Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:48 Pesquisa avançada

Bodhi Linux, uma distribuição super leve e visualmente rica!

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Bodhi Linux, uma distribuição super leve e visualmente rica!

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 3 de Setembro 2013, 15:12

Bodhi Linux é uma distribuição Linux leve baseada no Ubuntu que usa o gerenciador de janelas Enlightenment. Você pode conhecer melhor este excelente e super leve ambiente gráfico aqui:

A filosofia da distribuição é proporcionar um sistema de base mínima para que os usuários possam preenchê-lo com o software que eles querem. Assim, por padrão, ele inclui apenas o software que é essencial para a maioria dos usuários de Linux, incluindo um navegador de arquivos (EFM - Enlightenment File Manager), um navegador web (Midori) e um emulador de terminal (Terminology). Tudo o resto, os desenvolvedores acham que é desnecessário pois cada utilizador tem os seus gostos pessoais dentro da infinidade de programas livres disponibilizados atualmente para o sistema.

Assim cada utilizador é convidado a posteriormente instalar os programas que quiser através da base de dados disponibilizada online. Nessa base de dados, que pode aceder clicando aqui, você encontra os mais diversos programas e pode instalar diretamente através do browser, pelo protocolo aptURL.

Além da versão padrão do Bodhi Linux, que é para os processadores compatíveis com Intel, há uma versão alpha para tablets com processadores ARM, baseado em Debian. Processadores de 32 bits sem capacidade PAE são suportados da mesma forma que os que têm o PAE habilitado.


Imagens de alguns Bodhi Linux



As imagens seguintes são alguns exemplos de como o Bodhi Linux é personalizável. São imagens encontradas pela Internet fora, onde o limite da personalização é a imaginação. E recorde-se: tudo funciona super rápido!




Vídeo demonstrativo



No vídeo seguinte você pode ver alguns pormenores interessantes do Bodhi Linux, nomeadamente a infinidade de visuais diferentes que pode ter e inclusive os efeitos visuais que funcionam mesmo em computadores bastante antigos:



Download do Bodhi Linux



O Bodhi Linux atualmente está disponibilizado em duas versões: uma estável e outra em desenvolvimento. A versão estável do Bodhi Linux é a versão 2.3.0 que você pode conhecer melhor neste link. Relativamente à versão em desenvolvimento, o Bodhi Linux 2.4.0, este conta com o ambiente gráfico e17.4, uma versão mais refinada do Enlightment (e17) encontrado na versão estável.

Como referido, para cada versão do Bodhi Linux, são disponibilizadas duas ISOs, uma para a arquitetura 32bits e outra para 64bits, sendo que a de 32bits é dividida em PAE e em non-PAE, esta última ideal para computadores muito antigos que não têm suporte PAE e vantajosa para os computadores que não têm mais de 4GB de memória (que deve ser a maioria).
VersãoArquitetura 32bitsArquitetura 32bits NonPAEArquitetura 64bits
Bodhi Linux - 2.3.0ImagemImagemImagem
Bodhi Linux - 2.4.0ImagemImagemImagem



Links relacionados:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Bodhi Linux, uma distribuição super leve e visualmente r

Mensagempor marcelo) » Ter, 3 de Setembro 2013, 21:14

segue os ultimos acontecimentos da minha novela com o linux. ficou grande e inutil.ja ja eu volto falando mais sobre a experiência de alguem que nao sabe mexer em linux e acaba de instalar o bodhi ja no desespero.

acabei de instalar o bodhi no num sempron 2400 1.5gb, espero que desta vez eu consiga usar linux...
ainda nao tenho nem uma hora de uso "normal" todo o tempo gasto foram na atualizacao e no reconhecimento do ambiente que nunca tinha visto.
me atrapalhei com a atualizacao porque o sistema está todo em ingles, mas me lembro de ter escolhido o portugues do brasil como principal, mas posso estar enganado pq fiz a instalacao sem muita atencao.
antes, testei o xubuntu e ficou pesado, instalei o lxde nele e ficou beeeem melhor pra utilizar o sistema porem a mozilla ficou bem pesado as vezes tanto quanto o xfce, o youtube nem abria os videos e o vimeo ainda abriu, mas engasgava. instalei o pantheon do elementary e ficou pior, alem de ter dado algum conflito que piorou foi tudo.
como se diz aqui no nordeste do brasil "eu peguei ar!!" e instalei o ambiente mais leve que eu conheco e nem sei falar o nome dele (enlightenment), ficou leve! mas ainda nao testei pra valer, vou agora personaliza-lo e ja ja darei o veredito!! (se nao der certo eu vou jogar esse pc fora!!!)

marcelo)
 
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Setembro, 2013

Re: Bodhi Linux, uma distribuição super leve e visualmente r

Mensagempor marcelo) » Ter, 3 de Setembro 2013, 21:17

tambem nao sabia dessa versao " non-PAE" e tambem nao sabia que ja tinha uma nova versao, vi na atualizacao mas nao entendi nada, nem sei mexer no terminal, sigo tentando...
meu problema pode ser com o estabilizador que tenho usado, ele sobreviveu a duas descargas eletricas de raio sendo que na ultima queimou a placa mae do pc e a impressora.

marcelo)
 
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Setembro, 2013

Re: Bodhi Linux, uma distribuição super leve e visualmente r

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 4 de Setembro 2013, 0:29

Não me parece que a descarga tenha afetado a velocidade do sistema. Penso que isso teria uma probabilidade muitíssimo reduzida de ocorrer. Provavelmente o sistema é mesmo antigo e por isso inevitavelmente sofre na velocidade.

Por isso o melhor mesmo é vocÊ ficar por um sistema super leve. Nesse sentido antes de mais recomendo vivamente a utilização do nonPAE pois irá "evitar" as primitivas desnecessárias para quem tem mais de 4GB de memória. Como você não tem tanta memória, não precisa do PAE.

Depois disso, se o modo com sombras for demasiado pesado, então escolha o modo sem sombras, as vantagens são óbvias em termos de velocidade! As sombras normalmente são associadas à palavra "compositing". Estou a dizer isto visto que você disse não ser um utilizador conhecedor do Linux. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes