Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:58 Pesquisa avançada

8 distribuições Linux Live que todo técnico de informática

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

8 distribuições Linux Live que todo técnico de informática

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 2 de Setembro 2013, 12:32

8 distribuições Linux Live que todo técnico de informática deve conhecer






Todos que trabalham na área da informática, especialmente os técnicos de informática, sabem a importância em ter as melhores ferramentas para otimizar seu trabalho. Operações de particionamento de disco, busca por vírus, testes de memória/disco e recuperação de arquivos apagados acidentalmente; são alguns exemplos do que um profissional de informática realiza constantemente! Portanto, para enriquecer mais seu trabalho, segue uma lista de 8 distribuições Linux Live que vão auxiliar e aprimorar (e muito) seu trabalho!

Parted Magic - gerenciador de partições




O Parted Magic possui como base o software GParted para lidar com tarefas de particionamento com facilidade. Uma extensa coleção de ferramentas de sistema de arquivos também estão incluídos e o Parted Magic suporta os seguintes sistemas de arquivos: btrfs, ext2, ext3, ext4, fat16, fat32, hfs, hfs +, jfs, linux-swap, ntfs, reiserfs, reiser4, e xfs.

Site Oficial: http://partedmagic.com/doku.php


OphCrack - recupere senhas dos usuários do sistema Windows




Essa ferramenta possui uma funcionalidade interessante: é possível recuperar todas as senhas dos usuários do sistema Windows! Seu uso é recomendado quando, por exemplo, alguém esquece a senha de administrador do sistema! O OphCrack irá crackear (revelar) as senhas de todos os usuários do mesmo! Portanto use essa ferramenta com consciência!

Site Oficial: http://ophcrack.sourceforge.net/


Dr.Web Antivirus




Se o seu sistema Windows ou Linux tem tido problemas com malwares, então você deve usar o Dr.Web LiveCD! Dr.Web LiveCD irá limpar o seu computador de arquivos infectados e suspeitos, ajudará você a copiar informações importantes para um dispositivo removível de armazenamento de dados ou em outro computador, e depois tentar eliminar arquivos infectados.

Site Oficial: http://www.freedrweb.com/livecd


Clonezilla - clonando os discos




Uma ferramenta que possibilita uma cópia de discos rígidos. Basicamente, você pode fazer um backup completo de sua máquina, criando uma imagem com tudo o que existe nela. É uma opção gratuita ao Norton Ghost. Os sistema de arquivos suportados são: ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, FAT, NTFS, etc.

Tutorial explicatório de como funciona o Clonezilla (Com vídeo):

Site Oficial: http://clonezilla.org/


Rescatux - recupere a partição MBR facilmente




Muito útil para quem tem dois sistemas operacionais instalados no computador e utiliza o GRUB para escolher por qual deles deseja iniciar. Com o Rescatux, você pode atualizar o menu de inicialização para as versões mais recentes ou, quando der algum problema, voltar às configurações originais.

Site Oficial: http://www.supergrubdisk.org/rescatux/


Network Security Toolkit




Distribuição Linux baseada no Fedora e proporciona um ambiente com várias ferramentas livres para segurança em redes de computadores.

Site Oficial: http://www.networksecuritytoolkit.org/


SystemRescueCD




SystemRescueCd é um sistema Linux que roda em um CD-ROM ou um PenDrive, projetado para reparar um sistema e dados após uma falha. Ele também tem como objetivo fornecer uma maneira fácil de realizar tarefas de administração em um computador, como a criação e edição de partições do disco rígido. Ele contém muitos utilitários úteis do sistema (GNU parted, partimage, FSTools) e algumas básicas (editores, Midnight Commander, ferramentas de rede).

Indicado por ser muito fácil de usar.

Site Oficial: http://www.sysresccd.org/Main_Page


DEFT Linux - análise forense




Distribuição Linux, criada na Itália, que tem como objetivo auxiliar investigadores, policiais, administradores de sistemas ou qualquer pessoa que deseja realizar uma análise forense em um computador, seja ele Linux ou Windows. Ou seja, permite você descobrir o que houve em determinado incidente computacional; através da análise dos rastros deixados. Além disso, é possível realizar a recuperação de arquivos removidos acidentalmente, com dd_rescue e photorec instalados.

Site Oficial: http://www.deftlinux.net/

Fonte: Br-Linux e Linux Descomplicado


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: 8 distribuições Linux Live que todo técnico de informáti

Mensagempor hailton » Ter, 3 de Setembro 2013, 5:11

Excelente tópico. Obrigado.
Também acrescentaria ao tópico este: https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair (Boot-Repair)

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: 8 distribuições Linux Live que todo técnico de informáti

Mensagempor cristian_ » Ter, 3 de Setembro 2013, 13:58

Legal, muito interessante.

Podemos acrescentar também o Hiren's boot que tem muitas ferramentas, para diagnostico, backup e clonagem de disco

cristian_
 
Mensagens: 11
Registrado em: 19 Agosto, 2013

Re: 8 distribuições Linux Live que todo técnico de informáti

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 3 de Setembro 2013, 14:34

Certo cristian_! É muito bem visto! Apesar de ser uma ferramente amplamente usada no ceio Windows, na verdade o Hiren's Boot é um derivado do Knoppix! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 35 visitantes

cron