Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 16:35 Pesquisa avançada

Instalando Lubuntu Linux no Android Mini PC

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Instalando Lubuntu Linux no Android Mini PC

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 7 de Janeiro 2014, 0:44

Neste tutorial, vamos instalar no Android Mini PC, uma distribuição Linux baseada no Lubuntu (Ubuntu + a interface gráfica LXDE). a instalação será feita em um cartão SD, mantendo com isto o sistema operacional Android original na memória interna do aparelho. Ela foi desenvolvida por um usuário do fórum miniand e tem versões para monitores com os modos de vídeo 720p e 1080p.

Materiais Utilizados





Download




Baixe uma das duas imagens do Lubuntu 12.04 v4 correspondente a resolução de seus monitor. Ambas são compatíveis com o nosso Android Mini PC.


Instalação




Tenha certeza de fazer o backup dos arquivos do cartão SD antes de começar o procedimento e siga o passo a passo de acordo com seu sistema operacional.

  • Windows



    • Descompacte a imagem que vai utilizar utilize o gratuito 7-zip para isto.
    • Coloque o cartão SD no computador e com o software Win32 Disk Imager selecione a unidade de disco que o cartão foi identificado e o arquivo da imagem descompactada e clique em Write.


    • Após a transferência coloque o cartão, mouse e teclado no Android mini PC e tudo estará pronto para usar.

  • MAC e Linux



    • Descompacte a imagem com o “p7zip” usando o comando:

      p7zip -d lubuntu-desktop-12.04-4-720p-1GB-miniand.com.img.7z

    • Coloque o cartão SD e localize ele com o comando “fdisk”

      sudo fdisk -l

    • Ele vai estar listado como algo assim: /dev/sdd
    • Agora utilize o “dd” para copiar a imagem para o cartão:

      dd if=lubuntu-desktop-12.04-4-720p-1GB-miniand.com.img of=/dev/sdd

    • Verifique se a transferência acabou com: sudo sync
    • Pronto, coloque o cartão Android Mini PC e o linux será inicializado!!!

Utilizando o Lubuntu






Ao iniciar o sistema, uma tela semelhante com a imagem acima será apresentada. Uma senha é solicitada e tem o mesmo da máquina que é: miniand

O Lubuntu conta com vários aplicativos pré-instalados e você pode baixar outros pelo gerenciador de pacotes incluso na distro. A placa de rede sem fio e o dispositivo de áudio já vem instalados e prontos para usar.

Outras Dicas




  • Caso o sistema fique reiniciando pode ser que seu cartão SD é de baixa qualidade e não atenda os requisitos de velocidade que o sistema necessita. Neste caso, compre um cartão SD de qualidade.
  • Se a tela não ficar cheia em seu monitor, verifique a tecla de zoom de seu monitor e ajuste para que fique com uma boa visualização.

Não quero mais o Lubuntu, e agora?




Desligue o aparelho e remova o cartão SD, com isto, o sistema Android original vai ser inicializado. A instalação é como um live CD e só funciona quando você esta com o cartão conectado.

Conclusão




É simples o processo de instalação dos arquivos no cartão SD e agora você tem mais uma opção de sistema operacional para o Android Mini PC. Boa diversão para quem vai utilizar o novo sistema e até o próximo tutorial.

Fonte: Seja Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 39 visitantes