Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 13:47 Pesquisa avançada

Debian - Passo a passo!

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 7 de Abril 2014, 22:38

JOPAGO (07-04-2014, 14:23) escreveu:
Luis Cardoso (06-04-2014, 15:29) escreveu:
JOPAGO (03-04-2014, 23:50) escreveu:Uma pergunta:
Instalei a versao stable e tive problemas com meus drivers de video e som mesmo instalando pacote firmware-non-free. Tem problema eu migrar para a versao testing?

Qual é a sua Placa Gráfica? E qual o Chip de Áudio?


Código: Selecionar todos
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Haswell-ULT Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:03.0 Audio device: Intel Corporation Device 0a0c (rev 09)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation Lynx Point-LP HD Audio Controller (rev 04)
08:00.0 3D controller: NVIDIA Corporation GK208M [GeForce GT 740M] (rev a1)

Como vc pode ver, meu notebook dell tem tecnologia optimus :\
Emfim, sera q mudando para a versão testing nao melhora a integração com os drivers?
Fiquei pensando q talvez ate a desativação de pad com o comando Fn+F3 funcione.

E seguindo esta informação: viewtopic.php?p=69914#p69914 :?:

No Debian, parece que dá pelo nome de primus em vez de nvidia-prime, como está naquele comentário.

Mas para ter aquela versão - 319 - terá de adicionar o seguinte repositório, tendo acesso root:
su

E adicionando da seguinte forma o repositório backports (que é onde se situam as aplicações durante algum tempo antes de serem puxadas para a versão stable)
echo "deb http://ftp.pt.debian.org/debian/ wheezy-backports main contrib non-free" >> /etc/apt/sources.list.d/debian-backport.list

Actualize a lista:
apt-get update

E em seguida:
apt-get -t wheezy-backports install nvidia-driver nvidia-settings primus


Não lhe posso dar garantias que vá funcionar, até porque não tenho nenhum PC com essa tecnologia para experimentar. Se quiser testar, depois partilhe o resultado!

Embora aqui seja apresentado uma outra forma de instalar:
Foi por aqui que experimentou?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor JOPAGO » Ter, 8 de Abril 2014, 15:03

Nao, foi por aki mesmo,
Na verdade ate tentei esse modo ai desse link, mas nao deu muito certo, pois o serv X bugou e tive q instalar mais de 4x o ubuntu. Por isso q instalei o debian para fazer esses testes, mas o problema é q ele nao instala nem o driver da Intel, imagine o driver da nvidia :/
Por isso perguntei se a versão testing iria me dar mais tranquilidade neste ponto. Tem bibliotecas q nao me deixam instalar certos programas, como o Intel grafics installer.
Avatar do usuário
JOPAGO
 
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Novembro, 2013

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 8 de Abril 2014, 19:05

JOPAGO (08-04-2014, 15:03) escreveu:Nao, foi por aki mesmo,
Na verdade ate tentei esse modo ai desse link, mas nao deu muito certo, pois o serv X bugou e tive q instalar mais de 4x o ubuntu. Por isso q instalei o debian para fazer esses testes, mas o problema é q ele nao instala nem o driver da Intel, imagine o driver da nvidia :/
Por isso perguntei se a versão testing iria me dar mais tranquilidade neste ponto. Tem bibliotecas q nao me deixam instalar certos programas, como o Intel grafics installer.

Mas normalmente não é preciso instalar nada mais para a gráfica da Intel. Aliás, este procedimento, é apenas para poder ter maior capacidades gráficas, fazendo uso da poderosa Nvidia, já que a da Intel, é apenas para poupar energia (uso em modo de bateria, por exemplo) e não para uso intensivo.

Está a ter algum problema gráfico com a placa Intel, como por exemplo não ter a resolução total do monitor, ou algo similar? Só algo assim é que justificaria a instalação de um driver extra, até porque a Intel é uma das Entidades que mais colabora com o Universo Linux, contribuindo para que o driver já venha instalado por defeito em grande parte das distribuições Linux.

Só no caso de ter mesmo uma GPU acabada de sair do forno, é que precisaria de ir ao site da Intel para obter o driver mais recente, fora isso, o que já tem instalado, chega-lhe e sobra.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 9 de Abril 2014, 14:32

Na verdade os drivers Intel geralmente vêm incluídos nos Kernels Linux. Tudo o resto em termos de placas de vídeo geralmente, sim, é necessário instalar à parte (a não ser que queira drivers open-source).

Bom o que quero dizer é que realmente é estranho isso que está a acontecer pois a Intel trabalha muito bem para o Kernel Linux.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Strobe » Qui, 24 de Abril 2014, 18:38

e ae Luis,beleza?
gostaria de saber se é possível controlar o speed fan da minha placa de vídeo utilizando apenas esse firmware-linux-nonfree instalado?
por exemplo, no debian jessie após a instalação do firmware-linux-nonfree, o cooler da minha placa de video fica bastante silencioso, como se estivesse com uma rotação de 30-40%.
Porém,qndo começo a jogar,o cooler "dispara" e fica 100%(um barulho insuportável)
ja com o catalyst instalado,o cooler não dispara quando estou jogando, só que sempre que instalo o catalyst,ocorre aquele probleminha na rolagem das páginas qndo estou utilizando o iceweasel,por isso tenho evitado instalá-lo.

então, é possível?

Abraço
Avatar do usuário
Strobe
 
Mensagens: 310
Registrado em: 17 Novembro, 2012

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 24 de Abril 2014, 18:47

Boas Strobe, tenta instalar o "Catalyst", driver proprietário da AMD e em seguida activa a aceleração de hardware no Firefox/Iceweasel utilizando a dica neste site:

http://sejalivre.org/forcar-aceleracao-de-hardware-em-sites-pelo-firefox/

Vê o vídeo, não te preocupes que é extremamente simples e rápido de executar (falo por experiência própria!).

Depois vê se o problema de "rolagem" ainda persiste.

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 24 de Abril 2014, 20:09

Strobe (24-04-2014, 18:38) escreveu:e ae Luis,beleza?
gostaria de saber se é possível controlar o speed fan da minha placa de vídeo utilizando apenas esse firmware-linux-nonfree instalado?
por exemplo, no debian jessie após a instalação do firmware-linux-nonfree, o cooler da minha placa de video fica bastante silencioso, como se estivesse com uma rotação de 30-40%.
Porém,qndo começo a jogar,o cooler "dispara" e fica 100%(um barulho insuportável)
ja com o catalyst instalado,o cooler não dispara quando estou jogando, só que sempre que instalo o catalyst,ocorre aquele probleminha na rolagem das páginas qndo estou utilizando o iceweasel,por isso tenho evitado instalá-lo.

então, é possível?

Abraço

É assim, não tenho como testar, mas penso que o driver é mais simples que o da AMD, pelo que possivelmente não terá esse controlo assim mais à mão... Ou até pode ter, mas como lhe disse, não tenho como testar, já que o PC do trabalho tem uma gráfica ATI Integrada, sem ventoinha.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Anterior

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes