Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:38 Pesquisa avançada

Elementary OS: Suporte a Secure Boot e UEFI?

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Elementary OS: Suporte a Secure Boot e UEFI?

Mensagempor peticormei » Seg, 16 de Setembro 2013, 17:35

Boa tarde,

Hoje eu acordei decidido a instalar uma instalação Linux no ultrabook (Lenovo S400U), porém sei que o Widnows 8 adicionou algumas regalias que atrapalham um pouco a instalação de distribuições Linux em dual boot. Por isso venho aqui tirar algumas duvidas sobre o Elementary OS, primeiro sei que ele é baseado n Ubuntu 12.04 LTS e que o Ubuntu tem suporte a UEFI e Secure Boot. Porém, o Elementary OS também tem esse suporte incluso?

Obrigado pela atenção e espero que possam me ajudar.

peticormei
 
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Setembro, 2013

Re: Elementary OS: Suporte a Secure Boot e UEFI?

Mensagempor MarceloMustaine » Seg, 16 de Setembro 2013, 21:39

peticormei (16-09-2013, 17:35) escreveu:Boa tarde,

Hoje eu acordei decidido a instalar uma instalação Linux no ultrabook (Lenovo S400U), porém sei que o Widnows 8 adicionou algumas regalias que atrapalham um pouco a instalação de distribuições Linux em dual boot. Por isso venho aqui tirar algumas duvidas sobre o Elementary OS, primeiro sei que ele é baseado n Ubuntu 12.04 LTS e que o Ubuntu tem suporte a UEFI e Secure Boot. Porém, o Elementary OS também tem esse suporte incluso?

Obrigado pela atenção e espero que possam me ajudar.



Olá, a sua intenção é formatar o HD e deixá-lo só com o Elementary ou fazer um dual-boot?
Se for dual boot, você pode dimunuir o volume do HD do windows e instalar o linux.

Você pode seguir esse tutorial que deve funcionar! http://www.aprigiosimoes.com.br/2012/11/22/uefi-dualboot-windows-8-com-ubuntu/

MarceloMustaine
 
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Junho, 2013

Re: Elementary OS: Suporte a Secure Boot e UEFI?

Mensagempor peticormei » Ter, 17 de Setembro 2013, 0:23

Marcelo, minha intensão é fazer um dual boot com o Windows 8. Gostei muito do artigo que você disponibilizou, ele vai ser muito útil pra mim. Sou um pouco leigo em Linux, mas conheço o básico do sistema. Realizei um teste com 3 distribuições, a primeira foi a Ubuntu 13.04, essa funcionou normalmente com UEFI e Secure Boot. A segunda foi a 12.04 LTS (a ultima disponível), o Grub ficou com um bug grafico e ficou ilegível, o sistema deu boot normalmente, porém a placa WiFi não funcionou perfeitamente e funcionou com o UEFI e Secure Boot. Já a ultima foi a Elementary OS, essa apresentou o mesmo bug da 12.04 LTS no Grub e não deu arranque no sistema. Queria muito usar o Elementary OS na minha maquina, infelizmente não vai ser possível. O jeito é esperar sair uma nova build do Luna ou sair a build Isis. Obrigado pela ajuda.

OBS.: Os teste foram realizados em um ultrabook Lenovo S400U com Windows 8.

peticormei
 
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Setembro, 2013

Re: Elementary OS: Suporte a Secure Boot e UEFI?

Mensagempor MarceloMustaine » Ter, 17 de Setembro 2013, 3:52

peticormei (17-09-2013, 0:23) escreveu:Marcelo, minha intensão é fazer um dual boot com o Windows 8. Gostei muito do artigo que você disponibilizou, ele vai ser muito útil pra mim. Sou um pouco leigo em Linux, mas conheço o básico do sistema. Realizei um teste com 3 distribuições, a primeira foi a Ubuntu 13.04, essa funcionou normalmente com UEFI e Secure Boot. A segunda foi a 12.04 LTS (a ultima disponível), o Grub ficou com um bug grafico e ficou ilegível, o sistema deu boot normalmente, porém a placa WiFi não funcionou perfeitamente e funcionou com o UEFI e Secure Boot. Já a ultima foi a Elementary OS, essa apresentou o mesmo bug da 12.04 LTS no Grub e não deu arranque no sistema. Queria muito usar o Elementary OS na minha maquina, infelizmente não vai ser possível. O jeito é esperar sair uma nova build do Luna ou sair a build Isis. Obrigado pela ajuda.

OBS.: Os teste foram realizados em um ultrabook Lenovo S400U com Windows 8.


Olha cara, eu vou ser sincero, sabe como foi que eu fiz no meu laptop?(é um Lenovo G480) eu diminuí um tanto do espaço em HD do Windows, desabilitei o secure boot na BIOS e instalei o ubuntu 13.04 com uma partição como "efi" uma swap e a do próprio ubuntu... coloquei pra instalar o inicializador na partição do efi e depois só usei o boot repair pra conseguir usar tanto o windows como o ubuntu... Se está certo do modo que eu fiz? Não tenho ideia, mas que funciona, funciona. Eu não sei se as distros que você baixou são x64 mas sendo, acho que não vai ter problema em instalar a distro e fazer o dual boot!

MarceloMustaine
 
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Junho, 2013

Re: Elementary OS: Suporte a Secure Boot e UEFI?

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 18 de Setembro 2013, 0:21

Sim, creio que é mesmo esse o procedimento Marcelo. Infelizmente eu não posso testar, mas pelo que li o essencial é a partição EFI e a recuperação com o Boot Repair. Infelizmente é necessária esta pequena "engenharia", mas a culpa é da implementação desse "secure boot" que me parece que pouco ou nada tem de seguro.

Eu falei um pouco sobre ele aqui:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Elementary OS: Suporte a Secure Boot e UEFI?

Mensagempor MarceloMustaine » Qua, 18 de Setembro 2013, 2:07

Claudio Novais (18-09-2013, 0:21) escreveu:Sim, creio que é mesmo esse o procedimento Marcelo. Infelizmente eu não posso testar, mas pelo que li o essencial é a partição EFI e a recuperação com o Boot Repair. Infelizmente é necessária esta pequena "engenharia", mas a culpa é da implementação desse "secure boot" que me parece que pouco ou nada tem de seguro.

Eu falei um pouco sobre ele aqui:


Claudio, é engraçado que no começo parecia difícil de fazer esse dual-boot em UEFI, mas depois de alguns experimentos esse foi o jeito que mais deu certo. Tem a história desse UEFI conseguir aguentar mais de 2TB de HD e tal, mas parece que veio só pra complicar a vida de todos os usuários, até mesmo do Windows!

MarceloMustaine
 
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Junho, 2013

Re: Elementary OS: Suporte a Secure Boot e UEFI?

Mensagempor Exploit » Qua, 18 de Setembro 2013, 9:11

microsoft :obvio:
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Elementary OS: Suporte a Secure Boot e UEFI?

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 24 de Setembro 2013, 13:56

MarceloMustaine (18-09-2013, 2:07) escreveu:
Claudio Novais (18-09-2013, 0:21) escreveu:Sim, creio que é mesmo esse o procedimento Marcelo. Infelizmente eu não posso testar, mas pelo que li o essencial é a partição EFI e a recuperação com o Boot Repair. Infelizmente é necessária esta pequena "engenharia", mas a culpa é da implementação desse "secure boot" que me parece que pouco ou nada tem de seguro.

Eu falei um pouco sobre ele aqui:


Claudio, é engraçado que no começo parecia difícil de fazer esse dual-boot em UEFI, mas depois de alguns experimentos esse foi o jeito que mais deu certo. Tem a história desse UEFI conseguir aguentar mais de 2TB de HD e tal, mas parece que veio só pra complicar a vida de todos os usuários, até mesmo do Windows!


Marcelo, se você conseguiu ser bem sucedido, proponho a você a explicar todos os pormenores que fez para eu depois poder recomendar o seu tutorial (nem que seja apenas uma lista sumarizada).

Se quiser faça um tópico novo ou então responda no tópico do link que eu referi.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Elementary OS: Suporte a Secure Boot e UEFI?

Mensagempor MarceloMustaine » Ter, 24 de Setembro 2013, 15:46

Claudio Novais (24-09-2013, 13:56) escreveu:
MarceloMustaine (18-09-2013, 2:07) escreveu:
Claudio Novais (18-09-2013, 0:21) escreveu:Sim, creio que é mesmo esse o procedimento Marcelo. Infelizmente eu não posso testar, mas pelo que li o essencial é a partição EFI e a recuperação com o Boot Repair. Infelizmente é necessária esta pequena "engenharia", mas a culpa é da implementação desse "secure boot" que me parece que pouco ou nada tem de seguro.

Eu falei um pouco sobre ele aqui:


Claudio, é engraçado que no começo parecia difícil de fazer esse dual-boot em UEFI, mas depois de alguns experimentos esse foi o jeito que mais deu certo. Tem a história desse UEFI conseguir aguentar mais de 2TB de HD e tal, mas parece que veio só pra complicar a vida de todos os usuários, até mesmo do Windows!


Marcelo, se você conseguiu ser bem sucedido, proponho a você a explicar todos os pormenores que fez para eu depois poder recomendar o seu tutorial (nem que seja apenas uma lista sumarizada).

Se quiser faça um tópico novo ou então responda no tópico do link que eu referi.


Boa Ideia Claudio! Eu farei um tópico pra explicar como eu procedi para fazer o dual-boot

MarceloMustaine
 
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Junho, 2013


Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes

cron