Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 22:57 Pesquisa avançada

Tutorial como instalar menu global no ElementaryOS

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Tutorial como instalar menu global no ElementaryOS

Mensagempor Jota Pe » Sáb, 23 de Novembro 2013, 19:12

Tutorial como instalar menu global no ElementaryOS

1. No terminal coloque: “sudo apt-get install gnome-panel” e depois “sudo apt-get install indicator-applet-appmenu”
2. Abrir Configurações do Sistema > Tweaks > Cerbere
2.1 Remover "wingpanel"
2.2 Adicionar "gnome-panel"
3. Encerre sessão e entre novamente
4. No painel superior que agora é o gnome-panel clique em “Aplicativos Locais” com Alt+botão direito do mouse e escolha a opção “Remover Painel“ e remova também o painel inferior que ficou perto da plank do mesmo jeito.
5. Baixar ícone do elementary em http://zpletan.deviantart.com/art/An-El ... -187124340
5.1 extraia
5.2 salve os ícones start-here.svg e start-here-dark.svg em um local que de para acessar com Arquivos como root
6. Alt+botão direito do mouse no painel e escolha "adicionar ao painel" > criar um novo lançador
6.1 Clique no ícone para muda-lo e procure o lugar onde estar start-here.svg ou start-here-dark.svg
6.2 Tipo: Aplicativo
6.3 Nome: coloque qualquer coisa, eu botei "Aplicativos"
6.4 Comando: slingshot-launcher
7. Alt+botão direito do mouse escolha adicionar ao painel
7.1 Em "Localizar um item para adicionar ao painel" coloque "appmenu" e adicione
8. Pronto o seu menu global esta pronto! Mas provavelmente vai travar algumas vezes ate estabilizar (o meu esta estável agora!), quando travar abra o "monitor do sistema", procure o processo "indicator-applet-appmenu" e termine o processo, remova do painel e adicione novamente ate não dar mais problemas.

O tema elementary não tem suporte para gnome-panel então baixe esse arquivo https://db.tt/iKZ3ZAxa e coloque em /usr/share/themes/elementary/gtk-3.0/

Vídeo demostrativo
https://www.youtube.com/watch?v=Z8pJX92AkYI

Créditos: João Paulo Albuquerque :yeah:
Editado pela última vez por Jota Pe em Sex, 29 de Novembro 2013, 16:55, em um total de 1 vez.

Jota Pe
 
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Novembro, 2013

Re: Tutorial como instalar menu global no ElementaryOS

Mensagempor Jota Pe » Sáb, 23 de Novembro 2013, 19:15

Para voltar ao normal
1. Abrir Configurações do Sistema > Tweaks > Cerbere
1.1 Adicione "wingpanel"
1.2 Remova "gnome-panel"
2. Encerre sessão e entre novamente

Pra voltar pra configuração padrão do gnome-panel
no terminal "gconftool-2 --recursive-unset /apps/panel" e depois "killall gnome-panel"

Jota Pe
 
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Novembro, 2013

Re: Tutorial como instalar menu global no ElementaryOS

Mensagempor Wendell Barroso » Sáb, 23 de Novembro 2013, 22:01

Deu certo! xD

Avatar do usuário
Wendell Barroso
 
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Maio, 2012

Re: Tutorial como instalar menu global no ElementaryOS

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 24 de Novembro 2013, 0:47

Fica bonito mas perde os indicadores bonitos.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Tutorial como instalar menu global no ElementaryOS

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 24 de Novembro 2013, 1:01

@Jota Pe, obrigado pela partilha! :)

@Rafael, eu pessoalmente, não gosto do Global Menu e não o uso (removi-o!) no Ubuntu!
Como tal, no meu Elementary também não o iria instalar!

Mas não deixo de achar que fica bonito!

Eu prefiro é os menus nos próprios programas! Gosto pessoal, é claro.
E gosto muito do Slingshot!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Tutorial como instalar menu global no ElementaryOS

Mensagempor adilsonjunior89 » Dom, 24 de Novembro 2013, 2:03

Miguel Fonseca (24-11-2013, 0:01) escreveu:@Jota Pe, obrigado pela partilha! :)

@Rafael, eu pessoalmente, não gosto do Global Menu e não o uso (removi-o!) no Ubuntu!
Como tal, no meu Elementary também não o iria instalar!

Mas não deixo de achar que fica bonito!

Eu prefiro é os menus nos próprios programas! Gosto pessoal, é claro.
E gosto muito do Slingshot!

Hasta.

Opa agora que disseste isso poderia me explicar melhor como faço pra remover o Global Menu do Ubuntu, também vivo remando contra a maré, gosto do eOS por isso, com ele consigo deixar os botões minimizar, maximizar e fechar igual ao Windows, parece bobagem, mas pra mim que tenho de usar o Windows XP no trabalho varias vezes me perdia tentando maximizar uma janela do lado esquerdo no Windows ou no lado direito no Ubuntu, resolvi parcialmente o problema adotando o Alt F4, mas este só serve para fechar a janela em questão.
Avatar do usuário
adilsonjunior89
 
Mensagens: 109
Registrado em: 09 Maio, 2013
Localização: Ipatinga - MG

Re: Tutorial como instalar menu global no ElementaryOS

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 24 de Novembro 2013, 2:23

Bem Adilson, executa este comando:

sudo apt-get remove indicator-appmenu appmenu-gtk appmenu-gtk3 appmenu-qt


E depois REINICIA O PC para que alterações surtam efeito!

Hasta.

EDIT:

Vai ao Firefox, Add-ons (extras) e vê se tens activado o "Global Menu Bar Integration".
Se tiver desactiva-o e REINICIA o Firefox para que as alterações surtam efeito.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Tutorial como instalar menu global no ElementaryOS

Mensagempor Jota Pe » Dom, 24 de Novembro 2013, 3:02

Gosto do menu global pois além de aumentar a área de trabalho (uso notebook de 14") acho que as janelas ficam bem mais bonitas sem os menus... Quanto aos indicadores esses poderiam ser facilmente implementados no gnome-panel, ou seja, TODAS as aplicações iam abrir seus menus/submenus em balões, o que não pode ser feito no wingpanel... visualizou como ficou muito mais bonitos?? outra aspecto que me decepciona no wingpanel é que os submenus são NORMAIS (ícone da rede > Conexões VPN)!

Jota Pe
 
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Novembro, 2013

Re: Tutorial como instalar menu global no ElementaryOS

Mensagempor adilsonjunior89 » Dom, 24 de Novembro 2013, 6:52

Acho legal o Menu Global, quando estou a usar as janelas maximizadas, porem quando elas não estão maximizadas eu fico meio que perdido.
Avatar do usuário
adilsonjunior89
 
Mensagens: 109
Registrado em: 09 Maio, 2013
Localização: Ipatinga - MG

Re: Tutorial como instalar menu global no ElementaryOS

Mensagempor Thiago » Dom, 24 de Novembro 2013, 21:22

Acredito que o Global Menu deveria vir como padrão em qualquer distribuição, porém, com um opção fácil de desativação para os que não gostam.

A respeito desse tweak, vejo ele como uma possível revolução para o elementaryOS.

Apesar dos desenvolvedores estarem ignorando o Global Menu, os utilizadores do sistema pedem incessantemente pela adoção do mesmo.

Eu mesmo fiz um mockup dando uma ideia de como seria o elementaryOS perfeito na minha visão, e o mockup foi muito bem avaliado por sinal.
viewtopic.php?f=13&t=6067&start=10#p64801


Porém, não sou programador, sou apenas um usuário metido a designer que se esforça a fazer o melhor.

Portanto, fica o convite a comunidade tentar fazer algo parecido, para que nós usuários sejamos mais felizes =)
Avatar do usuário
Thiago
 
Mensagens: 241
Registrado em: 05 Abril, 2012

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes

cron