Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 15:09 Pesquisa avançada

Debian + Openbox = #!CrunchBang

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Debian + Openbox = #!CrunchBang

Mensagempor abdo » Dom, 15 de Setembro 2013, 1:24

Boas galera

Aqui vão minhas primeiras e boas impressões do #!crunchbang linux...

Depois de uma instalação simples no primeiro boot, após a tela de login do slim somos levados a nossa área de trabalhos aonde inicia um terminal com um script chamado cb-welcome, este script faz uma atualização e configuração da distro, assim ele executa um update, um dist-upgrade, instala Java (OpenJDK6), Libre Office, configura impressora se for o caso, ou seja, já vai deixando seu Sistema quase pronto para seu uso.

Agora sim, depois de terminada a execução do script temos acesso a nossa area de trabalho, e a primeira coisa que verificamos é que o menu do #!crunchbang é bem completo mas... está todo ele em inglês, aí temos 3 opções, a saber
- Deixamos ele na língua do Tio Sam
- Fazemos a tradução para o português, ou através da GUI do ObMenu ou então editando o arquivo /home/abdo/.config/openbox/menu.xml
- Ou ainda criamos um novo arquivo editando um menu de acordo com nossos desejos e programas.
Eu optei pela ultima opção...

Temos ainda o ObConf e o LxAppearance já instalados para configurarmos o Openbox da melhor maneira e sem esquecer o Nitrogen para trocarmos os nossos papeis de parede de modo prático e fácil, também já trás o Synaptic para a instalação de novos programas, e o Gparted para editar e formatar partições.

O painel, Tint2, já vem bem configurado e localizado no topo da nossa area de trabalho, trás (da direita para a esquerda) o relógio com calendário (acessado pelo botão direito do mouse), o sistray, e o painel com duas áreas de trabalho. O arquivo para editar este painel esta aqui em: /home/abdo/.config/tint2/tint2rc. Por padrão ele apresenta apenas os ícones dos aplicativos abertos, porem basta passarmos o mouse por cima que aparece abaixo do icone qual é o aplicativo , página ou pasta que esta aberto naquele icone, bastante util quando tens várias pastas abertas ou ainda algumas janelas de um navegador. A wiki do Tint2 com todas as dicas de configuração você vê aqui:
http://crunchbanglinux.org/forums/topic ... t2-config/



O #1crunchbang é de longe a distro mais bem configurada entre aquelas que tem o Openbox como seu gerenciador de janelas por padrão, isto na minha opinião e entre as distros deste tipo que testei, e levando em conta ainda que utiliza os pacotes .deb meus preferidos.

Tive que trocar alguns aplicativos já que os que vem por padrão não são a minha escolha preferida, assim instalei o Medit em substituição ao Geany, o LxTerminal no lugar do Terminator, o PcManFm no lugar do Thunar, e o Audacious e Gnome-MPlayer em troca do VLC.

Jogos não fazem parte do padrão do #!crunchbang, assim instalei o Gnomine, o Pysolfc e Gnome-Mastermind, já que não gosto mesmo muito de jogos e estes distraem um pouco sem me desviarem do trabalho por um tempo considerável.

Por ser baseado no Debian o #!crunchbang apresenta o Iceweasel como seu navegador padrão, para os que não conhecem o Iceweasel é apenas o Firefox sem o Ícone e o Nome por questões de uso de marca.
Mas independente disto ele tem no seu menu,já configurado, o link para a instalação de outros 3 navegadores, a saber:
- o Google-Chromium
- o Google-Chrome
- o Opera

No meu caso optei por instalar o Google-Chromium

No caso do Google Chromium ele veio todo configurado na língua do Tio Sam, mas nada que um simples comando no terminal não resolva:
sudo apt-get install chromium-browser-110n

Por fim o menu encerrar sessão apresenta um quadro com os botões cancelar / Logout / Suspend / Reboot / Power off, para quem quiser colocar em português basta editar o arquivo /usr/bin/cb-exit e ter os botões assim:



O Conky já vem bem configurado só acrescentei o relógio no final...

Infelizmente por ser baseado no Debian não consegui instalar o CloudPT ou o Ubuntu One sendo obrigado a recorrer ao Dropbox.
Editado pela última vez por abdo em Dom, 15 de Setembro 2013, 2:01, em um total de 8 vezes.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Debiasn + Openbox = #!CrunchBang

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 15 de Setembro 2013, 1:29

Olá Abdo,

Reparei que acabou de publicar este seu tópico e provavelmente ainda vai fazer algumas correções, nomeadamente nas imagens, por isso desde já sugiro que dê preferência ao Imgur, o serviço é consideravelmente melhor. Nesse sentido tomei a liberdade de já fazer o upload das suas imagens. 8) Aqui estão:
http://i.imgur.com/rHADE0D.png
http://i.imgur.com/aJjBwnH.png
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Debian + Openbox = #!CrunchBang

Mensagempor abdo » Dom, 15 de Setembro 2013, 1:36

Claudio Novais (15-09-2013, 1:29) escreveu:Olá Abdo,

Reparei que acabou de publicar este seu tópico e provavelmente ainda vai fazer algumas correções, nomeadamente nas imagens, por isso desde já sugiro que dê preferência ao Imgur, o serviço é consideravelmente melhor. Nesse sentido tomei a liberdade de já fazer o upload das suas imagens. 8) Aqui estão:
http://i.imgur.com/rHADE0D.png
http://i.imgur.com/aJjBwnH.png


Ola claudio

por favor edite estas imagens para mim que estou tomando uma surra... já fiz a s correções no texto

EDITADO: Ok já acertei, vou cadastrar no imgur
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil


Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes

cron