Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 20:03 Pesquisa avançada

Lubuntu: uma distribuição extremamente leve para PCs antigos

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Lubuntu: uma distribuição extremamente leve para PCs antigos

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 4 de Setembro 2013, 12:13

O Lubuntu é uma distribuição Linux super leve (das mais leves que você pode encontrar!) baseada no Ubuntu. O projeto é igualmente livre, desenvolvido por uma comunidade de entusiastas do software livre e open-source. O Lubuntu é um dos “sabores” oficiais do Ubuntu, o que significa que tem uma equipa de desenvolvimento que trabalha em sintonia com a equipa de desenvolvimento do Ubuntu, tornando o trabalho mais responsável, mais profissional.

O Lubuntu é extremamente leve uma vez que utiliza o ambiente gráfico LXDE e um conjunto de aplicações leves. O foco desta distribuição é a velocidade e a eficiência energética, o que o torna ótimo para ser usado em qualquer computador. Aliás, o facto de ser tão leve poderá proporcionar vantagens claras ao nível dos gastos da bateria.

O facto de ser bastante leve torna-o num dos melhores candidatos para ser a melhor recomendação para computadores antigos. O Lubuntu ao ser extremamente leve e ao utilizar como base o Ubuntu (e todos os seus repositórios) torna-o perfeito para utilizadores relativamente novos no mundo Linux, que necessitem de algo super leve.

Vantagens/desvantagens



Apesar do Lubuntu ter estas duas vantagens claras, ele ao ser extremamente leve perde algumas funcionalidades básicas que certamente muitos utilizadores gostariam de ter. Em primeiro lugar, as janelas não têm sombras, o que torna o visual um pouco ultrapassado. Este pequeno pormenor é apenas uma definição padrão que você poderá um dia alterar, bastante para isso instalar o Compiz ou Compton para ter as sombras no Lubuntu. Aliás, veja este exemplo de como o visual pode ser muito bonito:
Imagem


Um outro aspeto que devemos frisar é que algumas aplicações não são as mesmas que você encontra no Ubuntu, nomeadamente o Editor de textos. Estes pequenos pormenores diferenciativos são acima de tudo para se ter um computador leve, utilizando aplicações menos complexas. Em todo o caso, uma vez que por baixo é um Ubuntu normal, você poderá a qualquer momento instalar aplicações extra. Apenas tenha em conta que essas aplicações provavelmente tornarão o sistema um pouco mais pesado.

No geral, apesar de não se utilizar as aplicações mais comuns das distribuições mais pesadas, como o Ubuntu, o Lubuntu é ótimo para quem precisa de ter uma bateria super longa. Ele faz milagres! Para além disso, se você tem um computador parado porque acha que ele é antigo, então experimente o Lubuntu pois provavelmente vai conseguir ressuscitar esse computador!

Requisitos mínimos



Ao contrário do Ubuntu que é extremamente pesado, o Lubuntu pode ser utilizado em computadores extremamente antigos. Oficialmente qualquer computador com características iguais ou superiores às seguintes conseguirá funcionar bem com o Lubuntu:
  • Pentium II ou Celeron;
  • 128MB RAM (preferível 256MB ou mais);
  • 2GB de espaço em disco;

Características do Lubuntu



Utiliza o ambiente gráfico LXDE que é caracterizado por ser extremamente leve. Utiliza um explorador de ficheiros também extremamente leve, chamado PCmanFM. O OpenBox é o gestor de janelas padrão do LXDE e como login utiliza o LightDM que apesar de não ser tão leve como alguns é o padrão do Ubuntu.

Como navegador de internet utiliza o Chromium que é a versão aberta (open-source) do Google Chrome. De resto, no computo geral, para além de algumas outras aplicações leves como o LeafPad (em vez do Gedit) é praticamente um Ubuntu normal.

Os Lubuntus atuais, ao utilizarem o Ubuntu, também já são compatíveis com os sistemas UEFI atuais. Para esses casos, a única versão do Lubuntu que funciona em UEFI é a versão 64bits, pela especificação que esse hardware o exige.


Imagens



Por padrão o Lubuntu tem um aspeto extremamente simples (se calhar até antiquado):


No entanto, o Lubuntu pode ter aspetos bastante mais apelativos, nomeadamente os das imagens seguintes. Nos links abaixo, você encontrar informações adicionais sobre estas imagens:



Download do Lubuntu



Atualmente a versão mais estável (baseada no Ubuntu 12.04) está em fim de suporte, por isso se você quer aventurar-se no Lubuntu, recomendamos a versão Lubuntu 13.04.
VersãoArquitetura 32 bitsArquitetura 64 bits
Lubuntu 12.04ImagemImagem
Lubuntu 13.04ImagemImagem
Lubuntu 13.10ImagemImagem


Links relacionados



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes

cron