Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 3:13 Pesquisa avançada

Lubuntu temperamental... + 1 dele!

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Lubuntu temperamental... + 1 dele!

Mensagempor abdo » Ter, 30 de Abril 2013, 19:15

Boas galerinha fera do forum

Esta é pra quebrar a cabeça realmente...

Estava com o SolusOS instalado nesta máquina, porem como o mesmo foi (será) descontinuado, abandonando a base Debian resolvi instalar um ubuntu 13.04.

Aí começou a minha viagem...
Baixei o Ubuntu 13.04 minimal para fazer uma instalação mínima do Ubuntu já sabendo que não teria condição de instalar o sistema completo por falta de placas 3d.

O primeiro contratempo veio durante a instalação, como ela é feita por modo texto e, suponho eu, seja um instalador do Debian, o mesmo não reconhece a conexão wireless, e esta máquina está com a placa de rede queimada.

Bom vamos então para o Lubuntu 13.04, afinal o leve Lubuntu sempre funcionou nesta máquina... eu disse tudo funcionou... não funciona mais. Ao terminar de abrir o pendrive aparece a tela dividida ao meio, com a parte de cima perfeita e a de baixo toda borrada numa miríade de cores.

Mas nada abala quem quer usar um Linux, se os Lubuntus funcionavam vamos então aos Lubuntus de outrora...

Baixei o Lubuntu 12.04 e fiz a instalação normal, perfeito... vamos atualizar o sistema, perfeito também... Vamos instalar todos os programas que utilizo, segue tudo perfeito... vamos usar os programas, perfeito... quero dizer... quase perfeito.

O Inkscape se rebela e não abre nem pelo menu, nem chamando pelo Synapse ou ainda pelo terminal. Sou teimoso e tento abrir pelo terminal dando sudo Inkscape, também não obtenho sucesso.

Numa tentativa despretensiosa encerro a sessão e abro o openbox, perco um tempo configurando ele ao meu gosto, já tinha instalado todos os programas que iria necessitar se optasse pelo openbox então não perco muito tempo nesta tarefa. Chamo o Synapse para testar, ele está ok, os atalhos do teclado para chama-lo são os mesmos que habilitei quando no Lubuntu.

Agora só de raiva ou de sacanagem, chamo o Inkscape, e ... ele abre.

Voei alto nesta.

Se o Lubuntu tem o Openbox como base, se é o mesmo sistema operacional instalado, como pode um programa ser lançado em uma sessão e não ser lançado em outra sessão?
Obs: só tem um usuário no sistema.

Na prática isto não me afeta em nada, uso a dupla Openbox/Synapse numa boa, mas que me deixa intrigado, isso deixa.

PS: Na sessão Lubuntu-Desktop que é instalada automaticamente junto com a sessão padrão Lubuntu o Inkscape também abre.
Editado pela última vez por abdo em Qui, 2 de Maio 2013, 12:27, em um total de 1 vez.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Lubuntu temperamental...

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 30 de Abril 2013, 19:36

A razão para o Lubuntu 13.04 dar problemas, é que fora abandonado o uso do Kernel não PAE... Ou seja, até à versão 12.04 pode não encontrar problemas, mas a partir do 12.10 é preciso que o CPU tenha suporte ao PAE... Pode verificar o seu suporte através de:
cat /proc/cpuinfo | grep pae


E mesmo que suporte, os restantes drivers deverão estar preparados para Kernel PAE...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Lubuntu temperamental...

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 30 de Abril 2013, 19:39

No Lubuntu 12.04 tive de fazer uma alteração, já que ele trazia o Mplayer2 instalado, mas como tinha sido compilado para Kernel PAE e eu tenho o non-PAE, tive de instalar o Mplayer, caso contrário, o meu pai não podia ouvir música através do Gnome Mplayer...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Lubuntu temperamental...

Mensagempor abdo » Ter, 30 de Abril 2013, 19:43

Luis Cardoso (30-04-2013, 18:36) escreveu:A razão para o Lubuntu 13.04 dar problemas, é que fora abandonado o uso do Kernel não PAE... Ou seja, até à versão 12.04 pode não encontrar problemas, mas a partir do 12.10 é preciso que o CPU tenha suporte ao PAE... Pode verificar o seu suporte através de:
cat /proc/cpuinfo | grep pae


E mesmo que suporte, os restantes drivers deverão estar preparados para Kernel PAE...


Ok Luis por não ter suporte ao kernel PAE não consigo instalar a versão atual do Lubuntu, agora porque o Inkscape é lançado desde a sessão Openbox e não é lançado desde a sessão Lubuntu? Isto no Lubuntu 12.04 com as ultimas atualizações.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Lubuntu temperamental...

Mensagempor abdo » Ter, 30 de Abril 2013, 19:45

Luis Cardoso (30-04-2013, 18:39) escreveu:No Lubuntu 12.04 tive de fazer uma alteração, já que ele trazia o Mplayer2 instalado, mas como tinha sido compilado para Kernel PAE e eu tenho o non-PAE, tive de instalar o Mplayer, caso contrário, o meu pai não podia ouvir música através do Gnome Mplayer...


Pois aqui sem nenhuma alteração o Gnome MPlayer toca todos os meus mp3.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Lubuntu temperamental...

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 30 de Abril 2013, 19:50

abdo (30-04-2013, 18:43) escreveu:
Luis Cardoso (30-04-2013, 18:36) escreveu:A razão para o Lubuntu 13.04 dar problemas, é que fora abandonado o uso do Kernel não PAE... Ou seja, até à versão 12.04 pode não encontrar problemas, mas a partir do 12.10 é preciso que o CPU tenha suporte ao PAE... Pode verificar o seu suporte através de:
cat /proc/cpuinfo | grep pae


E mesmo que suporte, os restantes drivers deverão estar preparados para Kernel PAE...


Ok Luis por não ter suporte ao kernel PAE não consigo instalar a versão atual do Lubuntu, agora porque o Inkscape é lançado desde a sessão Openbox e não é lançado desde a sessão Lubuntu? Isto no Lubuntu 12.04 com as ultimas atualizações.

Pois, mas também detectei outros problemas, mas no sentido inverso. Conseguia arrancar aplicações com Gtk3 e usá-las por muito tempo no Lubuntu, mas no Openbox, ao fim de algum tempo mandava-me para o LightDM... :| E se fechasse a aplicação, lá ia o Openbox, mas no Lubuntu isso não acontecia... :S Complicado...

Mas quando tentava arrancar pela consola, qual era o erro que lhe dava?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Lubuntu temperamental...

Mensagempor abdo » Ter, 30 de Abril 2013, 19:57

Luis Cardoso (30-04-2013, 18:50) escreveu:
abdo (30-04-2013, 18:43) escreveu:
Luis Cardoso (30-04-2013, 18:36) escreveu:A razão para o Lubuntu 13.04 dar problemas, é que fora abandonado o uso do Kernel não PAE... Ou seja, até à versão 12.04 pode não encontrar problemas, mas a partir do 12.10 é preciso que o CPU tenha suporte ao PAE... Pode verificar o seu suporte através de:
cat /proc/cpuinfo | grep pae


E mesmo que suporte, os restantes drivers deverão estar preparados para Kernel PAE...


Ok Luis por não ter suporte ao kernel PAE não consigo instalar a versão atual do Lubuntu, agora porque o Inkscape é lançado desde a sessão Openbox e não é lançado desde a sessão Lubuntu? Isto no Lubuntu 12.04 com as ultimas atualizações.

Pois, mas também detectei outros problemas, mas no sentido inverso. Conseguia arrancar aplicações com Gtk3 e usá-las por muito tempo no Lubuntu, mas no Openbox, ao fim de algum tempo mandava-me para o LightDM... :| E se fechasse a aplicação, lá ia o Openbox, mas no Lubuntu isso não acontecia... :S Complicado...

Mas quando tentava arrancar pela consola, qual era o erro que lhe dava?


Boas Luis
Estou colocando apenas as ultimas linhas, pois estas duas primeiras (erro 4848) se repete umas vinte vezes
(inkscape:4848): Gtk-WARNING **: Error loading theme icon 'image-missing' for stock: Formato de arquivo de imagem não reconhecido

Emergency save activated!
Emergency save completed. Inkscape will close now.
If you can reproduce this crash, please file a bug at http://www.inkscape.org
with a detailed description of the steps leading to the crash, so we can fix it.

Embora diga que o Inkscape será fechado, na verdade ele sequer abre
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Lubuntu temperamental...

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 30 de Abril 2013, 19:59

abdo (30-04-2013, 18:45) escreveu:
Luis Cardoso (30-04-2013, 18:39) escreveu:No Lubuntu 12.04 tive de fazer uma alteração, já que ele trazia o Mplayer2 instalado, mas como tinha sido compilado para Kernel PAE e eu tenho o non-PAE, tive de instalar o Mplayer, caso contrário, o meu pai não podia ouvir música através do Gnome Mplayer...


Pois aqui sem nenhuma alteração o Gnome MPlayer toca todos os meus mp3.

No caso do PC do meu pai, dava 'CPU not suported' e mandava-me recompilar o Mplayer2 para esse CPU ou usar o antigo Mplayer... Bom, o CPU tem suporte ao PAE, mas a verdade é que ele já é bem antigo, por isso não me arrisco a testar o Kernel PAE... Penso que vá ficar com o Lubuntu 12.04 por muito tempo xD (trata-se de um Intel Celeron D 2.4 GHz, CPU resultante da transição Pentium III para Pentium IV).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Lubuntu temperamental...

Mensagempor abdo » Ter, 30 de Abril 2013, 20:05

-Computer-
Processor : Intel(R) Celeron(R) CPU 2.26GHz
Memory : 993MB (762MB used)
Operating System : Ubuntu 12.04.2 LTS
User Name : abdo (abdo)
Date/Time : Ter 30 Abr 2013 16:04:19 BRT
-Display-
Resolution : 1024x768 pixels
OpenGL Renderer : Unknown
X11 Vendor : The X.Org Foundation
-Multimedia-
Audio Adapter : VIA8237 - VIA 8237
-Input Devices-
Power Button
Power Button
AT Translated Set 2 keyboard
PixArt USB Optical Mouse
-Printers-
No printers found
-SCSI Disks-
ATA SAMSUNG SP0842N
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Lubuntu temperamental...

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 30 de Abril 2013, 20:07

abdo (30-04-2013, 18:57) escreveu:Boas Luis
Estou colocando apenas as ultimas linhas, pois estas duas primeiras (erro 4848) se repete umas vinte vezes
(inkscape:4848): Gtk-WARNING **: Error loading theme icon 'image-missing' for stock: Formato de arquivo de imagem não reconhecido

Emergency save activated!
Emergency save completed. Inkscape will close now.
If you can reproduce this crash, please file a bug at http://www.inkscape.org
with a detailed description of the steps leading to the crash, so we can fix it.

Embora diga que o Inkscape será fechado, na verdade ele sequer abre

Veja se isto ajuda:
sudo apt-get install -y libgtk2.0-bin


Em tempos eu tive um erro semelhante no Ubuntu com Gnome 2.x e faltava um pacote para lidar com isso... Foi uma dor de cabeça, mas penso que era algo relativo aos ícones que o programa usa para as diferentes opções... Como o Lubuntu já vem algo munido para lidar com o Gtk3 e seus requisitos pode estar a ignorar os do Gtk2. Já o Openbox pode estar a contornar isso. Não se esqueça, que no Lubuntu apenas usa o Openbox como gestor de janelas, tudo o resto é gerido pelo lxsession. Já na sessão Openbox, é o Openbox que age como gestor de janelas e de sessão!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes

cron