Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 6:54 Pesquisa avançada

O que vocês acham do Debian?

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

O que vocês acham do Debian?

Mensagempor joaomedeiros » Ter, 25 de Junho 2013, 15:33

E aí galera o que vocês acham do Debian? Tentei instalar aqui em Virtual Box mas ele tá dando erro em instalações de alguns pacotes... Queria saber como é o funcionamento dele e saber se é mais vantajoso baixar ele completo ou só com uma interface gráfica.

Abraços.
Avatar do usuário
joaomedeiros
 
Mensagens: 40
Registrado em: 01 Janeiro, 2012
Localização: Natal

Re: O que vocês acham do Debian?

Mensagempor José Craveiro » Ter, 25 de Junho 2013, 16:18

Desconheço um pouco, talvez no essencial, mas lembrando uma experiência que tive com ele há algum tempo atrás, provavelmente não a mais eficiente, deixou-me um pouco aquém das expetativas! O melhor talvez teria sido eu baixar a versão completa porque o debian vem um tanto desprovido de coisas essenciais. Tive problemas na instalação dos drivers para a placa gráfica, não consegui estabelecer ligação com a minha net móvel, entre outros pormenores que me foram surgindo e não obtive a prontidão de resposta do ubuntu e a verdade seja dita, o forum do debian não foi de grande ajuda na resolução destes casos que devido à sua importância deviam ser mais automatizados.

Acho que quem está habituado a um sistema quase pronto para uso como o ubuntu, sente a diferença quando chega ao debian, mas encontram-se muitos pontos comuns o que cria uma maior facilidade em vários aspetos. Houve entretanto um fator que me intriga ainda hoje. Na altura penso que estava em utilização no sistema um kernel que por acaso era mais recuado ao utilizado naquele momento no ubuntu sendo neste último como padrão e estável. Fiquei na dúvida qual era o grau de segurança que existia no uso daquele kernel usado pelo debian. Claro que se eu insistisse em saber de mais pormenores provavelmente teria obtido essa resposta, mas da insatisfação gerou-se a necessidade de voltar ao ubuntu. O que acontece é que eu não consigo aceitar de ânimo leve certas omissões indispensáveis na utilização de um sistema. Os infelizes malabarismos que são necessários para pôr o sistema a funcionar. :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: O que vocês acham do Debian?

Mensagempor joaomedeiros » Ter, 25 de Junho 2013, 17:15

José Craveiro (25-06-2013, 16:18) escreveu:Desconheço um pouco, talvez no essencial, mas lembrando uma experiência que tive com ele há algum tempo atrás, provavelmente não a mais eficiente, deixou-me um pouco aquém das expetativas! O melhor talvez teria sido eu baixar a versão completa porque o debian vem um tanto desprovido de coisas essenciais. Tive problemas na instalação dos drivers para a placa gráfica, não consegui estabelecer ligação com a minha net móvel, entre outros pormenores que me foram surgindo e não obtive a prontidão de resposta do ubuntu e a verdade seja dita, o forum do debian não foi de grande ajuda na resolução destes casos que devido à sua importância deviam ser mais automatizados.

Acho que quem está habituado a um sistema quase pronto para uso como o ubuntu, sente a diferença quando chega ao debian, mas encontram-se muitos pontos comuns o que cria uma maior facilidade em vários aspetos. Houve entretanto um fator que me intriga ainda hoje. Na altura penso que estava em utilização no sistema um kernel que por acaso era mais recuado ao utilizado naquele momento no ubuntu sendo neste último como padrão e estável. Fiquei na dúvida qual era o grau de segurança que existia no uso daquele kernel usado pelo debian. Claro que se eu insistisse em saber de mais pormenores provavelmente teria obtido essa resposta, mas da insatisfação gerou-se a necessidade de voltar ao ubuntu. O que acontece é que eu não consigo aceitar de ânimo leve certas omissões indispensáveis na utilização de um sistema. Os infelizes malabarismos que são necessários para pôr o sistema a funcionar. :|


Muito obrigado pela opinião José, estava querendo me aprofundar mais no Linux nessas férias da faculdade, como já conheço a maioria das distros mais famosas: Ubuntu e suas variações, Linux Mint, Fedora, Big Linux, Backtrack, Elementary... Queria me aventurar em distros mais tradicionais.
Avatar do usuário
joaomedeiros
 
Mensagens: 40
Registrado em: 01 Janeiro, 2012
Localização: Natal

Re: O que vocês acham do Debian?

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 29 de Junho 2013, 13:42

joaomedeiros (25-06-2013, 15:33) escreveu:E aí galera o que vocês acham do Debian? Tentei instalar aqui em Virtual Box mas ele tá dando erro em instalações de alguns pacotes... Queria saber como é o funcionamento dele e saber se é mais vantajoso baixar ele completo ou só com uma interface gráfica.

Abraços.

Qual é a versão e como está a tentar instalar? Se é por Sessão Live, esqueça, o Gnome-shell vai andar sempre a meter o nariz onde não é chamado e faz surgir erros de todo o lado.

Quanto à sua questão, eu sou utilizador do Debian 7 e estou super feliz :desdentado:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: O que vocês acham do Debian?

Mensagempor joaomedeiros » Sáb, 29 de Junho 2013, 13:46

Luis Cardoso (29-06-2013, 13:42) escreveu:Qual é a versão e como está a tentar instalar? Se é por Sessão Live, esqueça, o Gnome-shell vai andar sempre a meter o nariz onde não é chamado e faz surgir erros de todo o lado.

Quanto à sua questão, eu sou utilizador do Debian 7 e estou super feliz :desdentado:

Olá Luis, estou tentando instalar a versão 7 usando somente a interface gráfica XFCE.
Avatar do usuário
joaomedeiros
 
Mensagens: 40
Registrado em: 01 Janeiro, 2012
Localização: Natal

Re: O que vocês acham do Debian?

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 29 de Junho 2013, 13:53

joaomedeiros (29-06-2013, 13:46) escreveu:
Luis Cardoso (29-06-2013, 13:42) escreveu:Qual é a versão e como está a tentar instalar? Se é por Sessão Live, esqueça, o Gnome-shell vai andar sempre a meter o nariz onde não é chamado e faz surgir erros de todo o lado.

Quanto à sua questão, eu sou utilizador do Debian 7 e estou super feliz :desdentado:

Olá Luis, estou tentando instalar a versão 7 usando somente a interface gráfica XFCE.

Então no arranque, ao surgir um Menu, opte por instalação gráfica e siga os passos. Pelo menos, eu assim não tive qualquer tipo de problema (no meu caso foi o Debian 7 com Gnome). É que quando tentei instalar pela sessão Live, o Gnome estava sempre a interferir, montando cada partição, fazendo isto e aquilo, fazendo com que o instalador desse erros, já que para passar os dados para as partições, elas tinham de estar desmontadas (era o caos :facepalm: ).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: O que vocês acham do Debian?

Mensagempor José Craveiro » Ter, 2 de Julho 2013, 18:42

Luis Cardoso (29-06-2013, 13:53) escreveu:
joaomedeiros (29-06-2013, 13:46) escreveu:
Luis Cardoso (29-06-2013, 13:42) escreveu:Qual é a versão e como está a tentar instalar? Se é por Sessão Live, esqueça, o Gnome-shell vai andar sempre a meter o nariz onde não é chamado e faz surgir erros de todo o lado.

Quanto à sua questão, eu sou utilizador do Debian 7 e estou super feliz :desdentado:

Olá Luis, estou tentando instalar a versão 7 usando somente a interface gráfica XFCE.

Então no arranque, ao surgir um Menu, opte por instalação gráfica e siga os passos. Pelo menos, eu assim não tive qualquer tipo de problema (no meu caso foi o Debian 7 com Gnome). É que quando tentei instalar pela sessão Live, o Gnome estava sempre a interferir, montando cada partição, fazendo isto e aquilo, fazendo com que o instalador desse erros, já que para passar os dados para as partições, elas tinham de estar desmontadas (era o caos :facepalm: ).


Então Luís, quando instalou o Debian7 que dificuldades (se as teve, ainda que pequenas) em relação aos problemas que coloquei acima quando eu instalei sistema? Eu por exemplo, tive que instalar com a net cabeada, até aqui nada de extraordinário visto que a tinha no momento, mas desde há algum tempo que não tenho e com net móvel o acesso à rede é algo que roça o impossível! Em relação aos drivers NVidia, como fez? Bom, para ambos os casos a ajuda do fórum não resultou... :(
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: O que vocês acham do Debian?

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 2 de Julho 2013, 23:15

José Craveiro (02-07-2013, 18:42) escreveu:Então Luís, quando instalou o Debian7 que dificuldades (se as teve, ainda que pequenas) em relação aos problemas que coloquei acima quando eu instalei sistema? Eu por exemplo, tive que instalar com a net cabeada, até aqui nada de extraordinário visto que a tinha no momento, mas desde há algum tempo que não tenho e com net móvel o acesso à rede é algo que roça o impossível! Em relação aos drivers NVidia, como fez? Bom, para ambos os casos a ajuda do fórum não resultou... :(

A primeira dificuldade que tive, foi a criação da Live USB (em que tive de usar o comando dd). Durante a instalação, como não me aventurei nas partições manuais, escolhendo uma das opções guiadas, correu tudo bem. Tal como o José, fiz com o cabo ligado (normalmente faço isso, porque já tive por 2 a 3 vezes problemas no Ubuntu, após a instalação via Wireless). Surpresa das surpresas, após a instalação do Debian, deparo-me com um problema, que não é bem um problema, a aplicação está definida para não ligar a net do cabo, ora para resolver, basta seguir estes passos: viewtopic.php?p=52511#p52511

Aliás, o Ubuntu tem o mesmo problema, mas o facto de terem contornado isso, deixa a ligação toda marada quando se tem cabo e wireless ligado. Já no Debian, depois de executar estes passos, não tive qualquer problema. Tanto não tenho problema, que para além de estar restringido ao Wireless, ainda tenho outro problema, esse Wireless vem de um dispositivo 3G.

Quanto à Nvidia, não sei de nada, porque o meu portátil é todo corrido a Intel... :\
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: O que vocês acham do Debian?

Mensagempor José Craveiro » Sex, 5 de Julho 2013, 11:36

Olá Luís, realmente parece simples e nem me recordo de no fórum debian ter recebido essa indicação no momento. Fica a dica para quando tiver oportunidade de voltar a dar atenção ao sistema. Quanto aos drivers NVidia, lembro que o sistema não demandou automaticamente a necessidade dos mesmos, neste sentido o ubuntu está muito à frente, afinal é um ponto essencial e dos prioritários aos quais se devia dar mais atenção e ao que parece para além do debian outros sistemas sofrem do mesmo problema que unicamente pode variar na forma como é executado. :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: O que vocês acham do Debian?

Mensagempor Rafael Schonberg » Sex, 5 de Julho 2013, 11:56

É por isso que o lema do Ubuntu é : "Ubuntu - Linux for Human Beings".
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 61 visitantes

cron