isto apenas era preciso, para quem tenha a colecção toda de CD/DVD do Debian e queira instalar algo sem acesso à Internet. Para comentar, coloque o caractere # no início da linha. Ficará com algo assim:
Código: Selecionar todos
# deb cdrom:[Debian GNU/Linux 7.0.0 _Wheezy_ - Official Snapshot i386 LIVE/INSTALL Binary 20130505-11:37]/ wheezy main

Em seguida adicione o seguinte trecho no final de cada repositório activo aí existente:
Código: Selecionar todos
 contrib non-free

Ficando com algo assim (esta linha pode variar devido às imensas escolhas de mirrors disponíveis):
Código: Selecionar todos
# Antes
deb http://ftp.pt.debian.org/debian/ wheezy main
# Depois
deb http://ftp.pt.debian.org/debian/ wheezy main contrib non-free

Salvem as alterações do ficheiro com o atalho [ Ctrl ] + [ X ] e pressionando [ S ] para sobrescrever os dados e [ Enter ] para o nome do ficheiro.

Feito isto, podem então proceder à actualização da lista de pacotes disponíveis, para tal façam:
apt-get update

Terminada a execução, façam:
apt-get upgrade

Feitas todas as actualizações base, proceda às actualizações de Kernel e bibliotecas com:
apt-get dist-upgrade


Depois de reiniciarem o vosso PC, poderão partir para a instalação de drivers em falta, já que terão acesso aos Drivers da Nvidia, AMD, etc, etc...

Informação extra para quem tem ATI/AMD



Para quem tem uma velha ATI/AMD e tenha de usar os drivers livres, poderá activar o suporte 3D com o seguinte comando:
apt-get install firmware-linux-nonfree


Depois de reiniciar, poderá observar suporte 3D, isto irá dar uma mãozinha para quem queira correr o Gnome-shell ;)

Pode consultar a lista de placas suportadas através do seguinte comando:
apt-cache show firmware-linux-nonfree


Referência



ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Strobe » Dom, 30 de Março 2014, 1:05

excelente tutorial,Luis. :yeah:
logo quando instalei o Debian (gnome),eu me deparei com esse "erro" do firmware. :desdentado:
Porém,depois de dar uma pequena pesquisada,encontrei a solução.
Editado pela última vez por Strobe em Dom, 30 de Março 2014, 23:08, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Strobe
 
Mensagens: 310
Registrado em: 17 Novembro, 2012

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 30 de Março 2014, 2:28

Boas Luís, excelente iniciativa (embora eu não use Debian)! :yeah:

Só fiquei, digamos surpreso, pelo facto do pacote no Debian ter o nome de:

firmware-linux-nonfree


enquanto no Ubuntu tem o nome de:

linux-firmware-nonfree


Mais uma vez Luís, excelente maneira de ajudar o pessoal no Debian! :rox:

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 30 de Março 2014, 12:58

Miguel Fonseca (30-03-2014, 2:28) escreveu:Boas Luís, excelente iniciativa (embora eu não use Debian)! :yeah:

Só fiquei, digamos surpreso, pelo facto do pacote no Debian ter o nome de:

firmware-linux-nonfree


enquanto no Ubuntu tem o nome de:

linux-firmware-nonfree


Mais uma vez Luís, excelente maneira de ajudar o pessoal no Debian! :rox:

Hasta.

Pois é, o Debian tem um sistema de organização de pacotes bem estruturada, sendo o texto mais à esquerda o que especifica mais sobre o que se trata, evitando assim que o utilizador se engane ao pensar que é um kernel, ou algo do género! Quando na realidade é um complemento ao Kernel com elementos não livres! Esta é uma das diferenças que se pode encontrar entre Debian e Ubuntu, a organização dos pacotes, para além do Sistema realmente Multi-Arquitectura.

No caso da ATI/AMD, pode-se ler mais sobre isso aqui:


EDIT
Eu bem tenho dito que o Debian me tem permitido aprender mais sobre Linux que o Ubuntu, até porque foi com este que aprendi como deixar o Lubuntu no PC do meu pai a debitar 50~60 FPS, ao contrário dos 20~30 FPS, tudo porque me deparei com esse pacote que permitiu ir mais a fundo na velhinha ATI!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 30 de Março 2014, 12:59

Strobe (30-03-2014, 0:05) escreveu:excelente tutorial,Luis. :yeah:
logo quando instalei o Debian (gnome),eu me deparei com esse "erro" do firmware. :desdentado:
Porém,depois de dá uma pequena pesquisada,encontrei a solução.

:obrigado: :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 30 de Março 2014, 20:37

Boas Luís, não te deves lembrar, mas eu tenho uma velhinha ATI X1600 com 512 MB.

Instalei o pacote equivalente no meu Ubuntu 14.04.

Existe mais algum procedimento, para além da instalação para que beneficie do que este pacote pode trazer?

Aguardo.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor José Craveiro » Seg, 31 de Março 2014, 15:07

Olá Luís, as dicas que aguardava estão por aqui, nada como testar, usar e abusar do debian! :yeah:
Está ótimo, parabéns. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 31 de Março 2014, 19:32

Miguel Fonseca (30-03-2014, 20:37) escreveu:Boas Luís, não te deves lembrar, mas eu tenho uma velhinha ATI X1600 com 512 MB.

Instalei o pacote equivalente no meu Ubuntu 14.04.

Existe mais algum procedimento, para além da instalação para que beneficie do que este pacote pode trazer?

Aguardo.

Hasta.

Então não me havia de lembrar? Porque acha que dei assim tanto foco à ATI xD (para ser sincero, ainda só instalei Debian em PC's com gráfica Intel e antiga ATI).

Veja se este campo o ajuda: https://wiki.debian.org/AtiHowTo#line-1-3

Mas recomendo-lhe que explore as dicas lá apresentadas, pode ser que alguma lhe assente bem.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 31 de Março 2014, 19:38

José Craveiro (31-03-2014, 15:07) escreveu:Olá Luís, as dicas que aguardava estão por aqui, nada como testar, usar e abusar do debian! :yeah:
Está ótimo, parabéns. ;)

Mas José, isto é apenas a ponta visível do icebergue... Ainda falta o resto xD

Mas :obrigado: na mesma ;)

Pelo menos com isto, já poderá lidar com os drivers (o essencial).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes